Faz parte da nossa carteira e não passamos sem ele. É o cartão de crédito. No início tínhamos só um, agora temos pelo menos três. As empresas e os bancos estão sempre a reinventar a sua utilização e as condições que oferecem saltam à vista. O que ninguém repara é nas elevadas taxas de juro.
O crédito pré-aprovado que passamos a ter, se não for bem utilizado, traz consequências inimagináveis para a nossa situação financeira.
Ao utilizarmos, por exemplo, numa urgência de saúde, o cartão de crédito, quando não se contava com tal situação, optando por gastar todo o plafond, acarreta custos enormes. Se não pagarmos na totalidade e no prazo suposto, ficamos em dívida.
É preciso, também, ter em atenção que algumas lojas fazem grandes promoções se o produto for comprado a crédito, do que a pronto pagamento. Não nos damos conta de como estamos a ser aliciados, e, sem pensar duas vezes, fazemos compras por impulso. Acabamos por gastar mais do que temos.
Os juros aplicados num crédito a um cartão de crédito, com plafond pré-aprovado, pode trazer consequências terríveis para qualquer família.