5 dicas para preparar o carnaval

No carnaval ninguém leva a mal. Conhece as minhas dicas para preparar o carnaval e festejar esta festa popular. Impossível ficar em casa e não ver os desfiles dos cabeçudos, matronas e foliões.

Dicas para preparar o carnaval e festejar muito
Dicas para preparar o carnaval e festejar muito

Não é cedo para falarmos do carnaval, afinal quem organiza os desfiles leva um ano inteiro a preparar-se. E nós temos poucas semanas para colocar a casa em ordem, bem, queria dizer a carteira em ordem.

Se és como eu e vives o carnaval, então, tenho a certeza que já estará mais ou menos tudo encaminhado.

Dicas para preparar o carnaval

1. Orçamento

Para não andares de roda do mealheiro, o melhor é preparar tudo com muita antecedência. Tens que analisar primeiro as tuas finanças pessoais, perceber até quanto podes gastar e definires um limite.

Tudo depende de como vais festejar. Vais deslocar-te para alguma cidade? Precisas de alojamento? Como vais fazer a tua alimentação?

O carnaval é feriado, mas não é oficial. Por isso, tens de tirar férias.

Dica: Se só estiveres fora no dia de carnaval, podes optar por levar a marmita. Aproveitar um parque para merendar com a família e amigos. As crianças vão adorar mostrar o seu disfarce.

2. O disfarce mais original

As matronas já sabem como se vão vestir.

Acho que a melhor forma de poupar é mesmo reutilizar disfarces antigos ou fazer os próprios fatos.

O melhor é começar por olhar o que temos no nosso guarda-roupa. No YouTube, por exemplo, encontramos dicas excelentes e fáceis de seguir.

Para uma dama (podemos pedir roupa à avó), uma princesa (um vestido longo), um pirata (roupa preta), um mago (uma capa), um animal (um pijama macacão), entre outros… as opções são muitas. E, basta, dar um toque na maquilhagem que o disfarce fica completo.

Dica: Como podes ver por este vídeo, ser um pirata não é muito difícil. Basta ter uma roupa preta, botas altas, um colete e um lenço vermelho.

3. Festejar em casa

Reúne a família e amigos e prepara uma festa em casa. Podem dividir as despesas e, assim, poupas mais do que irem a uma festa organizada ou a um restaurante.

Coloca à disposição uma mesa com o lanche: bolos, pão, uma tábua variada com queijo, fiambre e chouriço, mais as bebidas.

Podes colocar junto da mesa da comida e dos cortinados balões para dar mais alegria à casa.

Depois de as crianças brincarem e os pais conversarem, aproveitem o resto da tarde para dar uma volta pelo bairro. Se estiverem num local onde se comemora o carnaval, como festas organizadas pela câmara municipal e a entrada for livre usufrui.

Dica: Faz máscaras venezianas para oferecer aos teus convidados. Tens este DIY que é só imprimir. Fácil.

4. Atividades animadas em casa

Ficar em casa não significa uma festa chata e aborrecida com as crianças a brincarem e os adultos a olharem uns para os outros.

Prepara uma playlist para terem música animada e organiza uns jogos. Jogos de mímica, colocar um papel na testa e tentar descobrir quem és, pelas dicas da tua equipa, jogar à batalha naval ou ao monopólio.

Quando chegar a hora de jantar, porque não fazem uma pizza? Misturando os diversos ingredientes que são colocados à disposição vai ser bastante divertido. Ou uma salada. Tudo na cozinha.

Dica: Para que ninguém se zangue, todas as tarefas devem ser atribuídas.

5. O desfile de carnaval mais conhecido

No nosso país temos os melhores carnavais. Sendo os mais conhecidos o de Trás-os-Montes e Alto Douro com os caretos, Ovar, Torres Vedras e Loulé.

Muitas pessoas deslocam-se para irem assistir a esta festa, por isso, se for o teu caso tens de considerar alojamento, pesquisar preços e preparar a mala para umas mini-férias.

Deixa-me partilhar o que estes carnavais têm de especial:

  • Trás-os-Montes e Alto Douro: Na aldeia, os rapazes vestem os fatos às riscas com capuz de cores garridas e máscara com um nariz saliente e percorrem Podence aos saltos e gritos.

Estes rapazes encontram raparigas para dançarem. É um carnaval que simboliza a fertilidade.

  • Ovar: Durante todo o mês de fevereiro, Ovar, está em festa com os seus três desfiles. Na festividade é homenageado cidadãos que se destacaram pelo seu envolvimento e contributo à comunidade e ao Carnaval através da figura do rei e rainha.
  • Torres Vedras: O “Carnaval mais português de Portugal” é onde encontramos as famosas matrafonas e os desfiles de carros alegóricos.
  • Loulé: Animação, sátira e folia é o que encontramos em Loulé, muito conhecido pelos desfiles das escolas de samba que desfilam pela cidade.

Mas por todo o país e ilhas tens várias festas. Difícil é mesmo escolher.

Sabe como te podes preparar para uma viagem sem preocupações.

Poupa nas tuas férias.

Dica: Nestas dicas para preparar o carnaval não pode faltar a deliciosa fartura. Não te esqueças de aquecer o estômago com esta fritura deliciosa.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este website usa cookies para oferecer uma melhor experiência de utilizador. Ao usar este portal, aceita todas as cookies.

FamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de Vida