4 razões para criar rotinas nas compras

Quando vivemos tempos difíceis, a melhor maneira de os ultrapassar é organizarmo-nos da melhor maneira possível. Se os preços aumentam, criar rotinas nas compras é a melhor arma contra a inflação.

4 razões para criar rotinas nas compras
4 razões para criar rotinas nas compras

Mesmo com a criação de um orçamento dedicado para compras, controlar quanto se gasta não é fácil. É um desafio para todas as famílias. Como nos é indicado em fevereiro deste ano, a alimentação custa 13,6% do salário mínimo. Portugal está em 16.º lugar numa lista de 64 países analisados.

Claro que a situação piorou bastante desde o início do ano, porque a notícia ainda está focada nas repercussões económicas que a COVID-19 nos trouxe.

A alimentação custa 13,6% do salário mínimo
A alimentação custa 13,6% do salário mínimo

Porque estão os preços tão elevados?

Estamos, atualmente, numa bola de neve que desde que começou a rolar, tem vindo a aumentar sem parar. E, parece, que nada a vai conseguir travar de crescer.

Se quando a inflação subiu, em março já se falava no aumento da energia e alimentos em Portugal desde 1994, então temos de olhar para trás, encontrar o porquê destes aumentos e perceber como tudo começa.

  • A gripe das aves ainda nos afeta, subindo o preço de frango e ovos;
  • Alterações climáticas, afetam, por exemplo, plantações de arroz, café e azeite;
  • A falta de água e a diminuição de mão de obra dificultam a produção;
  • Aumentos com os transportes e energia;
  • A COVID-19 afetou muito a área da restauração e muitos serviços sofreram com as paragens obrigatórias quando as empresas fecharam para quarentena. A procura por produtos aumentou e as empresas não tinham como dar resposta;
  • A guerra da Ucrânia e Rússia, leva ao aumento do trigo, entre outros.

Como criar rotinas nas compras

O que acontece se estipulares rotinas quando vais às compras? Poupar. É este o objetivo. Gastar, apenas, o que podes e não ultrapassar esse valor.

1. Cria uma rotina na superfície comercial

Define um dia da semana para ires às compras. Durante o resto do ano mantém-te fiel a esse dia. Começa sempre pelos produtos mais importantes, por exemplo, zona da fruta e legumes.

E escolhe um supermercado. Não vale a pena ires de supermercado em supermercado à procura dos melhores preços. Só vais gastar combustível e tempo. No final, vais ver que o esforço não compensa, porque acabas por pagar mais.

Descobre como os supermercados te levam a comprar mais.

2. Cria uma rotina alimentar

Teres uma rotina alimentar, ajuda-te a fazer a seleção dos produtos que tens de comprar.

As rotinas facilitam as compras. Por exemplo, se comes mais legumes, então estes vão estar sempre presentes nas tuas refeições. E se cozinhares de forma simples, não precisas de comprar molhos ou natas.

Todos os fins-de-semana organiza as refeições da semana. Podes decidir que todas as segundas é dia de grelhados ou que às quartas-feiras é dia de frango assado, para utilizar os restos no jantar.

3. A lista de compras é sempre a mesma

Ao criares uma rotina nas compras, a lista será sempre a mesma. Terás de ter em atenção certos produtos que não se gastam em uma semana, mas de resto vais notar que compras sempre as mesmas coisas.

Vão sempre existir exceções. Quando queremos algo que não é usual comprarmos, como doces ou salgados.

Por outro lado, existe outra forma de nos apercebermos do que costumamos comprar. Os cupões dos supermercados são gerados consoante os teus gostos. Repara que tens sempre promoções para os teus produtos favoritos.

Mas tem em atenção que o objetivo dos cupões é levar-te mais vezes ao supermercado. Parece uma oferta, mas pode acabar por se tornar numa armadilha aos gastares mais dinheiro.

Utiliza os cupões de forma estratégica e em teu benefício.

4. Faz compras regulares

Ao fazeres compras regulares, sabes o que vais consumir. No entanto, se fores de mês em mês tens de supor que vais comer, o que pode levar ao desperdício alimentar.

Uma outra vantagem de fazer compras mais vezes é a de não gastares uma soma elevada.

Ingredientes essenciais que devem fazer parte da tua rotina

Quando se cria rotinas nas compras, já sabes onde te dirigir e o que comprar. Diria que até deixas de precisar de utilizar uma lista de compras.

Os produtos que devem fazer sempre parte do teu carrinho porque duram mais tempo em casa, têm várias utilidades e são mais baratos:

  • Maçãs

As maçãs dão bons lanches porque são nutritivas, ricas em fibra e vitamina C.

  • Bananas

As bananas são boas para fazer panquecas, comer ao pequeno-almoço com a aveia ou para fazer bolos.

A fruta tem vitamina C, magnésio, vitamina B6 e é antioxidante.

  • Feijão

O feijão tem proteína e fibra. Fica excelente em refeições com arroz, saladas ou sopa.

  • Arroz

O arroz é um aliado no controle do apetite e ajuda a baixar o colesterol. Alto em fibra.

  • Massa

A massa é um alimento com fibra e tem a mesma função que o arroz. Pode ser utilizada na sopa.

  • Galinha

Os preços podem ter subido para esta carne, mas uma galinha alimenta uma família vários dias.

  • Ovos

Os ovos são alimentos saudáveis e uma grande fonte de proteína. Podem ser feitos de várias maneiras: cozidos, escalfados, mexidos, crus ou fritos.

  • Legumes congelados

Além de serem mais acessíveis do que se comprar legumes frescos, são, igualmente, nutritivos.

  • Alface icebergue

A alface icebergue é nutritiva, tem uma textura estaladiça e pode ser consumida tanto em saladas, como em sandes.

  • Cogumelos

Os cogumelos tornam as refeições mais deliciosas e diferentes, para além dos nutrientes que têm como vitamina B e D.

  • Aveia

A aveia é deliciosa e é uma fonte de fibra, vitaminas e minerais. Podes usar no pequeno-almoço (papa de aveia) ou para fazer bolachas, pão, entre outras.

  • Batatas

A batata tem vitamina C e mais potássio do que uma banana de tamanho médio.

  • Espinafre

É uma excelente fonte de vitamina A, vitamina C, vitamina K, folato e manganês, e uma boa fonte de ferro, riboflavina e magnésio.

  • Tomate

Os tomates são excelentes para acompanhar todas as refeições. São deliciosos, por isso são utilizados para sopas, pastas, saladas, estufados, entre outros.

Considera estes alimentos como os teus essenciais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este website usa cookies para oferecer uma melhor experiência de utilizador. Ao usar este portal, aceita todas as cookies.

Estilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de Vida