Como envolver a família nos objetivos financeiros

Provavelmente nunca te disseram, mas deves envolver a família nos objetivos financeiros. Quando se trata de um casal estes, por norma, decidem juntos, mas e os filhos? Toda a família, sem dúvida, tem de ter uma voz ativa nas tomadas de decisão.

Envolve a tua família nos objetivos financeiros
Envolve a tua família nos objetivos financeiros

A ideia é muito simples, se decidirem ir de férias, por exemplo, porque não envolves toda a família? Desta forma, decidem como vão poupar para que estas férias se possam realizar. Torna-se um objetivo financeiro de todos.

Pode ser difícil que as crianças alinhem neste plano, mas ao envolvê-las vão aprender a dar mais valor ao dinheiro que os pais gastam.

E, nunca devemos esquecer, que evitar temas complicados como renda da casa ou dívidas só as vai prejudicar, pois crescem inocentes aos temas com que vão ter de lidar quando chegarem à idade adulta.

As crianças aprendem com o exemplo. Sabe como definir objetivos financeiros com a tua família.

Envolver a família nos objetivos financeiros

1. Estratégia

É sempre bom, antes de começar qualquer envolvimento familiar, os adultos conversarem primeiro para decidirem a estratégia que vão utilizar. O que vão fazer? Porquê? O que pretendem das crianças? Como podem poupar?

Quanto mais especificarem os objetivos, melhor, para que todos possam entender, sem ficarem com dúvidas.

E, isto, não se reflete só em relação às finanças, mas a tudo. Viagens, organização de festas, alimentação, compras, entre outros.

2. As crianças também participam

As crianças gostam de estar envolvidas nos projetos familiares. Se começarem cedo, vão tornar-se jovens dinâmicos, participativos e criativos. O que os vai ajudar, principalmente, quando estiverem em ambientes diferentes.

Deixá-los a um canto a brincarem, não os torna autónomos. A independência surge quando temos responsabilidade e conseguimos, sozinhos, tomar uma decisão.

Muitas famílias têm vergonha de falar sobre dinheiro em frente dos filhos. A única coisa que referem é a mesada e, caso as crianças queiram alguma coisa é lhes constantemente dito que “não”, sem qualquer explicação para além de que “agora não pode ser” ou “é muito caro”.

Escrevi um artigo sobre este tema. Sabe mais sobre a razão de não falarmos em dinheiro.

3. Objetivos financeiros

Estipula os objetivos que cada membro da família tem de alcançar para atingirem o sucesso colectivo.

Como podes envolver a família:

  • Explicar o que a família ganha quando atingirem o objetivo a que se comprometeram;
  • Incentivar os membros da família. Sem eles nada é possível;
  • Ajudar. Como são uma equipa, entreajudam-se;
  • Comemorar todas as vitórias, por mais pequenas que sejam;
  • Tornar tudo mais divertido, como se fosse um jogo.

4. Tem tudo sobre controle

Não te esqueças de ir controlando o progresso de cada objetivo. Se não estiver a resultar, tens que mudar a estratégia ou perceber onde está a falhar. Mas nunca pressiones ninguém da família.

Leva com calma, porque para ganharmos um jogo, demora tempo, não acertamos à primeira vez. E poupar não é fácil. Quero partilhar contigo este artigo que escrevi sobre inteligência financeira. Lê aqui. Vai ajudar-te a tomar melhores decisões.

5. Pequenos passos, tornam-se grandes com o tempo

Certamente que já ouviste dizer que chegamos longe, devagar. O envolvimento da família precisa de adaptação, rotinas e hábitos. Quando todos tiverem percebido melhor como tudo funciona e se conhecerem melhor uns aos outros a relação muda para melhor.

Uma equipa unida é mais forte. Certas situações vão começar a surgir naturalmente e falar de dinheiro, de estratégia e de poupança será mais fácil. Vão começar a pensar em como melhorar o futuro. Vão aprender a definir objetivos para tudo o que fazem.

Elementos importantes para o sucesso:

  • Mindset

O talento desenvolve-se com trabalho árduo. Ter um mindset forte é estar disponível para aprender.

  • Personalidade

Criatividade, curiosidade, empatia, liderança, perseverança são qualidades de uma personalidade de sucesso. Esta desenvolve-se quando é estimulada.

  • Comprometimento

Alcançar as nossas metas e objetivas só é possível se estivermos dispostos a comprometermo-nos.

  • Resiliência

Nas horas mais difíceis, de desorientação e confusão é na nossa resiliência que podemos confiar. Somos fortes o suficiente para ultrapassar obstáculos.

  • Otimismo

A falha é temporária, se mantermos o nosso optimismo e tivermos confiança nos nossos projetos.

Envolver a família nos objetivos financeiros é uma aprendizagem e crescimento para todos. Dos adultos aos mais pequenos.

Por isso mantém uma mente curiosa, porque vai fazer toda a diferença ao longo da tua vida. Sabe como neste link.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este website usa cookies para oferecer uma melhor experiência de utilizador. Ao usar este portal, aceita todas as cookies.

Estilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de Vida