5 maneiras de poupar no gás natural

O gás natural veio tornar as nossas casas mais eficientes conjugando duas coisas importantes: ser mais barato e amigo do ambiente.

É composto em cerca de 70% de gás metano e a sua combustão emite uma baixa quantidade de dióxido de carbono para a atmosfera.

Na nossa casa, o gás natural, é utilizado para aquecer a água e cozinhar no fogão, mas também, dependendo dos casos, como noutros países é usado para acender uma lareira a gás o que torna os preços mais elevados no inverno.

Como é um tipo de gás canalizado é fácil de instalar, seguro e com serviço de apoio ao cliente, disponível 24h por dia.

Poupar no gás natural
Poupar no gás natural

Mas a pandemia e agora um conflito às portas da Europa, tem levado muitos serviços a aumentar os seus preços. Por isso, a grande questão é, como podemos poupar no gás natural?

1. Cozinhar

O gás natural aquece rapidamente, por isso a comida estará pronta em pouco tempo.

Para não desperdiçar gás deves utilizar a chama no nível intermédio ou mais baixo e escolher o bico de gás consoante a panela que vais utilizar.

Assim, quando fores cozinhar tem os alimentos preparados, cortados em pedaços numa tábua para cozinhares tudo ao mesmo tempo. Não perdes tempo e não tens de estar constantemente a regular a chama com receio de queimar a comida.

Não te esqueças de poupar na água. Se tiveres muita água na panela desperdiçarás tanto gás como água, porque demora a confecionar e não vais utilizar metade da água. Dou-te umas dicas sobre isso no meu artigo “Água é um bem essencial: Vamos poupar”.

2. Temperatura da água

No esquentador existe uma opção para regular a temperatura da água. Regula para uma temperatura ideal. No verão diminui para a água não ficar demasiado quente e no inverno aumenta para que tomes banho com água a “escaldar”.

Ao regular a temperatura vais poupar no gás, porque se não regulares vais utilizar o que não precisas.

3. Radiadores

Temperaturas acima de 20°C no radiador, torna a fatura mais alta, mas se regulares 1 ou 2°C abaixo, vais poupar.

À noite desliga o radiador, ao manter a porta do quarto fechada ajuda a manter a temperatura e poupas durante a noite, porque o teu edredom mantém-te quente.

4. Isolamento da casa

Sabias que podes poupar gás se tiveres escolhido tintas de parede aconselháveis, dependendo do tipo de pavimento que tens e das caixilharias não permitirem a fuga de ar?

Contrata um profissional para perceber o que podes melhorar para tornar a tua casa o mais confortável e eficiente.

Um outro aspeto que deves ter em atenção é a utilização de tapetes em casa. Impede a perda de calor, principalmente no chão de cerâmica.

5. Lareira

Caso a tua casa tenha lareira porque não aproveitas? Desde que esteja preparada para ser usada é um bom meio para aquecer o ambiente e poupar no gás ou na eletricidade.

Tens várias escolhas no mercado como o uso da lareira com lenha ou de pellets. Faz as contas e vê o que te fica mais barato.

A leitura do gás natural

Tal como na eletricidade, o gás natural é calculado através da multiplicação do preço do gás natural em kWh, de modo a considerar-se o valor energético do gás natural mais o termo fixo (preço do escalão).

Como nos é indicado pela Galp, “Enquanto o contador de eletricidade apresenta já esta medida, a leitura do contador do gás natural é efetuada em metros cúbicos (m3), devendo este valor ser posteriormente convertido em kWh.”

Em caso de dúvidas deves falar com o teu fornecedor de gás natural. Consulta, também, o site da Galp onde encontras a informação de como converter os metros cúbicos (m3) em kWh.

Saber medir os gastos que fazes na utilização do gás natural ajuda-te a poupar e, enviar todos os meses os registos que fazes da leitura dos metros cúbicos para o fornecedor de serviços, evita pagar estimativas na fatura.

A eletricidade é a segunda maior despesa em casa, depois da água. Aprender a analisá-la é importante para saber como e onde poupar. Sabe como no meu artigo “Mede os consumos para poupares.”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este website usa cookies para oferecer uma melhor experiência de utilizador. Ao usar este portal, aceita todas as cookies.

Dia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a dia