As Moratórias Privadas acabaram. E agora?

As Moratórias Privadas acabaram no passado dia 31 de Março de 2021. Muitas famílias tiveram de voltar a pagar as prestações dos créditos pessoais.  E agora?

Antes de mais, a minha sugestão é que analises a tua situação financeira.

Muitas famílias solicitaram moratórias para ter alguma segurança a nível financeiro. Em altura de pandemia, e sem saberem o que viria, muitos aproveitaram a possibilidade de não pagar créditos para acautelar as incertezas perante uma situação de crise ou para criarem uma poupança de emergência.   

Nesta fase é importante perceber qual o impacto da pandemia na tua situação financeira. Para isso começa por analisar se tiveste quebra de rendimentos e onde gastas atualmente o seu dinheiro.  

Teres noção de quanto ganhas e para onde vai o teu dinheiro, é o primeiro passo para garantir a segurança financeira da tua família.  Se concluíres que os seus rendimentos são superiores aos seus gastos, pondere em constituir uma poupança.  

Se os seus rendimentos não são suficientes para pagar as despesas correntes, nesse caso sugerimos algumas alternativas:

  • Vê com o teu banco a possibilidade de ter carência de capital nos seus créditos  

Se estiveres em situação de dificuldade financeira, apesar desta não ser uma solução permanente, verifica se existe a possibilidade de teres carência de capital. Ficando assim só a pagar juros durante determinado período de tempo. Normalmente, os Bancos preferem conceder esta possibilidade durante 6 ou 12 meses, para que os clientes se reorganizem a nível financeiro e não entrem em incumprimento.   

 

  • Aproveita a queda das taxas de juro  

Os Bancos estão preocupados com a fragilidade financeira dos seus clientes, até porque isso poderá representar um aumento do incumprimento.  

Como tal, esta é uma boa altura para tentar renegociar junto dos teus credores (entidades onde tem os créditos a decorrer) os contratos que tens e solicitar revisão das condições contratuais que atualmente tens.   

 

  • Consolida os teus créditos  

Se tiveres alguns créditos a decorrer, esta poderá ser uma boa solução. A consolidação dos créditos passa por liquidar todos os créditos, e ficar apenas com uma prestação mais baixa.   

Nesta situação, o que irei fazer é prolongar o prazo de alguns créditos, reduzir as taxas médias que tens nos teus créditos (principalmente se tiveres vários cartões de crédito) e desta forma ficas com um encargo mensal inferior. O principal objetivo é não entrares em incumprimento e continuares a cumprir com as tuas responsabilidades bancárias.   

Com o valor que vais poupar todos os meses, também poderás aproveitar para ir amortizando o crédito consolidado. Desta forma terminarás de pagar mais rápido e com menos custos.   

Caso tenhas um imóvel, também poderás fazer uma consolidação com hipoteca. Esta solução tem taxas tradicionalmente mais baixas do que um crédito consolidado sem hipoteca, e também tem prazos mais prolongados.

Esta é uma altura de muitas incertezas em relação ao futuro, mas não podemos ficar paralisados, temos que reagir. Existem várias opções para evitar ou colmatar problemas financeiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este website usa cookies para oferecer uma melhor experiência de utilizador. Ao usar este portal, aceita todas as cookies.

CréditosEstilo de VidaPatrimónioCréditosEstilo de VidaPatrimónioCréditosEstilo de VidaPatrimónioCréditosEstilo de VidaPatrimónioCréditosEstilo de VidaPatrimónioCréditosEstilo de VidaPatrimónioCréditosEstilo de VidaPatrimónioCréditosEstilo de VidaPatrimónioCréditosEstilo de VidaPatrimónioCréditosEstilo de VidaPatrimónioCréditosEstilo de VidaPatrimónioCréditosEstilo de VidaPatrimónioCréditosEstilo de VidaPatrimónioCréditosEstilo de VidaPatrimónioCréditosEstilo de VidaPatrimónioCréditosEstilo de VidaPatrimónioCréditosEstilo de VidaPatrimónioCréditosEstilo de VidaPatrimónioCréditosEstilo de VidaPatrimónioCréditosEstilo de VidaPatrimónioCréditosEstilo de VidaPatrimónioCréditosEstilo de VidaPatrimónioCréditosEstilo de VidaPatrimónioCréditosEstilo de VidaPatrimónio