Aquecimento: sabe como poupar energia neste inverno

Apesar das temperaturas ainda não terem descido de forma muito acentuada, e devido à crise energética atual, é normal que comeces a pensar nos aumentos de gás e eletricidade que geralmente são mais acentuados no inverno.

No entanto, manter o bem-estar em casa nesta estação, tem o seu preço. A Selectra  e a Dona poupança querem ajudar, pelo que, neste artigo, estão reunidos alguns conselhos para poderes fazer face ao gasto energético e poupar no aquecimento já neste inverno.

Poupar energia é com a Selectra e a Dona Poupança
Poupar energia é com a Selectra e a Dona Poupança

O preço do gás e da eletricidade e a sua influência na subida de preços do aquecimento

Na Europa, estamos a enfrentar vários fatores que estão a fazer com que o preço da energia dispare. A subida do preço do gás a nível mundial provocou um grande aumento do preço médio da eletricidade no mercado. Isto é a lei da oferta e da procura.

A oferta de gás natural baixa e a procura aumenta, o que gera um aumento nos preços.

Este aumento do preço do gás natural significa que os consumidores têm de pagar mais pelo gás, mas também que os preços da eletricidade sobem, uma vez que é gerado principalmente com gás natural em centrais de ciclo combinado.

Estes aumentos de preços colocam em risco o nosso bem-estar neste inverno, especialmente em casas onde o calor depende principalmente de sistemas elétricos ou de gás.

Podes poupar energia com o gás natural. Sabe como.

Como aquecer-nos neste inverno sem arruinar-nos?

Assim que as temperaturas baixarem, será necessário ligar o aquecimento em casa e, o que pode levar a um aumento muito elevado da fatura.

Por isso, é hora de procurar soluções que nos permitam aquecer sem que isso prejudique o nosso orçamento, ou pelo menos encontrar soluções alternativas que nos permitam controlar os gastos exagerados que podemos enfrentar.

Toma nota para poupar energia…

1. O exaustor

A limpeza do exaustor é essencial, mas a limpeza nem sempre é fácil, pois devemos aceder a todos os componentes do aparelho.

Opta por um sistema de aquecimento que não seja afetado pelo aumento de preços. É óbvio. Se usares aquecimento que não necessite de gás ou eletricidade, estarás a salvo dos aumentos. A instalação de uma salamandra com pellets ou uma lareira pode ser uma excelente opção.

2. Controla a temperatura do teu aquecimento

Nada de estar em casa em mangas curtas. Não há nenhum problema em ter que usar um agasalho ou roupão, sendo que o que pode poupar no aquecimento é não ligar os radiadores no máximo.

Recomenda-se uma temperatura de 21º durante o dia e 17º à noite. Aposta no edredão nórdico e não desperdices um único euro na tua conta de eletricidade!

3. Mantém os radiadores e caldeiras em boas condições

Tal como no caso dos fogões e lareiras, a manutenção dos radiadores é fundamental para aproveitar ao máximo a sua potência energética.

Não te esqueças de limpá-los antes do início da estação, já que isso melhorará o desempenho do aquecimento e terá impacto na fatura de energia, tornando-a mais baixa.

No caso das caldeiras, não te esqueças da sua manutenção e, se for muito antiga, podes optar por trocá-la por um modelo de baixo consumo, e que tenha a classificação energética com a letra A.

4. Ventila a casa logo pela manhã e aproveita a luz exterior

Este conselho pode parecer muito simples quando falamos sobre como poupar no aquecimento, mas há momentos em que as coisas simples funcionam.

Abrir as janelas logo pela manhã evitará que mais tarde percamos o calor que pode ter entrado e acumulado em casa. Basta abrir as janelas por 10 minutos e deixar entrar o ar fresco, depois fechá-las e deixar a luz e o sol entrar através dos vídeos e aquecer as divisões.

Se a isto aplicares alguns outros truques de decoração, como o uso de cortinas e tapetes ou cores quentes que ajudam a gerar uma sensação de calor, verás como consegues aumentar essa sensação e poupar nos gastos.

5. Controla onde o calor pode estar a escapar

Detectar os espaços onde o calor pode escapar é uma maneira fácil de poupar no aquecimento neste inverno.

Um bom isolamento em casa permitirá reduzir em 30% a necessidade de consumo de aquecimento.

Certifica-te de que as janelas fecham corretamente e que debaixo das portas não existam espaços que permitam a saída do calor.

Não é obrigatório seguir todos estes conselhos, mas sim aplicar aqueles que preferes sempre com consistência. Poupar energia é bom para o ambiente e para ti.

Qual destes conselhos vais aplicar?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este website usa cookies para oferecer uma melhor experiência de utilizador. Ao usar este portal, aceita todas as cookies.