Consultor de finanças pessoais: porquê ter um?

Um consultor de finanças pessoais é a pessoa que deves procurar se quiseres melhorar a gestão das tuas finanças pessoais.

Estes profissionais ajudam pessoas a gerir o seu dinheiro e a apoiar o crescimento de empresas.

Consultor de Finanças pessoais a aconselhar-me
Consultor de Finanças pessoais a aconselhar-me

É normal que em situações em que a tua vida se altere, penses que precisas de orientação profissional. Falar sobre consultores de finanças não é muito usual. Mas, estes existem, e estão disponíveis para ti, para resolver as tuas dúvidas e dificuldades.

Quem recorre ao consultor de finanças pessoais:

Os jogadores de futebol, por exemplo, são aqueles que mais recorrem a um consultor. Quando assinam os seus contratos, se não tiverem uma visão estratégica, não souberem como investir e começarem a adquirir propriedades, carros, entre outros, podem perder tudo.

O mesmo acontece às empresas. Os consultores vão orientar para determinada oportunidade de investimento, quais os melhores produtos financeiros e que ações devem ser adquiridas.

Mas, toda a gente precisa de um consultor, independentemente da quantia monetária de que dispõe. E porquê? Porque o consultor vai ajudar a evitar dívidas ou a ultrapassá-las. Presta apoio e elabora planos de recuperação com vista ao crescimento do dinheiro.

Desde a análise, às soluções e ao acompanhamento, a gestão que teria de ser feita por nós e sem grande conhecimento, torna-se mais fácil.

Ao estarmos num papel de estudantes, crescemos e aprendemos. Passamos a ter conhecimentos que antes não tínhamos. Métodos que podemos reutilizar e que nos levarão à nossa saúde financeira.

Saúde financeira, como está a tua?

Quando falamos em saúde financeira, devemos primeiro perceber como está a nossa, para que depois possamos mais, facilmente, transmitir ao consultor de como precisamos da sua orientação.

Ou o que achamos que estamos a fazer de errado e queremos corrigir.

Existem cinco categorias de saúde financeira:

1. Doente: Tem dívidas e perde dinheiro todos os meses;

2. Confinado: Dependente do salário. Vive de mês em mês.

3. Saudável: Poupa e tem fundo de emergência. Consegue fazer face a imprevistos, mas não por muito tempo.

4. Em forma: Construiu dois fundos de emergência e tem seguros que o salvaguardam a longo prazo. Está neste momento a investir em ativos que geram rendimentos.

5. Imune: Alcançou a independência financeira. Está a investir todos os meses e pode fazer o que quiser, porque é o responsável por atingir o seu plano de vida.

Em que estado te encontras? Podes fazer a tua simulação aqui.

O que sabe o consultor de finanças pessoais:

Os consultores financeiros sabem como deves criar os teus orçamentos familiares, sair ou evitar a dívida e estabelecer objetivos e metas financeiras.

Oferecem conselhos de como gerir melhor as finanças pessoais, apresentando-te planos onde poderás realizar os teus objetivos a curto e a longo prazo.

No fundo, apresenta-te uma visão das várias fases da vida para as quais deves estar preparado.

Lida, também, com questões emocionais ligadas ao dinheiro.

Como o consultor de finanças pessoais te pode ajudar:

Um bom consultor financeiro ajuda-te e ensina-te a evitar que percas dinheiro. Sabias que os consultores financeiros não são só para pessoas ricas ou milionários?

Trabalhares com alguém que percebe de gestão é uma boa opção para perceberes como colocar os teus objetivos financeiros em andamento.

Melhora os aspetos da tua vida que sentes que estão em falta, como, por exemplo, a preparação para mudares de carreira, preparar o futuro dos filhos ou a tua reforma.

Como não existem soluções iguais, o serviço de um consultor financeiro é sempre personalizado. Porque podes precisar, apenas, de conselhos pontuais ou algo mais específico e abrangente.

Porque deves procurar a ajuda de um consultor financeiro?

O consultor de finanças pessoais, como especialista em finanças e investimento, vai acompanhar-te de forma personalizada. Porque todas as pessoas são diferentes e estão em situações diferentes na vida.

Os consultores na UniPeople, por exemplo, seguem a seguinte estrutura:

1. Diagnóstico: Identificar necessidades

Começam por identificar o que te limita:

  • Habitação;
  • Bens;
  • Saúde;
  • Vida;
  • Veículos;
  • Pet;
  • Acidentes pessoais;
  • Doenças graves.

2. Planeamento: Análise financeira e Construção do plano

Um consultor ajuda-te a orientar todos os aspectos da tua vida:

  • Seguros;
  • Créditos;
  • Poupança;
  • Fiscalidade;
  • Investimentos.

Antevém os imprevistos para que estejas preparado, assim como o teu futuro, assegurando o teu estilo de vida, por isso, diz-te como deves construir uma almofada financeira:

  • Fundo de emergência;
  • Carreira;
  • Família;
  • Reforma (Previdência Privada).

3. Implementação: Apresentação do plano e reuniões de acompanhamento

Assegura que chegas à independência financeira:

  • Património;
  • Concretização de sonhos;
  • Viagens.

Irás ter uma experiência de coaching personalizada e individual que te orientará para uma vida financeiramente segura e livre de dívidas. O propósito é que te sintas mais confiante em relação ao teu futuro.

Lembra-te que casar, ter filhos, receber uma herança ou mudar de emprego pode ter sérias implicações nas tuas finanças.

Encontra o teu consultor na UniPeople, contacta-os aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este website usa cookies para oferecer uma melhor experiência de utilizador. Ao usar este portal, aceita todas as cookies.

Estilo de VidaSaúdeEstilo de VidaSaúdeEstilo de VidaSaúdeEstilo de VidaSaúdeEstilo de VidaSaúdeEstilo de VidaSaúdeEstilo de VidaSaúdeEstilo de VidaSaúdeEstilo de VidaSaúdeEstilo de VidaSaúdeEstilo de VidaSaúdeEstilo de VidaSaúdeEstilo de VidaSaúdeEstilo de VidaSaúdeEstilo de VidaSaúdeEstilo de VidaSaúdeEstilo de VidaSaúdeEstilo de VidaSaúdeEstilo de VidaSaúdeEstilo de VidaSaúdeEstilo de VidaSaúdeEstilo de VidaSaúdeEstilo de VidaSaúdeEstilo de VidaSaúde