1. Aumenta o teu rendimento
Temos sempre medo de investir porque ficamos sempre presos à ideia de que é uma má decisão. E é verdade, é um risco. Mas depende onde vamos investir. Se queremos aumentar o nosso rendimento e não vê-lo baixar todos os meses, temos que investir ou podemos sempre procurar alternativas.
O investimento, por exemplo, em ações, traz mais-valias e dividendos para a tua carteira e, essencialmente, são outra fonte de rendimento.
2. Juros compostos
Se precisamos de provas de que os juros compostos são a solução para o crescimento do nosso dinheiro, basta conhecer a história do maior investidor norte-americado Warren Buffet que começou a investir aos 10 anos e aos 30 anos o seu património líquido já era de 9,3 milhões de dólares.
Warren Buffet conhece o mercado financeiro e sabe onde investir, mas é alguém que também sabe o significado de tempo e crescimento.
3. Investir o mais cedo possível
Quando somos mais jovens temos mais possibilidade de arriscar. Depois é normal procurar a estabilidade e ganhar algum receio por causa da família, filhos, trabalho e dívidas que se possa vir a contrair. Se não tiveres problemas com o risco vais ser mais audaz nos teus investimentos. Com o aumento do risco, as oportunidades são maiores.
4. Investir na reforma
Ao investires na reforma, por exemplo, através de produtos financeiros PPR vais beneficiar na altura do IRS. Esse dinheiro pode, depois, ser utilizado para reinvestir, colocar parte na tua poupança ou apostar num novo investimento, diversificando, assim, a tua carteira.
5. Investir pouco dinheiro
Não precisas de investir em grandes quantidades, podes investir pouco, mas regularmente. Como o mercado é irregular e existe a possibilidade de perda, investe em produtos de longo termo. Reduzes, significamente o risco e enfrentas mais facilmente os altos e baixos do mercado.
Ao investir em momentos diferentes, obtens um preço médio, beneficiando de um retorno estável.