Água é um bem essencial: Vamos poupar

Portugal está neste momento a passar por uma situação de seca. Esta situação não nos é desconhecida, pois tem vindo a piorar de ano para ano.

No início do verão foram muitos os apelos feitos por empresas e municípios para os cidadãos pouparem água. A poupança da água ajuda o ambiente, mas também, a baixar o preço na fatura.

A água além de ser um bem essencial para o nosso corpo é também utilizada para a produção agrícola, para alimentar os animais, produção de roupa, para nos lavarmos e utilizada na limpeza. Em média são consumidos 189 litros de água.

Se consultarmos o site da ONU é nos indicado que o consumo de água para fins pessoais e domésticos, cada pessoa precisa de 50 a 100 litros de água.

Por vezes, diminuir o uso da água é uma tarefa difícil, principalmente para quem tem terrenos e precisa regar a horta. Ou na hora de gerir os banhos, onde se perde a maior parte da água (17 litros de água). Mas existe alguns truques que se podem aplicar em casa e que vão fazer toda a diferença.

Poupar água
Poupar água

1. Na cozinha

  • Máquina de lavar:

O ideal é utilizar a máquina de lavar loiça ou roupa quando estiverem cheias, na opção económica ou caso as máquinas tenham a opção meia carga.

Alguns estudos revelam que a utilização da máquina poupa mais água do que se lavarmos manualmente com a torneira semi-aberta. Aos 15 minutos – chega a gastar uma média de 117 litros de água.

Segundo o professor Bruno Gianelli, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), “lavar a loiça na máquina consome até 40 litros de água, alguns estudos indicam que a redução do consumo de água pode ser até seis vezes maior do que a lavagem manual. Mas [há que ter] em conta o impacto ambiental decorrente do fabrico dessas máquinas.”

Por isso, se lavares a loiça à mão, lava primeiro tudo e só depois tira o detergente com água, não tenhas a torneira sempre aberta. Se comprares uma máquina de lavar opta por uma económica.

  • Pingos

A água está a pingar de uma torneira? Ou na sanita? Pode parecer inofensivo, mas pingar de 5 em 5 segundos, durante 24 horas, pode gastar 30 litros de água por dia, o que corresponde a mais de 10 mil litros de água por ano.

É importante verificar regularmente para evitar vazamentos.

  • Preparar as refeições

Utiliza sempre uma quantidade suficiente de água. Se vais, por exemplo, fazer chá para uma pessoa, não precisas de encher a chaleira.

O mesmo acontece se vais cozer batatas. Cobre-as, não enchas a panela de água. E para as preparar podes utilizar um recipiente com água no lava-loiça. Começa por limpar as frutas e vegetais e reutilizar essa água para regar as plantas.

Evita descongelar a comida em água a correr da torneira. Não sei se sabes, mas o método mais seguro para a descongelação de alimentos, é deixar no frigorífico ou à temperatura ambiente.

Consulta este artigo que te ajuda a planear as refeições.

  • Cozinhar ao vapor

Cozinha a vapor peixe e podes utilizar a água para, também, cozinhares a vapor os legumes. No final esta água ainda dá para caldos, para sopas ou mesmo para uma açorda.

Mas que delícia.

2. Na casa de banho

  • Torneira aberta

Esta deve ser a regra que mais ouvimos. Lavarmos os dentes com a torneira fechada porque ao deixarmos aberta gasta em média 9 litros de água.

Mas tenho outras regras que devemos seguir como não descarregar totalmente a água do autoclismo.

Para poupar existe a possibilidade de instalar no autoclismo um sistema de dupla descarga, ou seja, são dois botões para dois tipos diferentes de descarga. Uma maior descarga e uma de menor quantidade a descarregar. A utilização deste sistema ajuda a poupar cerca de 14 mil litros de água ao final de um ano.

Existe, também, um retardador de enchimento do autoclismo que atrasa a abertura do mecanismo de enchimento do autoclismo após a descarga ter sido efetuada, evitando assim o desperdício de água.

  • Duche

Um compressor redutor de caudal elimina o desperdício de água até 50%. Instala no chuveiro e nas torneiras.

Opta por banhos rápidos. Ensaboa-te, desliga a água, lava o cabelo e o corpo, abre a torneira para retirar o shampoo e o gel e poupa cerca de 60 litros. Sabias que um duche de 15 minutos com a torneira aberta, consome cerca de 180 litros de água? É muito. Para ti e para o ambiente.

Quando vais para o duche, a água que fica a correr até aquecer, podes utilizá-la para: regar as plantas, lavar alguma coisa, como o carro, a bicicleta, o chão, entre outras. Água utilizada, não é desperdiçada.

  • Água do desumidificador

A água que o desumidificador acumula pode ser utilizada nas descargas do autoclismo.

No inverno a água que o desumidificador absorve pode chegar aos 20 litros.

3. Quintal

  • Horário de rega

Rega as plantas no início da manhã ou no final do dia porque impede que a água evapore imediatamente com o calor.

Deixa um recipiente com água para os animais. Com o calor, principalmente no verão, também precisam. Os passarinhos vão adorar. A pensar nas abelhas e outros insetos podes criar um habitat com pedras, onde colocas um pires ou uma tigela com água.

Da tua janela vais ver a natureza a refrescar-se.

  • Chuva

Quando chove deixa baldes no quintal para encher com água. Poupas água da torneira para regares as tuas plantas.

  • Limpar o quintal

Não utilizes a mangueira com o jato de água. Utiliza antes a vassoura.

Agora que já sabes o que fazer, poupa. Não abuses da água, sê racional, sê inteligente no seu uso.

Encontrei este site com sugestões de apps que ajudam a poupar água. Experimenta. Vou fazer o mesmo porque poupar água é uma prioridade.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este website usa cookies para oferecer uma melhor experiência de utilizador. Ao usar este portal, aceita todas as cookies.

Dia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a dia