E quando as Moratórias acabarem?

O governo aprovou a 29 de Setembro de 2020 uma extensão de seis meses às moratórias de capital e de juros de crédito hipotecário e consumo, que iriam terminar dia 31 de Março de 2021. Contudo, podes não ter acedido à extensão ou mesmo se acedendo não te deves relaxar/despreocupar em relação às tuas finanças pessoais e/ou aos créditos que irás continuar a pagar. A Dona Poupança tem dicas e encontra soluções para ambas as situações. 

A moratória já terminou.

Não te preparaste para o final da moratória ou o impacto nas finanças pessoais está a ser maior que o esperado? Se te encontras numa destas situações e prevês dificuldades no pagamento das prestações, a Dona Poupança sugere, primeiramente, que entres em contacto com os teus credores antes destas dificuldades se materializarem 

Ao contactares o teu banco ou entidade de financiamento podes ganhar algum tempo. Nenhuma das partes ganha se se entrar em incumprimento, portanto esse contacto pode ajudar a encontrar soluções. Muitos bancos têm mecanismos de carência de capital que permitem que fiques a pagar apenas a parte referente aos juros da prestação bancária aliviando assim as tuas despesas mensais. Através do banco podes ainda pedir uma extensão do prazo do contrato que resulta imediatamente numa redução da tua prestação mensal pelo total do crédito a pagar.

No entanto, nenhuma destas soluções pode ser viável para ti. Ou por o teu banco ter condições de acesso restritas que não se aplicam ao teu caso ou pelo facto de o teu contrato já ter o prazo alargado ao máximo. Contudo, não desesperes. Ainda existem soluções em que a Dona Poupança pode ajudar. Se as tuas despesas em prestações bancárias se estão a tornar incomportáveis a Dona Poupança pode ajudar através de uma consolidação de crédito em que junta todos os teus créditos num único com uma única data de pagamento, com uma possível menor taxa de juro média e, acima de tudo, com uma prestação mensal menor.

Acedeste à extensão da sua moratória.

Acima de tudo não te deves esquecer que o valor dos períodos em que não estás a pagar a prestação bancária não significa que não pagarás. Apenas está ser estendida a longevidade do período em que irá ser pago o crédito contraído inicialmente. Portanto, deve relembrar-te de manter as tuas finanças pessoais saudáveis. Se tiveres possibilidade deves guardar de parte o valor que costumavas pagar mensalmente de prestação bancária. Pois sabe que eventualmente irás recomeçar a pagar e esse dinheiro pode ajudar-te a saldar as dívidas mais rapidamente.

Não tendo essa possibilidade deves esforçar-te ao máximo por poupar, pois essa poupança pode tornar-se essencial no momento em que termine a moratória. Evita despesas desnecessárias e torna o valor poupado numa bolha de oxigénio para as tuas despesas essenciais quando esse momento chegar. Se prevês dificuldades económicas a Dona Poupança sugere que releias as sugestões acima e entres em contacto com o teu banco ou financeira para tentar flexibilizar as tuas contas, quanto mais cedo melhor. Pode não ser possível mas se não tentares não saberás. E se não conseguires a Dona Poupança poderá ajudar com uma operação de consolidação de crédito para que alcances a estabilidade financeira que desejas. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este website usa cookies para oferecer uma melhor experiência de utilizador. Ao usar este portal, aceita todas as cookies.

CréditosDia a diaFamíliaPatrimónioCréditosDia a diaFamíliaPatrimónioCréditosDia a diaFamíliaPatrimónioCréditosDia a diaFamíliaPatrimónioCréditosDia a diaFamíliaPatrimónioCréditosDia a diaFamíliaPatrimónioCréditosDia a diaFamíliaPatrimónioCréditosDia a diaFamíliaPatrimónioCréditosDia a diaFamíliaPatrimónioCréditosDia a diaFamíliaPatrimónioCréditosDia a diaFamíliaPatrimónioCréditosDia a diaFamíliaPatrimónioCréditosDia a diaFamíliaPatrimónioCréditosDia a diaFamíliaPatrimónioCréditosDia a diaFamíliaPatrimónioCréditosDia a diaFamíliaPatrimónioCréditosDia a diaFamíliaPatrimónioCréditosDia a diaFamíliaPatrimónioCréditosDia a diaFamíliaPatrimónioCréditosDia a diaFamíliaPatrimónioCréditosDia a diaFamíliaPatrimónioCréditosDia a diaFamíliaPatrimónioCréditosDia a diaFamíliaPatrimónioCréditosDia a diaFamíliaPatrimónio