8 dicas para poupar na passagem de ano

O Natal está a poucos dias, mas com a organização feita, e o mês a terminar, o nosso pensamento e foco já está em como poupar na passagem de ano.

Sabe como poupar na passagem de ano
Sabe como poupar na passagem de ano

Preparei para ti 8 dicas de como podes poupar na passagem de ano, num réveillon caseiro e divertido.

Poupar na passagem de ano

A tua passagem de ano é a melhor porque:

1. Lista de convidados

Um réveillon sem pessoas não é um réveillon. De certeza que concordas comigo. Por isso, o que costumo fazer é preparar uma lista das pessoas que quero que me acompanhem na passagem do ano.

Todos nós à meia noite damos o primeiro passo para um ano mais próspero, por isso, tens de pensar muito bem nas pessoas que estarão presentes.

Quando tiveres o número de pessoas, sabes quantos lugares serão à mesa. A decoração é com a tua melhor loiça, se não tiveres, podes decorar estilo vintage. Aproveita as decorações do natal para colocar na mesa, como castiçais com velas, bolas, árvores de natal.

Resumindo:

  • Lista de convidados (quem vai estar presente);
  • Pratos para a mesa (entrada, prato principal e sobremesa);
  • Bebidas.

Poupar: A decoração de uma mesa de réveillon é muito falada. No entanto, não é preciso gastar dinheiro para decorar se reaproveitarmos decorações e sermos criativos.

2. Menu

A comida é a estrela da noite, por isso tem de ser bem escolhida e a pensar no quanto vais gastar.

Opta por uma comida simples como lombo no forno, mas não compres recheado no supermercado porque fica mais caro. Podes ser tu a colocar recheio ou se fosse a ti, apostava nos acompanhamentos.

Uma outra opção, mais acessível, é o bacalhau. Por isso para ambos os pratos a batata no forno e o arroz são duas boas escolhas.

  • Estilo aniversário (mesa separada com comida e sobremesas deliciosas)

Ter uma mesa à parte vai parecer que está muita comida à disposição. Os convidados podem ir comendo ao longo da noite.

Esta mesa pode ter bolachas, fritos (rissóis), batatas fritas, tostas e patés, queijo, frutos secos.

Os bolos (importantes em qualquer festa): Mousse de chocolate; Torta de laranja; Bolo de rei; Mousse de Requeijão e Abóbora; Pudim e Rabanada.

Nesta mesa podes ainda colocar as bebidas: água, sumo, bebidas com gás, vinho, coquetel de frutas e champanhe.

Poupar: Não te esqueças de avisar o que cada convidado tem de levar para a festa. Pode ser uma sobremesa da preferência de cada um.

3. Duração da festa

Pois, é. A duração da festa vai ter grande peso no orçamento, porque, por exemplo, os homens comem mais que as mulheres. E o mesmo acontece com pessoas mais jovens em relação a pessoas mais velhas.

Se for mais do que uma noite, ao incluirmos o dia seguinte é preciso pensar se tens comida suficiente. Para que não falte ou sobre.

Poupar: Para poupar é preciso duas coisa: planeamento e orçamento.

4. Compras

As compras devem ser feitas com antecedência para aproveitar os descontos e evitar as filas.

Algumas lojas e supermercados, com o aumento da procura, aumentam os preços dos produtos.

Poupar: Confere sempre os preços e quantidades antes ou depois de pagar. Nestas alturas e com promoções, a confusão dentro da loja é maior e os preços podem não estar atualizados.

5. Comida pré-feita

Evita comprar comida pré-feita e isso inclui as sobremesas. Fica mais barato seres tu a fazer em casa.

Poupar: o próximo ano adivinha-se mais difícil. A crise económica deve agravar, por isso toda a cautela é necessária. Não ultrapasses o teu orçamento familiar.

6. Programa para a noite

Durante a quarentena por causa da COVID-19 fiz uma maratona dos filmes do Alien. Adoro este clássico de terror sci-fi.

Podes seguir o meu exemplo e fazer uma seleção de filmes para assistirem ou a uma série. Se não forem do estilo de ficar sentados no sofá a ver um filme, podes sempre optar por um concerto ou musical.

Se forem uma família/amigos mais estratégicos, organizar um jogo de tabuleiro pode ser a solução. O que pode acontecer é que à meia-noite o jogo ainda não terminou.

Poupar: Se fosses a uma festa num hotel, restaurante, entre outros, o programa deles seria o mesmo que vais replicar na tua casa. Música ao vivo. Podes não ter o cantor, mas tens os concertos e não pagas nada.

7. Celebrar ao ar livre

Alguns municípios organizam passagens de ano com entrada gratuita. No final do jantar, podes ir com a tua família e amigos a este espaço para comemorar o fim do ano.

A vantagem é o fogo de artifício que poderás assistir de forma gratuita enquanto bebes o teu champanhe, comes as tuas passas e desejas que o que vem aí seja melhor ou que pelo menos consigas sobreviver a mais um ano.

Poupar: Aproveita as festas gratuitas do local onde vives e assiste ao fogo de artifício fora de casa.

8. Roupa

Mesmo que não saias de casa, veste-te a rigor, como se fosses sair. Vestirmo-nos para uma festa faz bem à nossa saúde mental.

Poupar: Não gastes dinheiro a comprar roupa só para uma ocasião, mas caso queiras, aproveita os saldos depois do Natal. Algumas lojas fazem promoções.

Inspira-te nos meus planos de fim-de-semana para tornar a tua festa mais divertida.

 

No final não te esqueças de partilhar como foi a tua noite na tua rede social favorita.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este website usa cookies para oferecer uma melhor experiência de utilizador. Ao usar este portal, aceita todas as cookies.

Estilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de Vida