Poupar na celebração da páscoa

O fim-de-semana da Páscoa clama por atenção. É tempo de reunir a família e de poupar na celebração da Páscoa. Como qualquer outra época festiva não te deixes levar ao descontrole nas despesas. Segue estas dicas para planear a festividade.

Poupar na celebração da páscoa
Poupar na celebração da páscoa

1. Os coelhinhos saem à rua

Atividades para as crianças no dia da Páscoa

Se no teu caso tens filhos, uma maneira de despertar a diversão com esta festividade é preparar umas bandoletes com coelhinhos.

Encontrei estas que trazem um pouco de fantasia, faz lembrar algo mágico. E, estas, com o desenho de um coelho.

Não precisas de comprar nada, podes reutilizar o que tens por casa e convidar toda a família a fazer a sua bandolete.

Vai de certeza transformar o dia dos mais pequenos.

Caça ao tesouro

Não nos podemos esquecer da atividade mais importante. Pintar ovos, escondê-los e dar início a uma verdadeira caça ao tesouro.

2. Prendas

É comum entre a família dar de presente ovos de chocolate ou amêndoas.  Se a família for muito numerosa, pode ultrapassar o orçamento. A minha sugestão é fazer bolachas e assim oferecer um saquinho com 5 a 12 bolachas.

Sugestões de receitas:

Ou podes aguardar que os preços do chocolate e amêndoas da páscoa baixem. Isso pode acontecer um dia antes de terminar a campanha. Podes, também, confirmar na zona habitual se os chocolates que não têm a temática da páscoa estão mais acessíveis.

3. Bolos da páscoa

A mesa de uma celebração tem de ter obrigatoriamente bolos e doces. A minha sugestão é a de que compres o teu bolo favorito e faças as restantes sobremesas.

Se te tiverem oferecido chocolate podes aproveitar para fazer mousse de chocolate e utilizar leite e limão para o arroz doce.

Aproveita os produtos sem IVA.

4. Refeição

Aproveita os cupões do supermercado para comprares com antecedência, mas esta despesa não deve ser suportada só por ti.

Para poupar na celebração da páscoa é preciso entender que só com a família contribuindo é que é possível satisfazer as necessidades de todos.

Os convidados podem contribuir com comida, sobremesas, entradas, bebidas e desta forma, podes oferecer a confeção do prato principal ou abraçar o estilo americano potluck.

Uma das maiores despesas de uma família é a alimentação.

Outras épocas festivas onde poupaste:

5. Preparação de ano para ano

Antecipar estas festas é a melhor solução se o objetivo é poupar. As compras têm de ser feitas com muita antecedência para usufruir de descontos, mas a prioridade no início do ano é preparar o orçamento para estas celebrações.

Aprende a fazer um orçamento, aqui.

6. Poupar na celebração da páscoa de uma maneira diferente

Um branch em vez de um almoço/jantar

Os branchs estão na moda e toda a gente adora.

Uma manhã diferente com panquecas, ovos mexidos, doce, queijos, frutas, batidos, chá, café e claro, os croissants.

Picnic

Se viveres junto de um jardim bonito e agradável, porque não fazer um picnic com a família. Cada um leva o seu cesto com comida. Quando chegarem espalham no cobertor e aproveitam o ar-livre.

7. Fim-de-semana fora

Acampar é uma boa opção para desfrutar de um fim-de-semana, sair da rotina e celebrar a páscoa.

E, na altura, da páscoa costuma estar bom tempo. Aproveita antes que a chuva regresse e te impeça de passear, descontrair no campo ou na praia.

Leva as tuas bicicletas, faz caminhadas e evita, assim, gastar dinheiro em transportes que não sejam as deslocações com a tua viatura.

Sabe o que precisas para acampar? Reuni toda a informação de que precisas neste artigo. Caso não possas por questões financeiras, fica a ideia para o próximo ano.

8. Celebrações

Algumas das celebrações da páscoa em Portugal são feitas com teatro de rua e recriam os últimos momentos de Jesus Cristo.

  • São Brás de Alportel

Em Alportel podes assistir à procissão de Aleluia, no domingo, que marca a ressurreição de Cristo. É a Festa das Tochas Floridas.

  • Idanha-a-Nova

Na noite de sábado, população e visitantes juntam-se na Igreja, onde o padre dá início à procissão, pronunciando “Aleluia”.

Os participantes da procissão voltam depois ao ponto de partida, onde recebem amêndoas atiradas pelo pároco local.

É, ainda, tradição que as mulheres possam tocar adufes, simbolizando a alegria da Mãe do Ressuscitado e a devoção a Maria.

Vê o vídeo desta celebração que explica a tradição da páscoa em Idanha-a-Nova.

  • Caminha

Espírito de tolerância, união e amor ao próximo.

Vais encontrar em Caminha a maior mesa de páscoa que reúne vários empresários.

Consulta os sites das Camaras Municipais ou segue estas cidades nas redes sociais para saberes como e quando as festividades vão acontecer para poderes assistir e participar.

Prepara a tua viagem com calma e segurança, sabe como, aqui e aqui.

Poupar na celebração da páscoa sempre com organização e planeamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este website usa cookies para oferecer uma melhor experiência de utilizador. Ao usar este portal, aceita todas as cookies.

FamíliaFamíliaFamíliaFamíliaFamíliaFamíliaFamíliaFamíliaFamíliaFamíliaFamíliaFamíliaFamíliaFamíliaFamíliaFamíliaFamíliaFamíliaFamíliaFamíliaFamíliaFamíliaFamíliaFamília