10 coisas que não podes perder na tua gestão

A gestão das finanças pessoais está nos pormenores e nem vais acreditar, mas pequenas coisas podem fazer toda a diferença nos resultados.

Gestão das finanças pessoais
Gestão das finanças pessoais

Do que não te deves esquecer quando estás a gerir as tuas finanças pessoais?

1. Pagamentos

Como fazes para não te esqueceres do pagamento das despesas fixas?

Automatizar os pagamentos das tuas contas vai facilitar-te a gestão do teu dinheiro no dia-a-dia. Sabes que por volta do início ou final do mês vai ser pago as faturas dos serviços que contrataste, como a luz, a água e o gás.

A vantagem é que o pagamento é feito através do teu banco, por débito direto, e podes concentrar-te noutras tarefas. São despesas rotineiras que deves ir observando para assegurar que tudo está dentro das condições contratadas e/ou que os valores estão corretos.

2. Poupar

Esqueces-te de poupar?

Há quantos meses é que tens andado a gastar o dinheiro que devia de ter ido para a tua conta poupança e, afinal, foi parar nas tuas compras por impulso?

Mas existe uma maneira de poupares. Sabes qual é? O agendamento automático. Programa transferências, programadas ou pontuais, da tua conta à ordem para a tua conta poupança, definindo o montante e a frequência.

Agora já não tens a desculpa de que te esqueceste.

3. Previdência Privada

Já pensaste como vai ser a tua vida quando chegares à idade da reforma?

Se investiste num produto financeiro e estás a beneficiar de juros compostos, não te esqueças de ir reinvestindo sempre que possas. Vais ganhar mais e o teu dinheiro cresce mais rápido.

4. Seguros

Que seguros tens? Onde fizeste os teus seguros?

Sabias que algumas companhias reduzem significativamente os custos mensais dos teus seguros se tiveres lá várias apólices?

O seguro do carro, de saúde, de vida, entre outros, têm de ser em apólices diferentes mas às vezes se tiveres todas concentradas na mesma seguradora pode dar-te acesso a mais descontos.

Revê a tua situação. Procura sempre poupar para ganhares.

Na UniPeople encontras mediadores que te acompanham e te ajudam em todas as etapas da tua vida. Se procuras analisar a tua situação, fala com quem sabe.

5. Serviços

Estás a par das datas dos contratos que fazes?

Os serviços que tens de streaming ou por exemplo da internet deves ter uma especial atenção, porque pode terminar o período de fidelização e sem renegociares perdes os benefícios anteriormente contratados. E os preços, também, aumentam.

Quando, finalmente, reparas já passou vários meses e quem perdeu foste tu.

6. Aplicações

Não ultrapasses o teu orçamento familiar. Utiliza apps que ajudem na tua gestão.

Já ninguém vive sem o seu smartphone porque é um autêntico computador nas mãos. Como faz parte do dia-a-dia de todas as pessoas, têm sido criadas apps para todas as necessidades.

As app desenvolvidas para telemóveis, tablets e smartv estão cada vez mais criativas e funcionais, principalmente na área das finanças pessoais. Podes ter apps do teu banco que te facilitam compras e transações.

Mas estão disponíveis apps que te ajudam na organização e na análise da tua vida financeira. Estas são excelentes para melhorares a gestão do teu dinheiro.

Conhece-as e começa a utilizar.

7. Telefone de casa

Num móvel lá por casa, ainda tens o telefone fixo que só toca para responderes a estatísticas?

Que aparelhos tens em casa que pagas pelo seu serviço, mas já não utilizas? O telefone fixo é um deles. Cancela e mantém só o teu telemóvel.

8. Correio

Ainda recebes as tua faturas e comunicações por correio?

Receber por e-mail facilita mais a organização, porque podes criar pastas e arquivar por categoria. A carta tem a desvantagem da data de envio à chegada, pois pode haver atrasos e até extravios.

Caso esta situação aconteça, atrasa os pagamentos. Como já pagaste outras despesas, é normal que te esqueças que ainda não recebeste a fatura da água, por exemplo.

E se optares pelo digital estás a ajudar o ambiente.

9. Renegociar

Os preços estão sempre a aumentar que estás seriamente a pensar em desistir?

Não desistas, renegoceia. Se precisas dos serviços que utilizas deves fazer o seguinte:

  • Relembra há quanto tempo és cliente;
  • Refere os produtos que gostas de utilizar e do que não precisas;
  • Questiona as promoções que têm disponíveis;
  • Pesquisa o mercado para poderes negociar preços.

10. Procura outro banco

O banco onde estás atualmente não está a corresponder às tuas expectativas?

Pesquisa os serviços de outros bancos, faz visitas pessoalmente e percebe se te compensa sair do teu banco.

Vais de certeza encontrar melhores ofertas e outros benefícios. É importante que consigas melhorar a tua situação financeira e outro atendimento pode fazer a diferença.

Não te esqueças de rever a tua situação e de colocar em prática estas dicas que vão melhorar a tua gestão das finanças pessoais.

Percebe porque falar de dinheiro é um tabu, até com a família.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este website usa cookies para oferecer uma melhor experiência de utilizador. Ao usar este portal, aceita todas as cookies.

Estilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de Vida