Faz o teu orçamento através destes serviços

Um bom orçamento significa uma boa gestão das nossas finanças pessoais e, por isso, é importante escolhermos um bom serviço.

Fazer orçamento familiar através de apps e programas
Fazer orçamento familiar através de apps e programas

Podes fazer o teu orçamento onde quiseres, como, por exemplo, com papel e caneta, mas quero apresentar-te programas que são úteis se preferires utilizar o teu computador.

Existem muitas razões para se fazer um orçamento, na minha opinião devemos ter sempre um geral e atualizado que nos mostre para onde está a ir o nosso dinheiro. No entanto, podes preparar diferentes orçamento, por causa de diferentes situações.

Podes querer alcançar algo, então terias um muito focado em objetivos. Metas que tens de atingir até conseguires o valor que pretendes. Daí a função do orçamento que será ajustado às tuas necessidades.

Precisas de pagar uma dívida? Talvez seja, apenas, para controlar as tuas despesas, gastos e poupanças ou sair da corrida dos ratos/roda dos ratos? Seja porque razão for, estes programas podem ajudar-te.

Criar orçamento com:

1. The Budget Mom

Se não sabes por onde começar, The Budget Mom, disponibilizou um pdf com toda a informação de que precisas para organizadores o teu orçamento.

Está em língua inglesa, mas é muito fácil de compreender. Caso tenhas dúvidas, já abordei o tema. Explicitei que campos deves ter, por isso, podes aprender tudo no artigo “Orçamento familiar”.

Aconselho-te a olhares para o pdf e a traduzir para português. Crias um word com os campos indicados ou um excel. Depois todos os meses regressas ao ficheiro que criaste e atualizas com nova informação.

Faz o teu download

2. Google Sheets

Tens um e-mail da gmail então vais ficar rendido ao Google Sheets.

Ao criares o teu orçamento no Google Sheets torna-se mais fácil aceder a qualquer altura e em qualquer lugar ao teu orçamento. Este oferece categorias integradas com fórmulas que facilitam o cálculo das despesas em relação à receita.

Podes encontrar tabelas e gráficos pré-formulados que te vão ajudar a visualizar como está a tua situação. Tens, outros recursos que incluem a possibilidade de filtrar despesas por categoria e enviar informação diretamente para o e-mail.

A grande vantagem é que pode ser partilhado com o/a teu/tua parceiro/a e, assim, ser mais fácil de gerir em casal.

Template grátis do site Tiller. Faz o teu download aqui.

Queres saber mais sobre a gestão das finanças em casal? Sabe tudo aqui.

3. app Boonzi

A app Boonzi, para IOS, é uma aplicação informática de gestão de finanças pessoais. Tem uma versão gratuita com anúncios e uma versão paga sem anúncios. É segura porque permite fazer todo o controle sem fornecer dados bancários.

Ajuda-te a prever situações, a antecipar o futuro e a poupar. Tem a vantagem de poderes  categorizar os movimentos bancários e a app analisa automaticamente.

Já existe uma versão Boonzi Desktop  para Windows e MacOS, onde é feita toda a gestão financeira.

4. Excel ou LibreOffice

O excel é uma outra excelente opção, desde que o tenhas. Se não tiveres podes optar pela versão alternativa. O software livre LibreOffice.

Cria o teu orçamento do zero num destes programas ou opta por utilizar templates pré-feitos, como o do site da Mint.

Começa a usar agora, faz o teu download.

Ou utiliza os templates do site Vertex42.

5. Toshl Finance

Toshl Finance é uma aplicação gratuita para Android, iOS, Nokia e Windows Phone vai ajudar-te a controlar o teu orçamento familiar e a encontrar os gastos excessivos que fazes.

Esta aplicação ajuda-te a:

  • Comparar entre meses (ou períodos mais longos) o que se gastou;
  • O que te falta pagar;
  • A alcançar os teus objetivos;
  • A cuidares da tua conta poupança.

6. Money Wise

Money Wise é uma aplicação gratuita para Android que não exige acesso à Internet e que permite a criação de várias contas com um sistema de proteção por senha.

Esta aplicação de gestão de finanças usa gráficos e filtros que te dão uma visão de como estás financeiramente. Tens acesso a indicações diárias, semanais, quinzenais ou mensais sobre as tuas despesas.

Divididas por categorias, a aplicação permite-te ainda criar tags e filtros e exportar dados do excel.

A aplicação tem língua portuguesa.

7. Expensify

O expensify lê os teus recibos e transforma-os em formato digital, não precisas de os introduzir manualmente. Não te preocupes com a capacidade de armazenamento porque é ilimitada.

Se preferires, podes fazer, também, a importação automática dos teus gastos a partir da conta bancária.

Depois organiza as tuas despesas e receitas em categorias.

8. Money Lover

O Money Lover tem uma função muito interessante, para além de poderes criar orçamentos. É a possibilidade de receberes notificações quando atinges um limite.

A aplicação está disponível para IOS e Android.

Experimenta os vários serviços e descobre com o qual gostas mais de trabalhar. A função destes é a de te ajudar durante a gestão das tuas finanças pessoais.

Torna as tuas finanças pessoais mais enriquecedoras e divertidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este website usa cookies para oferecer uma melhor experiência de utilizador. Ao usar este portal, aceita todas as cookies.

Dia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a dia