A árvore das finanças e de decisões

A árvore das finanças ou a árvore de decisões ajuda-nos a analisar as nossas escolhas. Leva-nos a observar todas as áreas da gestão das nossas finanças pessoais.

Ao olharmos para uma árvore começamos pelas suas raízes, tronco, galhos, folhas e frutos. Ao delinearmos uma estratégia, podemos analisá-la e testá-la, antes de a colocar em prática porque utilizamos a nossa árvore para entender o crescimento.

A árvore das finanças e de decisões
A árvore das finanças e de decisões

Vou mostrar-te como podes olhar para uma árvore e veres a organização das tuas finanças, através da árvore das finanças e como podes utilizar o método da árvore de decisões para te ajudar nas tuas escolhas.

Se as tuas finanças forem uma árvore:

A árvore das finanças

1. Raiz

A raiz de uma árvore representa o nosso orçamento. Nas finanças pessoais tudo começa com a análise de como estamos financeiramente.

Conseguimos determinar quanto podemos gastar, poupar e investir. Através de um orçamento bem feito, vais destacar os teus valores. Se gastas a mais por coisas de que não precisas ou se estás focado nos teus objetivos: quanto deves ter no teu fundo de emergência, onde podes fazer cortes ou quando te vais reformar.

Fazer um orçamento vai impedir-te de criares dívidas para que possas viver uma vida feliz e equilibrada sempre com os olhos postos no futuro.

2. Tronco

As raízes estão conectadas com toda a árvore e alimentam-na, assim como representam a sua segurança.

Desta forma, é no tronco que deves ter três coisas importante:

  • Poupanças;
  • Fundo de emergência;
  • Seguros.

Em primeiro lugar é as poupanças que fazes que te permitem viver sem stress ou ansiedade. Sabes que estás a poupar para poderes realizar os teus desejos como comprar casa, carro, entre outras coisas que desejes ter ou fazer.

Mas é, também, com estas poupanças que constróis o teu fundo de emergência. Em caso de imprevisto, como problemas de saúde ou desemprego, não ficas desamparado.

E uma boa prática é teres pelo menos dois. Um entre 3 a 6 meses e o segundo com pelo menos 12 meses do equivalente ao teu salário.

E é assim, que os seguros salvaguardam o resto, caso precises, são o teu apoio. Para a tua casa, para o teu carro, para a tua saúde e pela tua vida.

3. Galhos

Na tua árvore os galhos devem ser os teus objetivos. Ter objetivos e metas para o teu dinheiro é saudável.

Ter, igualmente, um mindset forte é fundamental para não desanimar. Crescer a tua poupança leva tempo e muitas vezes vais ter de gastar o dinheiro. Dois fundos de emergência levam, igualmente, o seu tempo a crescer, talvez de uma forma mais lenta do que as poupanças regulares.

Tudo é uma constante entre análise e estratégia. Por exemplo, tiveste de gastar as tuas poupanças numa peça para o carro. O carro é essencial para as deslocações, por isso não deves ficar chateado ou triste, mas terás de ir repondo o que deixaste de ter.

4. Folhas

Numa visão simples, as folhas significam os teus investimentos.

Ao fazeres o teu orçamento sabes quanto tens para investir e reinvestir. Ter vários cestos de investimento é o segredo para não perderes todo o teu dinheiro e vê-lo a crescer.

5. Frutos

Está na hora de colher os frutos do teu trabalho.

Mesmo que não tenhas alcançado a liberdade financeira, saberes como estás financeiramente, sem dívidas e seguro já é uma grande vitória.

A árvore de decisões

Como tomar decisões mais diretas e concretas

As árvores de decisões são muito utilizadas por serem práticas e intuitivas. São utilizadas para analisar decisões complexas, mostrando num mapa várias escolhas possíveis.

Tu podes criar a tua. Só precisas de pensar na árvore, a decisão principal que tens de tomar, adicionar nós, as ramificações (galhos) que te levam de decisão em decisão e ir expandindo até achares que está concluída.

Depois, ao analisares as várias probabilidades de decisão, refletes sobre o que é o melhor para ti.

Exemplo:

A árvore das decisões: Comprar ou arrendar casa?
A árvore das decisões: Comprar ou arrendar casa?
A árvore das decisões: Comprar carro
A árvore das decisões: Comprar carro

Se estiveres a pensar em comprar casa, participa dia 13 de Outubro às 18h30 nas Masterclass Comprar ou Arrendar Casa? É online e gratuita.

 

Masterclass Comprar ou Arrendar Casa?
Masterclass Comprar ou Arrendar Casa?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este website usa cookies para oferecer uma melhor experiência de utilizador. Ao usar este portal, aceita todas as cookies.

Estilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de Vida