Alguma vez consultaste a conta bancária e chegaste à conclusão que não sabes onde gastaste o dinheiro?

Por vezes caímos no erro de pensar que “é só mais esta compra”, ela não vai afetar o orçamento. Outras vezes compramos porque não é muito caro e poder ser útil, mas não precisamos realmente do que estamos a comprar.

Não precisas mais de stressar. Adota pequenos hábitos. Mesmo que não pareçam ter impacto imediato vais ter grandes resultados no final do mês. Muitas vezes nem é preciso acabar com alguns hábitos, basta reduzi-los. Poupar não nos deve fazer senti excluídos de uma vida divertida. Desafia-te!

Não sabes por onde começar? Tens aqui 20 dicas para uma Dona Poupança.

PONTO DE PARTIDA

  1. Divide o teu orçamento mensal. Começa por separar 50% para despesas fixas, 30% para despesas variáveis e 20% para poupança. Ajusta às tuas necessidades. Sabe mais aqui.
  2. Todos os meses coloca de parte o dinheiro para todos os gastos mensais: renda ou prestção de crédito, água, luz, internet, subscrições online, etc
  3. Não te esqueças das tuas despesas anuais, como o seguro do carro, IMI, etc. Divide o valor que pagas anualmente por 12 meses, assim percebes quanto é que precisas de poupar todos os meses para fazer frente a essa despesa anual. É mais fácil separar um pequeno valor mensal do que pagar a totalidade na altura da despesa.
  4. Anota cada uma dessas despesas e revê tudo o que gastastes no final do mês. Podias ter gasto menos em algumas das áreas?

FAMÍLIA

  1. Faz reuniões mensais com o teu par para definirem e atualizarem os objetivos e orçamentos financeiros mensais e anuais
  2. Ensina às crianças o valor do dinheiro
  3. Investe em educação financeira
  4. Procura atividades gratuitas
  5. Procura materiais, roupa e outras necessidades em lojas de segunda mão

COMPRAS

  1. Estás quase a comprar algo. Precisas mesmo disso? Se sim, há outra solução mais barata ou em 2ª mão? Já comparaste o valor com a concorrência? Há saldos?
  2. Precisas de determinados produtos para a tua vida pessoal e/ou profissional? Prioriza o que é mais importante. Estabelece objetivos de poupanças para os comprar.
  3. Evita cartões de crédito para evitar pagar comissões bancárias. Usa o débito sempre que possível.
  4. Deixas-te de fuma? Beber em excesso? Outro hábito? Investe todo o dinheiro que habitualmente irias gastar, numa poupança.

EMPRÉSTIMOS BANCÁRIOS - Soluções que te podem ajudar a pagar

renegociar vs consolidar

1. Crédito Consolidado. Junta todos os teus créditos num só e reduz as prestações mensais até 60%. Passa a ter 1 só crédito, com 1 só taxa de juro, 1 só prazo e uma só entidade financeira. 

(Preparei este guia essencial do crédito consolidado para ti. Clica)

2. Renegociar as taxas do crédito

3. Planeamento financeiro

4. Consulta um assistente crédito. Porquê e 5 Vantagens aqui.

COMIDA

  1. Aprende a cozinhar os teus pratos favoritos de restaurante em vez de ir lá todos os dias. Quem sabe se não tens dote para a cozinha?
  2. Prepara a tua marmita para o dia de trabalho, mesmo que estejas em teletrabalho. Assim evitas cair na tentação de comprar comida porque não tens de tempo de a fazer.
  3. Deitar comida para o lixo é igual a deitar dinheiro para o lixo. Antes de ires às compras vê tudo aquilo que tens e pensa em possíveis receitas.
  4. Vais ao supermercado? Vê tudo o que está em desconto em todos os que estão na tua área.
  5. Compra fruta e legumes em mercearias locais. Normalmente é mais barata e tem sempre mais qualidade.
  6. Sabes todos aqueles doces ao pé das caixas de supermercado? São para te tentar a comprar. Por isso, evita ir com fome ao supermercado para não comprares artigos desnecessários.

POUPANÇA

poupança

 

  1. Cultiva o hábito de poupar todos os meses. Se ficas tentada(o) a usá-lo coloca o que poupaste ou queres poupar numa outra conta
  2. Cria uma conta poupança para o longo prazo. Dinheiro para a reforma? Propinas? A viagem de sonho? Põe tudo nesta conta.
  3. Investe em livros de finanças pessoais

Pront@s para começar uma Dona Poupança?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este website usa cookies para oferecer uma melhor experiência de utilizador. Ao usar este portal, aceita todas as cookies.

Dia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de Vida