Aproveitar o verão sem gastar muito

Aproveitar o verão não significa gastar, com planeamento podes poupar. As férias são a oportunidade ideal para desfrutar de bons momentos em família, mas também é das épocas onde se gasta mais do que o pretendido. Por isso, controla as tuas despesas com várias sugestões gratuitas.

Aproveitar o verão com a família, com noção das maiores despesas, com orçamento e planeamento
Aproveitar o verão com a família, com noção das maiores despesas, com orçamento e planeamento

Menu do artigo

As despesas que o verão nos traz

Todos queremos aproveitar o verão, mas o pior é quando as despesas crescem, mas a poupança baixa.

É por isso, importante planear. Antes de ir de férias é preciso apontar e rever quais as despesas mais comuns que terás de pagar.

É normal que estas variem porque depende de vários fatores como o tamanho da família, o destino escolhido para as férias, o estilo de vida, as atividades planeadas e o orçamento disponível.

Mas para começar e no geral, estas devem ser as tuas primeiras preocupações:

Alojamento

O alojamento é uma das grandes despesas de verão. É preciso escolher um local adequado que depois permita poupar e compense o investimento
O alojamento é uma das grandes despesas de verão. É preciso escolher um local adequado que depois permita poupar e compense o investimento

Os custos com o alojamento depende do que se pretende. Preferes um hotel, dormir numa pousada, alugar uma casa ou apartamento, fazer campismo ou optar por umas férias numa casa de campo?

O preço varia de acordo com a localização, a época e a procura. Algumas famílias optam por viagens de curta duração ou estadias em casa de familiares ou amigos para poupar nos custos de alojamento.

Transporte

As despesas com o transporte podem incluir bilhetes de avião, aluguer de carros, combustível, portagens ou passes para transporte público.

O valor gasto dependerá da distância da viagem, do meio de transporte escolhido e das promoções disponíveis.

No local de férias podes optar por passear com o teu carro próprio para conhecer zonas, andar a pé ou alugar bicicletas.

A melhor forma de poupar é caminhar, comprar o passe dos transportes públicos e/ou levar as tuas bicicletas, se possível e aproveitar o verão e as férias.

Alimentação

Durante as férias de verão, é comum gastar mais em alimentação, seja em restaurantes, lanches rápidos, compras de supermercado ou refeições preparadas em casa.

O custo pode variar dependendo do local e do estilo de alimentação escolhido. O melhor será sempre optar por comer em casa, por isso é que o alojamento deve ser bem escolhido e de preferência, se for um hostel, com acesso à cozinha.

Atividades e entretenimento

As despesas com atividades de lazer e entretenimento, como a entrada para parques aquáticos, piscinas, museus, cinemas, excursões ou passeios turísticos, também devem ser consideradas.

Estas atividades podem ter preços variados e algumas podem ser gratuitas ou oferecer descontos para crianças, estudantes ou idosos.

Vestuário e equipamentos

Caso seja necessário comprar roupas de verão, como bikinis, calções de praia, fatos de banho, calçados adequados ou equipamentos para atividades ao ar livre, como barracas de camping, pranchas de surf, óculos de sol ou protetor solar, estes itens também podem representar um custo adicional e devem estar incluídos no planeamento, assim como no orçamento.

O ideal será comprar acessórios de verão e roupas nas promoções para poderes utilizar no próximo ano. Por isso, aponta o que te faz falta para te precaveres e aproveitar os descontos quando possível.

Aproveitar o verão com atividades gratuitas

Os dias ensolarados, as noites quentes, o convívio com amigos e familiares chegou, assim como inúmeras atividades de lazer que estão disponíveis nesta época do ano.

No entanto, o verão não precisa ser necessariamente dispendioso. Na verdade, pode ser um verão acessível. Para aproveitar ao máximo o verão sem gastar muito dinheiro vê estas sugestões que partilho contigo.

São ideias que foram pensadas para aproveitar enquanto não vais de viagem, porque são, essencialmente, locais. No entanto, o verão não é só na praia ou quando viajamos. É descansar, relaxar e estar com os amigos e a família.

Atividades ao ar livre

Picnic na praia com os amigos
Picnic na praia com os amigos

O verão significa praia. Com o calor é só no que pensamos e tanto os adultos quanto crianças adoram.

Por isso, como podes aproveitar este local ao máximo? Aproveita para fazer um picnic no areal. Prepara a comida e passe um dia de degustar junto ao mar.

Algumas praias já têm calçadas e pistas especiais para ciclistas, por isso, podes fazer um passeio de bicicleta ou caminhar junto ao mar. Podes, também, acampar, num espaço próprio.

O mais importante é aproveitar o bom tempo, fortalecer os laços familiares e desfrutar de momentos tranquilos, tudo sem gastar muito dinheiro.

Ao pé do rio

Se vives numa aldeia de certeza que já conheces todos os cantinhos. Mas se essa aldeia tiver um rio ou for perto para te deslocares a uma praia fluvial, poupas na deslocação, não gastas em alojamento ou comida e passas um dia fresco junto da natureza.

Desfrutar da cidade e aproveitar o verão

A cidade tem um ritmo muito próprio que às vezes até pode ser cansativo, mas a verdade é que oferece mais entretenimento e acesso à cultura.

Com os dias mais longos e livre do trabalho, podes, com calma visitar monumentos, museus, exposições e ou outros espaços. Brevemente, vais poder usufruir de entrada gratuita, todos os domingos e feriados, nos museus. A lei ainda não foi aprovada, mas tudo indica que vai ser.

Torna-te um turista na tua própria cidade. Vai ao centro de turismo, pega num mapa, obtém informações e aventura-te pela cidade onde vives. Deixa o carro em casa.

Aproveitar a oferta cultural gratuita

Durante os meses de verão, os municípios costumam oferecer uma variedade de eventos culturais gratuitos. É uma ótima oportunidade para sair de casa, conviver e vivenciar.

Existem exibições de cinema ao ar livre, concertos, festivais, música, romarias e muitas outras atividades culturais gratuitas.

Aproveita para desfrutar da cultura sem gastar dinheiro. Verifica as agendas culturais nos centros culturais ou na Câmara Municipal da tua cidade para obter mais informações sobre os eventos programados para os meses de verão.

Organizar jantares de convívio em casa

Reúne os amigos para um jantar em casa. Se cada um contribuir com comida, bebida ou sobremesa, as despesas serão partilhadas entre todos.

Estes convívios são uma excelente oportunidade para colocar as conversas em dia e passar uma noite agradável juntos. É muito provável que os amigos queiram retribuir e passem, também, a organizar um jantar.

Faz o mesmo com familiares. O convívio, a partilha de experiências e alguns petiscos podem transformar esses momentos em algo inesquecível. Podem unir amigos e família.

Mais ideias para o fim-de-semana, aqui.

Festas Populares

Durante o verão, várias cidades e vilas em Portugal celebram as suas festas populares, conhecidas como “festas de verão” ou “festas dos santos populares”.

 

Estas festas incluem desfiles, música, danças folclóricas e uma atmosfera animada. A entrada para a maioria das festas é gratuita, e podes desfrutar da cultura local e da gastronomia.

Caminhadas e Trilhos

Portugal é conhecido pelas suas paisagens naturais deslumbrantes. Explora trilhos e caminhadas gratuitas em parques nacionais, como o Parque Nacional da Peneda-Gerês, ou em áreas rurais, como o Alentejo.

Desfruta da natureza, respira ar fresco e desfruta das vistas panorâmicas.

Praias

Portugal tem uma costa deslumbrante, repleta de praias de areia dourada e águas cristalinas. Aproveita o verão para visitar as diversas praias ao longo do país, desde a região do Algarve até à Costa Verde, no norte.

Organizar atividades em casa

Ao contrário do que se pensa, estar em casa também é divertido. Se tiveres quintal, podes acampar com as crianças, organizar sessões de jogos de tabuleiro, uma “hora do conto” para as crianças e adultos, preparar receitas em família, plantar ervas aromáticas, flores ou até mesmo uma árvore.

Aproveita estes momentos para conversar com os teus filhos sobre sustentabilidade ambiental e poupança. Pensa em atividades diferentes e divertidas.

Voluntariado

As férias podem ser mais do que descanso, podes procurar projetos com os quais te identifiques e além de te valorizares, dás algo de ti à comunidade onde vives.

O verão pode ser um bom momento para refletir sobre como gerir melhor o tempo e como aproveitá-lo de forma significativa. O voluntariado é uma ótima opção que certamente deixará marcas duradouras.

Aproveite esta temporada para criar memórias especiais em família, mesmo com um orçamento limitado.

Resumo

O artigo destaca a importância de aproveitar o verão sem gastar muito dinheiro. Apresenta várias despesas comuns durante esta época, como o alojamento, o transporte, a alimentação, as atividades e o entretenimento, vestuário e equipamentos.

No entanto, também sugere maneiras de poupar, como aproveitar atividades ao ar livre, explorar a própria cidade, desfrutar da oferta cultural, organizar jantares em casa, desfrutar das festas populares, fazer caminhadas e trilhos, visitar praias e organizar atividades em casa. Além disso, destaca, ainda, a possibilidade de participar em projetos de voluntariado durante o verão.

O objetivo é criar memórias especiais em família sem comprometer o orçamento.

Atividades gratuitas

Sabe o que vai acontecer no Funchal

Visita o Porto e aproveita os eventos

Sugestões de associações de voluntariado

Cruz Vermelha Portuguesa: A Cruz Vermelha Portuguesa oferece uma ampla gama de programas de voluntariado em áreas como saúde, apoio social, ação humanitária, entre outros.

Banco Alimentar Contra a Fome: O Banco Alimentar é uma organização que luta contra a fome e o desperdício alimentar. Têm várias campanhas e eventos ao longo do ano onde precisam de voluntários.

Associação Novo Futuro: A Associação Novo Futuro trabalha em prol das crianças e jovens em risco. Oferecem programas de voluntariado que incluem apoio emocional, tutoria e atividades recreativas.

Podemos aproveitar o verão de várias formas. Ajudar pessoas, participar e dar à comunidade é uma maneira gratificante como utilizamos as nossas férias
Podemos aproveitar o verão de várias formas. Ajudar pessoas, participar e dar à comunidade é uma maneira gratificante de como utilizamos as nossas férias

Refood: A Refood é uma organização que combate o desperdício alimentar e redistribui comida excedente para pessoas necessitadas. Contam com uma rede de voluntários para recolher, transportar e distribuir alimentos.

Habitat for Humanity Portugal: A Habitat for Humanity é uma organização internacional que constrói casas para famílias em necessidade. Têm projetos de construção e renovação de habitações e aceitam voluntários.

Associação para o Planeamento da Família: Associação para o Planeamento da Família (APF) trabalha na promoção da saúde sexual e reprodutiva. Oferecem oportunidades de voluntariado em áreas como educação sexual, apoio emocional e prevenção de violência sexual.

Animalife: A Animalife é uma associação que trabalha no apoio a animais em situação de risco. Têm um programa de voluntariado que envolve várias atividades, como alimentação de animais de rua, apoio em campanhas de esterilização e outras ações de sensibilização.

União Zoófila: A União Zoófila é uma associação que trabalha na proteção e cuidado de animais abandonados. Têm um programa de voluntariado que envolve cuidados diários com os animais, passeios, socialização e apoio nas campanhas de adoção.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este website usa cookies para oferecer uma melhor experiência de utilizador. Ao usar este portal, aceita todas as cookies.

Estilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de Vida