5 dicas para alavancar o sucesso dos filhos

Todos queremos que os nossos filhos sejam financeiramente bem sucedidos. Alavancar o sucesso dos filhos passa por prepará-los para que possam gerir bem as suas finanças pessoais.

Alavancar o sucesso dos filhos
Alavancar o sucesso dos filhos

Os pais às vezes não se apercebem, mas a maneira como educam passa uma mensagem. São exemplos para os seus filhos. Estes irão inconscientemente replicar os pais nas suas atitudes e emoções.

Para não criar padrões negativos em relação ao dinheiro é importante, como pais terem uma visão positiva, mesmo durante as dificuldades. Mostrar que é possível ultrapassar obstáculos é o comportamento que deve ser sempre fomentado.

Alavancar o sucesso dos filhos

Quem, melhor do que os pais, para ajudar os filhos a aprenderem os conceitos fundamentais de finanças pessoais?

Quando as crianças são novas é quando começam a jogar futebol, a aprender música, dança, entre outras atividades. O dinheiro não é diferente. Existe um estereótipo que classifica o dinheiro como assunto só para adultos.

Ao ignorarmos estes tabus e, por exemplo, brincarmos às compras com os nossos filhos, estes vão assimilar o básico e a partir deste momento serão crianças mais inteligentes e bem formadas. Pois têm conhecimento.

1. O dinheiro compra coisas

Aos quatro anos ir às compras e pagar com dinheiro ou cartão de crédito é a altura ideal para iniciar as primeiras explicações sobre o que é o dinheiro e para que serve.

Os teus filhos vão começar a perceber como funciona as compras. Pelos sete anos já terão hábitos e atitudes relacionadas com o dinheiro. O que levará, certamente, à questão de como o dinheiro é ganho.

Poderás falar sobre profissões, explicando o que cada um dos familiares faz ou os pais dos amigos.

Nesta idade é sempre bom mostrar duas coisas importantes: os desejos e as necessidades. Desta forma, começarão a perceber o bom uso que o dinheiro tem. A conjugação entre a diversão (desejos) e a necessidade (comida, roupa).

Gastar dinheiro

À medida que vais exemplificando como fazer compras, estás na realidade a ensinar como se gasta dinheiro.

Quando vais ao café deixa que seja o teu filho a pagar ou, noutro local, como uma papelaria, cabeleireiro, entre outros.

As crianças aprendem melhor com a prática.

2. Objetivos (alcançar desejos e necessidades)

Incentiva os teus filhos a alcançarem objetivos.

As crianças são estimuladas com imagens, principalmente dos quatro aos sete anos. Terem um mealheiro com o que querem desenhado por exemplo no vidro vai ajudá-los a visualizarem o seu desejo.

Por isso, opta por um frasco transparente em vez do simbólico “porquinho mealheiro”.

À medida que vais ajudando a alavancar o sucesso dos filhos, abre as suas primeiras contas no banco para que o dinheiro vá acumulando juros compostos. Ideal abrir quando ainda são bebés.

Mesada

Com um mealheiro, chega a altura de receber uma mesada. A mesada serve o único propósito de ensinar a gerir bem o dinheiro.

Para alavancar o sucesso dos filhos tens de ser um participante ativo e não um observador. Explica a importância de poupar e quais as vantagens de ter dinheiro guardado.

3. A paciência é uma virtude

Os objetivos precisam de metas, guias que vão mostrar o progresso ou o crescimento da poupança. No entanto, não acontece de um dia para o outro. Demora algum tempo, anos, talvez.

E, isto, é difícil de explicar ou mostrar a uma criança. Por isso, é preciso ensinar a ter paciência.

Dívidas

Não ter paciência, num adulto, pode levar às dívidas. Significa, também, que não planeou ou antecipou os gastos.

4. Orçamento familiar

O orçamento familiar não tem de ser exclusivo do pai ou da mãe. Todos podem participar e é bom envolver a família, porque se trata de apontar todos os gastos feitos durante o mês.

Aprende a envolver a família nos objetivos financeiros, neste artigo.

A criança ao ajudar, a dar os recibos ao pai ou à mãe, a relembrar onde foram, o que compraram é um bom exercício.

Desta forma vai aprender a importância da organização, assim como assimilar boas práticas. Os pais poupam assim que recebem o salário. Vão evitar gastar no próximo mês, por exemplo na restauração, porque comeram duas vezes no mês passado.

Estas decisões são financeiras.

Ser exemplo aos olhos de uma criança

Como pais vão ajudar os filhos a tomarem as melhores decisões financeiras. Até que estes sejam independentes e possam tomar as suas decisões sem ajuda.

Enquanto crescem vêem os pais como exemplos, por isso, nunca se deve esconder más decisões ou consequências.

É bom conversar e trocar ideias.

5. Construir hábitos

Os hábitos são importantes para controlar o que nos rodeia, impulsionar os nossos objetivos ou concretizar sonhos.

Aos poucos criar o hábito de aprender, procurar conhecimento, planear e organizar são fundamentais para a criança.

Inserir no dia-a-dia vai ajudar a tornar-se uma rotina. Algumas razões pelas quais os hábitos são importantes. Lê aqui.

O pé de meia

Para alavancar o sucesso dos filhos, também é bom sair do ambiente de casa. Leva-os a museus, especialmente ao museu do dinheiro, ao banco e mostra como está o seu pé de meia.

O pé de meia no qual os pais investiram quando ainda era um bebé.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este website usa cookies para oferecer uma melhor experiência de utilizador. Ao usar este portal, aceita todas as cookies.

FamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de Vida