Poupança de dados móveis

A poupança de dados móveis é feita de três formas: nas aplicações de vídeo como YouTube ou Netflix baixando a qualidade do conteúdo, nas aplicações de áudio como Spotify, com a redução da qualidade da música.

Nas redes sociais, por outro lado, tens opções de poupança de dados nas configurações.

Poupança de dados móveis: truques para consumir menos megabytes e poupar na conta
Poupança de dados móveis: truques para consumir menos megabytes e poupar na conta

Para te ajudar a reduzir o consumo de dados móveis, fica com algumas dicas dadas pela Selectra e pela Dona Poupança.

Começa a poupar na tua fatura de internet móvel.

Por que é que fico sem dados móveis?

A primeira coisa que deves saber é que a maioria das aplicações que descarregamos consomem dados, e por vezes até quando não estão a ser usadas.

É por isso que deves excluir as aplicações que não usas e fechar todas as que estão abertas em segundo plano.

Quais são as aplicações e serviços que mais dados móveis gastam?

A maioria das aplicações dos nossos dispositivos conectam-se à internet mesmo que não saibamos, sendo os serviços de streaming (aqueles que usamos para assistir vídeos e ouvir música) que mais dados consomem.

Por esse motivo, devemos ter em consideração que podemos usar o nosso dispositivo para poupar dados. Se normalmente só usas o teu smartphone para falar ao telefone e de vez em quando usas o WhatsApp, é mais provável que uma tarifa com 1GB de dados seja mais que suficiente.

No entanto, se gostas de usar o teu smartphone para assistir vídeos no YouTube, desfrutar de séries e filmes na Netflix ou na plataforma HBO, ou ouvir música no Spotify, precisarás de uma tarifa em à volta de 15 GB para não ficares sem dados ao ver apenas dois episódios da tua série favorita.

Como poupar dados de forma simples

Tendo em consideração todos os itens acima e conhecendo mais ou menos os dados necessários, dependendo de como usas o teu telefone, explicamos-te que dicas podes seguir para poupar nos dados da tua tarifa.

Poupança de dados móveis no Youtube

No caso do YouTube, a maneira mais fácil e rápida de poupar dados é reduzir a qualidade da reprodução. Assistir aos vídeos do YouTube em HD consome muitos megas, pelo que diminuir a qualidade permite poupar uma grande quantidade de dados todos os meses.

Reduzir o consumo de dados na Netflix

Ver a tua série favorita na Netflix através do smartphone usando dados móveis consome 3 GB de dados por hora visualizados em HD e 7 GB em Ultra HD. Fazer o download e transmitir um capítulo também consome os mesmos GB.

Por isso, recomendamos que, tal como no YouTube, diminui a qualidade da reprodução. Uma hora de reprodução de uma série ou filme na definição standard consome cerca de 0,7 GB. Além disso, se quiseres descarregar uma série, tens de fazê-lo através da rede Wi-Fi.

Para configurar o uso de dados móveis na aplicação da Netflix, selecciona a opção poupar dados para ver 6 horas de conteúdo consumindo apenas 1 GB.

Consome menos dados no Spotify

Se desejares poupar no consumo de dados no Spotify, podes reduzir a quantidade de megas que a aplicação consome na seção de configurações.

Seleciona a opção poupança de dados para diminuir o número de imagens exibidas e reduzir um pouco a qualidade do som. Dessa forma, podes manter um baixo consumo de dados enquanto ouves as músicas que mais gostas.

Redes sociais, como usar menos dados

Poupar dados ao usar as nossas redes sociais como  Twitter, Facebook, Instagram… é muito fácil. A maioria dessas redes sociais oferecem a opção de controlar seu consumo.

Para tal, tens que aceder às configurações de cada uma destas apps. Uma vez dentro da secção de configuração, escolhe a opção: Uso de dados ou poupança de dados e ativas as diferentes opções disponíveis (quanto mais escolheres, mais dados poupas).

No caso do Instagram, os passos a seguir são os seguintes: Configurações > Conta > Uso de dados móveis.

Ainda que estas dicas possam parecer muito básicas, na verdade ajudam a poupar dados e dinheiro. Vivemos num mundo cada vez mais digital, e conectados praticamente 24 horas por dia, o que faz aumentar o consumo de dados móveis.

São muitas as ocasiões em que acabam cedo demais, levando a ter que efetuar pagamentos adicionais de pacotes de dados móveis. Feitas as contas, o gasto com a fatura da internet dispara.

Deves analisar se estás a fazer uma boa utilização do teu smartphone e do que gastas para que possas assistir aos teus filmes favoritos ou ouvir as músicas que mais gostas. Repensa o teu estilo de vida, mas sem mudar de hábitos.  

Já aplicaste alguma destas dicas para reduzir o consumo de dados móveis? Aproveita e conhece as apps que te ajudam a poupar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este website usa cookies para oferecer uma melhor experiência de utilizador. Ao usar este portal, aceita todas as cookies.

Dia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a dia