As compras por impulso podem fazer grandes estragos na nossa carteira, mas apesar de sabermos que não as devemos fazer, fazemos na mesma.
Estaremos a ser influenciados pela publicidade? Ao comprarmos um produto que com o tempo se tornará desnecessário ou que nem chegamos a utilizar fará uma diferença enorme na nossa carteira. O dinheiro podia ter sido poupado ou investido.
Mas porque fazemos estas compras impensadas? Estaremos a colmatar uma necessidade que vai para além daquele produto?
Vamos pensar um pouco no assunto
Como é óbvio os supermercados, por exemplo, sabem como captar a nossa atenção. Já deves ter reparado quando vais fazer o teu pagamento, vês-te rodeado de produtos bastante apetitosos, como chocolate, pastilhas, batatas fritas, mas não só, revistas, frutos secos e brinquedos.
Uma compra por impulso é quando olhas para uma montra e decides comprar aquela roupa, é, também quando uma amiga ou um amigo exibem algo que decides comprar, mas que na realidade nem precisas.
Comprar produtos só porque estão em promoção. Adquirir um livro novo que saiu e que é provável que fique pela estante a apanhar pó até te lembrares que o compraste há três anos atrás. Tudo isto são compras por impulso.
São compras que satisfazem um desejo. Ao chegarmos a casa ficamos arrependidos e não podemos fazer nada, porque o dinheiro já foi gasto e a maioria dos reembolsos são em cartão presente, temporários como o nosso dinheiro.
Como as empresas despertam o nosso interesse
Somos muitas vezes levados a fazer compras por impulso por acharmos que estamos a fazer um bom negócio:
Produtos com oferta;
Envio com portes grátis;
Promoções;
Leva 3 pague 2;
Desconto no segundo artigo;
Embalagem atrativa;
Última oportunidade;
Compra com oferta de um novo cupão de desconto a utilizar nos próximos dias.
O problema começa quando estas compras geram uma dívida com o cartão de crédito.
Aprende 5 estratégias para evitares comprar por impulso
1. Orçamento
Se não tens o hábito de fazer um orçamento, devias começar a fazê-lo. Ao fazeres um orçamento vais estar a estipular quanto dinheiro podes gastar por mês. O orçamento impõe-te um limite que não podes ultrapassar.
Com este limite na cabeça, vais pensar duas vezes antes de avançar para qualquer compra. Por isso, nunca faças compras extras sem reveres primeiro o teu orçamento mensal.
2. Lista de compras
Com uma lista de compras tens noção do que precisas. No supermercado existem muitas tentações, como produtos que não tens por hábito consumir, mas que naquele momento te estás a sentir tentado a adquiri-los.
3. A regra das 72 horas
Como as compras por impulso têm por base as emoções, a regra das 72 horas ajuda a que paremos e pensemos se a compra é ou não a melhor opção.
Esperar é o travão necessário para refletirmos:
A compra é mesmo necessária?
Quanto tempo demora a repor o dinheiro gasto?
A compra vai causar alguma inconveniência no orçamento?
4. Cuidado com as newsletters
Ao aderires a newsletters de lojas vais receber constantemente notificações sobre novidades, promoções, baixas de preço e produtos a não perder.
O que acontece quando vês todas estas coisas que gostarias de ter? E comprar online é mais rápido do que ires até à loja.
Se compras habitualmente quando estas newsletters chegam à tua caixa de correio, o melhor é cancelar a subscrição.
5. Ir às compras em momentos de fragilidade
Muitas vezes dizemos a nós próprios que “o dia correu bem/mal, por isso vamos às compras”.
Irmos às compras impulsionados por emoções tem tudo para correr mal. Assim como quando estamos com fome (queremos comprar tudo) ou cansados (queremos comprar o mais rápido possível e não escolhemos produtos ou analisamos preços).
6. O perfil do consumidor que faz compras por impulso
Para percebermos como evitar fazer compras por impulso é preciso, também, conhecer o consumidor e como este, faz a sua decisão de compra.
Segundo Geargeoura, existem quatro perspectivas de como os consumidores fazem as suas escolhas:
Visão económica: Faz escolhas racionais, numa perspectiva económica (escolha mais barata da oferta exposta);
Visão cognitiva: Analisa e toma uma decisão mediante as informações que encontrou (marcas);
Visão Passiva: Compra impulsiva baseada numa oferta;
Visão emocional: Escolha baseada nas emoções e sentimentos (traz satisfação).