Qual é o teu estado financeiro?

O nosso estado financeiro deve ser como a nossa saúde, um bem-estar no qual nos sentimos bem fisicamente e emocionalmente, crucial para a nossa vida.

Vamos encontrar ao longo da vida situações desafiantes que nos colocam em situações desconfortáveis. Quando gerimos as nossas finanças pessoais, vamos ter também estes momentos.

Qual é o teu estado financeiro?
Qual é o teu estado financeiro?

Sabes o valor do teu estado financeiro?

Uma pessoa que tenha algum conhecimento em finanças pessoais com um salário, uma dívida mínima, poupanças, seguros e investimentos é considerada como tendo um bom estado financeiro.

O mesmo não acontece a quem tem várias dívidas, não tem poupanças ou fundo de emergência e gasta o salário de mês em mês.

Conhece o teu estado financeiro:

  • Património Líquido

Para descobrires o teu património líquido, subtrai os teus ativos e passivos:

Total de Ativos – Total de Passivos

Os ativos são poupanças, investimentos e propriedades.

Os teus passivos são despesas como os pagamentos do carro, da casa, despesas mensais, gastos com os filhos.

O teu património líquido indica como está a tua saúde financeira.

  • Fluxo de dinheiro

Analisa o aumento ou diminuição do teu dinheiro:

Salário (Entrada do dinheiro) – Despesas (Saída do dinheiro)

O resultado final pode ser negativo. Se o for, é um alerta para ti. Dá-te uma ideia de como estás a usar o dinheiro que recebes.

Aproveita para redefinir as tuas metas/objetivos.

Qual é o teu estado financeiro?

  • Instabilidade Financeira

Tens dificuldades em gerir as tuas finanças pessoais.

  • Estabilidade Financeira

Vida estável. Estás preparado para um imprevisto.

  • Independência Financeira

Quando os teus investimentos e rendimentos te dão retorno.

  • Liberdade Financeira

Significa ter “Tempo” e “Dinheiro”.

Como promover o bem-estar da tua saúde financeira

Alguns cuidados promovem a tua saúde financeira, por exemplo:

  • Orçamento

Todos os meses ao organizares as tuas contas, faz um orçamento mensal. É fundamental para te ajudar a poupar.

  • Início do mês

É no início e não no final do mês que poupas. Daí a importância de fazer um orçamento, porque te ajuda a identificar as tuas despesas e quanto podes poupar todos os meses. Poupar é uma prioridade.

  • Evitar dívidas

Quando estás a terminar, não deves começar de imediato uma nova dívida. Facilitar porque são poucas prestações ou porque compraste o produto com promoção não é o caminho que te leva à poupança. Lembra-te de que quantas mais dívidas tiveres, menos poupas.

  • Qualidade vs preço

Muitas vezes compramos porque é mais barato, mas o produto não tem a qualidade suficiente para ser durável. Substituir produtos com frequência, sai mais caro do que decidires analisar o mercado e optar pelo produto com mais durabilidade.

  • Fundo de emergência

Se não tens fundo de emergência, como esperas enfrentar um imprevisto? Desemprego, divórcio, acidente, problemas de saúde, entre outros.

  • Alerta

Estar atento, alerta é essencial para não nos enganarem. Cartas que não lemos dos bancos, de subscrições que fizemos de serviços, podem ser alterados sem nos apercebermos e causar situações incómodas e desconfortáveis à nossa carteira.

  • Aprendizagem

A aprendizagem é fundamental na nossa saúde. Para todas as áreas profissionais, especialmente quando o tema é o nosso dinheiro. Investe em literacia financeira: lê livros, pesquisa online, participa em webinares, vai a eventos.

  • Investimentos

Poupar não chega. É preciso investir, arriscar, apostar em produtos financeiros com juros compostos para que o nosso dinheiro cresça, assim como a nossa saúde financeira. Para que possamos mudar o nosso estado financeiro para “alcançada a liberdade financeira”.

  • Interagir com pessoas que gostam e querem partilhar conhecimento;
  • Recomeçar ou aprender algo novo que te estimule e desperte a curiosidade;
  • Praticar uma atividade física: corrida, caminhada, natação, yoga, tu escolhes. Mas torna-te mais proativo;
  • Evita o que te faz mal: alimentação incorreta;
  • Dorme as horas que necessitas. Desliga o telemóvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este website usa cookies para oferecer uma melhor experiência de utilizador. Ao usar este portal, aceita todas as cookies.

PatrimónioEstilo de VidaPatrimónioEstilo de VidaPatrimónioEstilo de VidaPatrimónioEstilo de VidaPatrimónioEstilo de VidaPatrimónioEstilo de VidaPatrimónioEstilo de VidaPatrimónioEstilo de VidaPatrimónioEstilo de VidaPatrimónioEstilo de VidaPatrimónioEstilo de VidaPatrimónioEstilo de VidaPatrimónioEstilo de VidaPatrimónioEstilo de VidaPatrimónioEstilo de VidaPatrimónioEstilo de VidaPatrimónioEstilo de VidaPatrimónioEstilo de VidaPatrimónioEstilo de VidaPatrimónioEstilo de VidaPatrimónioEstilo de VidaPatrimónioEstilo de VidaPatrimónioEstilo de VidaPatrimónioEstilo de Vida