Falar sobre dinheiro é o primeiro passo. Em casa mostra ao/à teu/tua filho/a as notas e as moedas, explicando o valor de cada um. Dá exemplos práticos do que conseguiria comprar.
Coloca o dinheiro a circular em casa, até podes usar papel em vez de dinheiro verdadeiro. Cria uma brincadeira de troca de dinheiro por um serviço: 1€ por varrer o chão (serviço), comer uma fruta, uso do 1€ que ganhou (compra) e sucessivamente.
Quando fores fazer compras indica o que vais comprar e quanto custa. Vai somando com o/a teu/tua filho/a. Na caixa não optes por cartão de crédito, paga a dinheiro para que veja e ganhe uma percepção da utilização do dinheiro.
Se usares o cartão de crédito explica que estás a utilizar o teu dinheiro na mesma. Se mostrar que ficou com dúvidas tenta explicar, o melhor que conseguires o que é um cartão de crédito.
No final lê o recibo e explica onde se vê o produto comprado e respetivo valor, levando ao somatório total da compra. A consistência ajuda a que se torne num hábito o funcionamento do dinheiro compra vs gastar.
Estes são gestos simples que ajudam a educar o/a teu/tua filho/a, a ganhar conhecimento em literacia financeira.