Decorar sem gastar muito

Quando compramos ou mudamos de casa queremos decorar sem gastar muito. Tem ainda mais valor se a decoração for feita por nós. Por isso, conhece estas minhas dicas e avança com projetos de upcycling.

Decorar mas sem gastar muito
Decorar mas sem gastar muito

Dicas para decorar sem gastar muito

1. Inspiração

Não podes começar a decorar sem te inspirares. De certeza que existem muitas zonas da casa que podem ser melhoradas, por isso, lê revistas de decoração, mas vê, especialmente vídeos no YouTube.

Vais encontrar muitos canais que te vão ensinar a pôr em prática o teu projeto DIY ou Upcycling.

2. Orçamento

Para qualquer projeto a que te proponhas deves rever sempre o teu orçamento familiar.

É importante analisar até quanto podes gastar, porque podes ter que adquirir algum tipo de acessório, madeira, entre outros.

3. Móveis

Os móveis antigos, muitas vezes, usados pelos nossos avós podem ser reaproveitados.  A madeira duradoura e de qualidade pode ser pintada com cores neutras ou mais fortes, dependendo da divisão em que irá ficar, os puxadores mudados ou se tiver um ar vintage podes optar por mudar a cor da parede ou colocar um papel de parede que realce e destaque o móvel.

Como se está a usar a mobília antiga se a manteres como está, um móvel, por exemplo, de cozinha é só dar-lhe um ar rústico sem alterações. Excelente para colocar num hall de entrada.

Reaproveita móveis para outras coisas.

4. Bancos, cadeiras e sofás

Às vezes não é o que combina que dá um ar perfeito e diferente a uma divisão. Podes juntar vários tipos de cadeiras numa cozinha, usar bancos pequenos, unir, e tornar numa mesa de centro. E, os sofás recupera mudando o tecido e os estofos.

Estas são ideias para decorar sem gastar muito do teu orçamento. Repara na decoração que vês nas revistas. Na sua maioria, são cores e estilos diferentes.

É na diferença que está a beleza.

5. Mudanças

Decorar nem sempre significa comprar ou renovar determinada peça. Simplesmente, muda as mobílias de sítio. Vais ganhar mais espaço e dar um novo ar à divisão.

A altura ideal para experimentar é na primavera quando começares as limpezas. Sabias que mudar os móveis de sítio traz bem-estar?

  • Renova a energia;
  • Equilibra o Feng Shui (a energia circula pela casa e harmoniza o ambiente);
  • Transforma a divisão;
  • Torna o ambiente mais agradável.

Com as mudanças ganhamos mais espaço.

6. As cores fazem a diferença

  • Tons neutros juntamente com a luz natural melhora o humor;
  • Castanho e verde seco torna os espaços mais frescos, versáteis e inegavelmente calmantes, e reflete o desejo de relaxar;
  • Cinzento é uma cor que se adapta bem a qualquer divisão porque transmite calma e um sentimento de intimidade;
  • Azul é uma cor convidativa;
  • Bege traz personalidade a uma divisão.

Inspira-te com estas fotografias de decoração.

As cores influenciam o nosso estado de espírito.

7. Mudar quadros e peças de local

Decorar sem gastar muito é quando aproveitas quadros e peças que já tens em casa. Só precisas de fazer uma coisa. Mudá-las de divisão.

A jarra que estava na sala para o escritório, o suporte de vela para o quarto, os quadros da sala para o escritório e no final, vais notar a diferença. Algumas peças funcionam melhor na nova divisão do que na anterior.

E os quadros e/ou pinturas ganham nova vida.

O segredo é experimentar.

8. Transformar divisões

A casa de banho é uma divisão essencial e utilizada por visitas, por isso dá-lhe uma nova vida.

Estas pequenas remodelações podem ser significativas para o bem-estar e conforto, como isolar as janelas. E, podes, fazer muito com pouco, só precisas de ganhar conhecimento.

Localmente procura workshops onde possas aprender a trabalhar a madeira e a fazer pequenas reparações. Vais mais facilmente transformar divisões e decorar sem gastar muito, principalmente quando compras com um objetivo.

Poupas mais se fores tu a fazer.

9. Feiras

Quando não queres gastar muito em decoração, mas queres alguma coisa de especial e/ou de diferente procura nas feiras.

Nas feiras de velharia se procurares bem encontras objetos bonitos e que compensam a sua compra.

Pratos antigos são bons para decorar paredes, principalmente para dar um “novo ar” à divisão, sem gastar dinheiro no papel de parede.

Nas feiras encontras coisas baratas.

10. Desenhos dos filhos

As melhores decorações são aquelas que já temos. Os desenhos dos nossos filhos, por exemplo, colocados na sala para todos os amigos e familiares verem, mostra à criança que os pais valorizam o que faz.

Pode, também, inspirar um hobby criativo e mais tarde uma profissão.

11. Traz vida aos espaços

O que mais traz vida aos espaços são os centros de mesa de fruta que colocas na mesa de jantar ou na mesinha de centro da sala.

Outras opções são o uso de pedras para decorar vasos de flores, as conchas que apanhas na praia e quadros com plantas secas.

Podes aproveitar paus de madeira (depois de cuidada e envernizada) que apanhas na floresta/mato para usar como suporte para peças decorativas como renda ou crochê.

Traz a natureza para dentro da tua casa.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este website usa cookies para oferecer uma melhor experiência de utilizador. Ao usar este portal, aceita todas as cookies.

Estilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de Vida