8 dicas para poupar na passagem de ano

O Natal está a poucos dias, mas com a organização feita, e o mês a terminar, o nosso pensamento e foco já está em como poupar na passagem de ano.

Sabe como poupar na passagem de ano
Sabe como poupar na passagem de ano

Preparei para ti 8 dicas de como podes poupar na passagem de ano, num réveillon caseiro e divertido.

Poupar na passagem de ano

A tua passagem de ano é a melhor porque:

1. Lista de convidados

Um réveillon sem pessoas não é um réveillon. De certeza que concordas comigo. Por isso, o que costumo fazer é preparar uma lista das pessoas que quero que me acompanhem na passagem do ano.

Todos nós à meia noite damos o primeiro passo para um ano mais próspero, por isso, tens de pensar muito bem nas pessoas que estarão presentes.

Quando tiveres o número de pessoas, sabes quantos lugares serão à mesa. A decoração é com a tua melhor loiça, se não tiveres, podes decorar estilo vintage. Aproveita as decorações do natal para colocar na mesa, como castiçais com velas, bolas, árvores de natal.

Resumindo:

  • Lista de convidados (quem vai estar presente);
  • Pratos para a mesa (entrada, prato principal e sobremesa);
  • Bebidas.

Poupar: A decoração de uma mesa de réveillon é muito falada. No entanto, não é preciso gastar dinheiro para decorar se reaproveitarmos decorações e sermos criativos.

2. Menu

A comida é a estrela da noite, por isso tem de ser bem escolhida e a pensar no quanto vais gastar.

Opta por uma comida simples como lombo no forno, mas não compres recheado no supermercado porque fica mais caro. Podes ser tu a colocar recheio ou se fosse a ti, apostava nos acompanhamentos.

Uma outra opção, mais acessível, é o bacalhau. Por isso para ambos os pratos a batata no forno e o arroz são duas boas escolhas.

  • Estilo aniversário (mesa separada com comida e sobremesas deliciosas)

Ter uma mesa à parte vai parecer que está muita comida à disposição. Os convidados podem ir comendo ao longo da noite.

Esta mesa pode ter bolachas, fritos (rissóis), batatas fritas, tostas e patés, queijo, frutos secos.

Os bolos (importantes em qualquer festa): Mousse de chocolate; Torta de laranja; Bolo de rei; Mousse de Requeijão e Abóbora; Pudim e Rabanada.

Nesta mesa podes ainda colocar as bebidas: água, sumo, bebidas com gás, vinho, coquetel de frutas e champanhe.

Poupar: Não te esqueças de avisar o que cada convidado tem de levar para a festa. Pode ser uma sobremesa da preferência de cada um.

3. Duração da festa

Pois, é. A duração da festa vai ter grande peso no orçamento, porque, por exemplo, os homens comem mais que as mulheres. E o mesmo acontece com pessoas mais jovens em relação a pessoas mais velhas.

Se for mais do que uma noite, ao incluirmos o dia seguinte é preciso pensar se tens comida suficiente. Para que não falte ou sobre.

Poupar: Para poupar é preciso duas coisa: planeamento e orçamento.

4. Compras

As compras devem ser feitas com antecedência para aproveitar os descontos e evitar as filas.

Algumas lojas e supermercados, com o aumento da procura, aumentam os preços dos produtos.

Poupar: Confere sempre os preços e quantidades antes ou depois de pagar. Nestas alturas e com promoções, a confusão dentro da loja é maior e os preços podem não estar atualizados.

5. Comida pré-feita

Evita comprar comida pré-feita e isso inclui as sobremesas. Fica mais barato seres tu a fazer em casa.

Poupar: o próximo ano adivinha-se mais difícil. A crise económica deve agravar, por isso toda a cautela é necessária. Não ultrapasses o teu orçamento familiar.

6. Programa para a noite

Durante a quarentena por causa da COVID-19 fiz uma maratona dos filmes do Alien. Adoro este clássico de terror sci-fi.

Podes seguir o meu exemplo e fazer uma seleção de filmes para assistirem ou a uma série. Se não forem do estilo de ficar sentados no sofá a ver um filme, podes sempre optar por um concerto ou musical.

Se forem uma família/amigos mais estratégicos, organizar um jogo de tabuleiro pode ser a solução. O que pode acontecer é que à meia-noite o jogo ainda não terminou.

Poupar: Se fosses a uma festa num hotel, restaurante, entre outros, o programa deles seria o mesmo que vais replicar na tua casa. Música ao vivo. Podes não ter o cantor, mas tens os concertos e não pagas nada.

7. Celebrar ao ar livre

Alguns municípios organizam passagens de ano com entrada gratuita. No final do jantar, podes ir com a tua família e amigos a este espaço para comemorar o fim do ano.

A vantagem é o fogo de artifício que poderás assistir de forma gratuita enquanto bebes o teu champanhe, comes as tuas passas e desejas que o que vem aí seja melhor ou que pelo menos consigas sobreviver a mais um ano.

Poupar: Aproveita as festas gratuitas do local onde vives e assiste ao fogo de artifício fora de casa.

8. Roupa

Mesmo que não saias de casa, veste-te a rigor, como se fosses sair. Vestirmo-nos para uma festa faz bem à nossa saúde mental.

Poupar: Não gastes dinheiro a comprar roupa só para uma ocasião, mas caso queiras, aproveita os saldos depois do Natal. Algumas lojas fazem promoções.

Inspira-te nos meus planos de fim-de-semana para tornar a tua festa mais divertida.

 

No final não te esqueças de partilhar como foi a tua noite na tua rede social favorita.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este website usa cookies para oferecer uma melhor experiência de utilizador. Ao usar este portal, aceita todas as cookies.