Preços: está tudo caro

– “Quanto”?

É a pergunta que te apetece fazer cada vez que vais ao supermercado? A inflação chegou às nossas carteiras e veio para ficar.

Portugal é o terceiro país da Zona Euro onde o preço dos alimentos mais cresceu. E já está a provocar impacto no orçamento familiar.

A perda de poder de compra torna necessário que sejam feitas escolhas importantes dentro do supermercado. Cada vez mais é necessário comprar primeiro o que é mais importante para uma alimentação necessária e saudável. E só depois as gulosices que alimentam a alma.

Preços: está tudo caro
Preços: está tudo caro

Como contornar os preços

Começa com estas dicas que te vou dar para gastares menos por mês:

1. Planear as refeições da semana

Planear as refeições da semana vai ajudar-te a não fazer compras desnecessárias quando tens os produtos que queres na despensa ou no frigorífico.

Cozinhar é mais saudável do que comprares comida pré-feita, congelados ou ir a restaurantes. O primeiro sinal que vais notar será o corte do sal, gorduras e de açúcares refinados presentes na alimentação processada.

No supermercado se fores em cima da hora de almoço e não tiveres comida pronta, facilmente grelhas carne e/ou tofu e cozes massa. Assim, evitas o take-away e é mais saboroso se for feito por ti.

2. Comer em casa

Tens por hábito sair de casa sem tomar o pequeno-almoço?

O pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia porque te dá a energia de que precisas para utilizares ao longo do teu dia.

Comer fora de casa além de ficar caro, não te dá os nutrientes necessários. É essencial evitar os bolos e se comeres bem, nem vais pensar em batatas fritas ou outro tipo de snacks.

Opta por cereais de aveia, leite e/ou leite de soja e fruta. Começa bem o teu dia!

3. Não comer em excesso

É importante consumir sem excessos. Para uma refeição equilibrada inspira-te na Alimentação Mediterrânica:

  • Cereais e derivados, tubérculos: 4 a 11 porções/dia;
  • Hortícola: 3 a 5 porções/dia;
  • Fruta: 3 a 5 porções/dia;
  • Lacticínios: 2 a 3 porções/dia;
  • Carne, pescado e ovos: 1,5 a 4,5 porções/dia;
  • Leguminosas: 1 a 2 porções/dia;
  • Gorduras e óleos: 1 a 3 porções/dia.

Tem sempre presente nas refeições principais a sopa e utiliza um prato médio para te ajudar a controlar o teu consumo.

4. Bebidas

A água é imprescindível à vida, sendo fundamental que se beba água em abundância diariamente. Por isso, pensa, se os refrigerantes, entre outras bebidas são necessárias para o teu consumo diário.

Na hora de poupar é preciso fazer escolhas difíceis e mudar os nossos hábitos de consumo.

É recomendado que bebas água entre 1,5 a 3 litros por dia, mas consulta o teu médico de família.

5. Frutas e legumes da época

A fruta e os legumes são essenciais na nossa alimentação. Vão tornar as refeições mais doces e saborosas, além das vitaminas e minerais que nos fornecem.

Hoje em dia já se encontra frutas e legumes fora da sua época, mas a sua produção é mais cara. Por isso, o melhor é respeitarmos a natureza e a nossa carteira.

6. Ervas aromáticas

Cria a tua própria horta, seja na varanda ou no quintal. As ervas aromáticas são muito boas para dar sabor à comida, como por exemplo os coentros ou louro.

Podem até ser utilizadas para fazer chá. Algumas podem ser congeladas ou congeladas em cubos de azeite para mais tarde utilizar.

A imaginação é o limite. E vê-las crescer é um processo natural que inevitavelmente te levará a uma utilização recorrente na confecção das refeições.

Continua a ler: “10 dicas para poupar na hora de comprar”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este website usa cookies para oferecer uma melhor experiência de utilizador. Ao usar este portal, aceita todas as cookies.

Dia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a dia