Educação financeira para crianças

A educação financeira para crianças é muito importante, pois, atualmente, não faz parte dos programas escolares, por isso esta aprendizagem deve começar em casa com os pais.

Educação financeira para crianças começa em casa
Educação financeira para crianças começa em casa

As crianças são naturalmente curiosas, devemos ensinar o funcionamento do dinheiro, quando entram para a primária. O dinheiro faz parte do seu quotidiano e em certas situações vão começar a aperceber-se da sua importância.

Tudo à nossa volta representa dinheiro: a nossa casa, o carro, as roupas que vestimos, a comida, os brinquedos, as viagens, a diversão, a nossa educação, entre outros.

Aprender a poupar, a gastar e a investir é igualmente essencial, como ler e escrever.

A crise económica

Certamente que já ouviram falar da crise económica, conhecem amigos ou familiares com dificuldades e daí pode surgir um sentimento negativo em relação ao dinheiro. Talvez até algum receio.

É só na idade adulta que estes sentimentos se vão fazer sentir. Ao lidar com o dinheiro desde crianças, ao falar com os pais sobre o que se passa é a maneira correta de ultrapassar receios.

Com este artigo vou dar-te 5 conselhos para iniciares o/a teu/tua filho/a na educação financeira.

1. Começar pelo básico

Falar sobre dinheiro é o primeiro passo. Em casa mostra ao/à teu/tua filho/a as notas e as moedas, explicando o valor de cada um. Dá exemplos práticos do que conseguiria comprar.

Coloca o dinheiro a circular em casa, até podes usar papel em vez de dinheiro verdadeiro. Cria uma brincadeira de troca de dinheiro por um serviço: 1€ por varrer o chão (serviço), comer uma fruta, uso do 1€ que ganhou (compra) e sucessivamente.

Quando fores fazer compras indica o que vais comprar e quanto custa. Vai somando com o/a teu/tua filho/a. Na caixa não optes por cartão de crédito, paga a dinheiro para que veja e ganhe uma percepção da utilização do dinheiro.

Se usares o cartão de crédito explica que estás a utilizar o teu dinheiro na mesma. Se mostrar que ficou com dúvidas tenta explicar, o melhor que conseguires o que é um cartão de crédito.

No final lê o recibo e explica onde se vê o produto comprado e respetivo valor, levando ao somatório total da compra. A consistência ajuda a que se torne num hábito o funcionamento do dinheiro compra vs gastar.

Estes são gestos simples que ajudam a educar o/a teu/tua filho/a, a ganhar conhecimento em literacia financeira.

2. Poupar

A poupança é um dos hábitos mais importantes na gestão das finanças pessoais. Assim que se aprende a gastar, é preciso perceber que guardar dinheiro vai ajudar a obter o que mais se deseja.

É por isso que se oferece um mealheiro e se diz à criança “põe aqui o teu dinheiro. Quando estiver cheio podes comprar o brinquedo que queres”.

As crianças não vão conseguir poupar no longo termo, mas o que se pretende é que comecem por ganhar o hábito. Por isso, encoraja o/a teu/tua filho/a a poupar para que quando utilize o dinheiro sinta gratificação, por ter esperado.

Cresce, também, um sentimento de independência. “Eu posso comprar” com “o meu dinheiro” e é esta liberdade que devemos incutir para inserir temas de conversa sobre o que é bom e o que é mau em relação ao dinheiro.

A educação financeira para crianças não é perfeita. É à base da experiência e cabe ao pai e à mãe perceber como o/a filho/a reage para despertar a vontade de poupar.

Frases como estas podem ajudar:

  • “Olha que o que tu queres é muito caro. Não tens dinheiro suficiente, tens de poupar mais”.
  • “Quase que conseguiste. Continua a guardar o dinheiro que te dão.”
  • “Estou a ver que estás a fazer o teu melhor! O teu mealheiro está quase cheio”.
  • “Estás a guardar o dinheiro, muito bem!”
  • “Já sabes o que vais comprar com o dinheiro que juntaste?”

3. Gastos supérfluos

Na altura de gastar a poupança, os pais devem ajudar os filhos a diferenciar os bons dos maus produtos. É uma boa compra ou uma má compra?

As crianças são facilmente influenciadas. No supermercado com brinquedos, chocolates e outros doces, nos cereais, enfim, em vários produtos. Por isso, gastar a poupança ou a mesada será num piscar de olhos.

Gastar muitas vezes não significa comprar o que desejamos, mas sim, comprar necessidades, ajudar os pais.

Para que não percam tudo de uma vez é preciso ensinar que para ter dinheiro, também é preciso ter responsabilidade.

4. Semanada/Mesada

A melhor maneira de aprender é quando “colocamos as mãos na massa” e estabelecer uma semanada ou mesada é a melhor prática.

Os valores devem ser combinados entre pais e estabelecer limites é essencial para que a criança aprenda a gerir o seu dinheiro.

À medida que a criança faz as suas escolhas, os pais devem observar como lida com o dinheiro de forma a ajudar e a melhorar.

5. Ensinar as crianças sobre o crescimento do dinheiro

O hábito de poupar é muito importante, mas se queremos que as crianças aprendam a construir riqueza, temos de falar com elas sobre investimentos.

Não uma conversa difícil, mas sim, levá-las ao banco e mostrar que vão abrir uma conta, onde o dinheiro irá ficar lá durante alguns anos, até serem adultos, a crescer, tal como eles.

Oferecer livros sobre dinheiro no aniversário ou no natal é outra forma de investimento, um investimento para a vida, o conhecimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este website usa cookies para oferecer uma melhor experiência de utilizador. Ao usar este portal, aceita todas as cookies.

FamíliaFamíliaFamíliaFamíliaFamíliaFamíliaFamíliaFamíliaFamíliaFamíliaFamíliaFamíliaFamíliaFamíliaFamíliaFamíliaFamíliaFamíliaFamíliaFamíliaFamíliaFamíliaFamíliaFamília