9 dicas para poupar na Black Friday

Resistes à Black Friday? No passado, antecipava este dia para ir às compras, mas agora, ciente da inflação vou explicar-te como mudei o meu mindset para poupar na Black Friday.

Poupar na Black Friday
Poupar na Black Friday

A sexta-feira negra é o dia que dá início às compras natalícias nos Estados Unidos da América e acontece depois do dia de Ação de Graças. Como representa uma oportunidade de vendas para os vendedores e promoções para os clientes, a Black Friday tornou-se famosa e comemorada um pouco por todo o mundo.

Vivemos numa era de consumo e sabemos que muitas das promoções não são realmente promoções. Os preços são aumentados antes da Black Friday para que as lojas não percam com as vendas.

Poupar na Black Friday

Por isso se queres ir às compras neste dia, estas são as minhas dicas:

1. Os preços

É sempre bom confirmar os preços da loja, se soubermos onde queremos ir e o que queremos comprar.

Claro que não precisamos de ser detetives e ficarmos a vigiar a alteração dos preços desde o final do mês de Outubro, porque a DECO criou um portal onde podemos fazer exatamente isso. Consulta neste link.

Vai ajudar-te na altura de escolher.

Conselho: Mesmo que compares os preços e tentes comprar mais barato, cada loja tem a sua estratégia de cativar clientes, por isso, não percas muito tempo. Compara os preços de 2 lojas.

E em alguns locais, se apresentares que na loja x fazem mais barato, a loja y baixa o preço.

2. Lista

Faz uma lista das coisas que precisas comprar para ti, filhos, familiares ou casa. Esta é uma boa altura para antecipares as compras, principalmente as de natal. Não deixes para a última da hora.

Ao criares uma lista, aproveita para estabelecer o máximo que podes gastar, de forma a resistir às tentações.

Conselho: Muitas pessoas têm o hábito de fazer compras na semana do natal. Os dias que antecedem o natal são os mais movimentados nas lojas, por isso vais encontrar pouca oferta, falta de produtos e desorganização.

3. Comprar online

Se quiseres evitar as filas, comprar online é mais prático. Por outro lado, os preços online podem ser mais vantajosos do que em loja, incluindo a marca disponibilizar mais variedade.

Está atento à meia-noite, hora em que o site atualiza. Para visitar a loja, o melhor horário é da parte da manhã, quando a loja abre. Como é óbvio será precisamente da parte da manhã que a loja terá mais aderência. Vai preparado para encontrares muitas pessoas.

Tem em atenção estes pormenores importantes para não te arrependeres mais tarde. Porque ao final do dia, os melhores produtos já foram vendidos.

Conselho: Cuidado com as compras online, verifica sempre a informação dada no site e desconfia sempre se a promoção for demasiado boa.

4. Eletrodomésticos

Para mim, o melhor da Black Friday é quando posso aproveitar para substituir um eletrodoméstico em casa a bom preço. Por isso, espero por esta data.

Vou aos sites das lojas em que quero comprar, comparo preços e outros benefícios como o pagamento e a entrega.

Com a inflação os preços podem não ser muito apetecíveis como já foi noutros tempos, mas sempre ajuda ter um desconto de pelo menos 20%.

Conselho: Analisa antes de comprar os consumos do produto.

5. Stock limitado

Algumas lojas disponibilizam os produtos com promoção durante um horário e após o fim desse horário estabelecido, o produto volta ao preço normal.

Assim como alguns produtos têm stock limitado. Nestas alturas, o cliente que chegar primeiro é que fica com o produto, sendo que, se queres um produto específico tens de estar mais atento para o conseguir.

As lojas aproveitam situações como o Black Friday para vender as suas últimas unidades e escoar produtos.

Conselho: As últimas unidades podem trazer-te excelentes oportunidades, mas podem não compensar derivado às funções e melhoramentos dos novos produtos. Por isso, investiga o produto que vai substituir o antigo para perceber se realmente vale a pena comprar.

6. Repensar a compra

A compra foi feita, mas pensando bem não era o que querias? Então, não tires as etiquetas e não deites fora o recibo, porque podes trocar.

Muitas vezes compramos sem pensar bem no que estamos a fazer. Somos tentados, principalmente, pelos preços e dentro da própria loja com o frenesim de ver outras pessoas a comprar, decidimos, também nós, avançar com a compra.

Conselho: A maioria das lojas já não faz devoluções, mas entrega um “cartão presente” para o dinheiro ser utilizado em 7 meses, por exemplo ou até ao final do ano. O que é excelente porque não tens de comprar, obrigatoriamente, na altura da devolução.

7. Atenção aos descontos “leve 3 pague 2”

As promoções deste tipo só são vantajosas se realmente precisamos dos produtos, caso contrário estamos a comprar sem necessidade. Gastamos dinheiro e mais tarde ou mais cedo os produtos ficam sem utilização.

Conselho: Estas promoções são boas, sabes para quê? Compras de natal. E se a prima receber uma prenda igual à da tia? Compra cores diferentes e fica resolvido o assunto.

8. Apps de descontos

Uma técnica muito boa para saber as promoções e utilizar cupões de descontos é ter a app da loja instalada no nosso smartphone.

Os descontos que te aparecem na app podem ser utilizados durante a compra, mas confirma sempre com o vendedor e lê as condições em vigor do cupão.

Conselho: Está na moda ter apps instaladas no smartphone de várias lojas, como foi em tempos ter vários cartões na carteira. Os vendedores aproveitam a época de descontos para apresentar os benefícios de ter as apps. Instala, apenas, as das lojas onde vais mais.

9. Stress

A Black Friday pode causar stress e não sei se valerá a pena passares por isso. Ficar nas filas é cansativo, andar de loja em loja à procura de oportunidades rouba-te tempo e veres alguém ficar com o produto que querias pode ser desanimador.

Conselho: As promoções feitas ao longo do ano, às vezes são melhores do que esperares pelo Black Friday. Fica em casa, não vás gastar dinheiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este website usa cookies para oferecer uma melhor experiência de utilizador. Ao usar este portal, aceita todas as cookies.

Estilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de Vida