Mais ricos, outros mais pobres

Já te perguntaste porque uns são mais ricos, outros mais pobres mesmo quando a inflação chega à casa de muitas famílias? É o que te vou explicar.

Uns mais ricos, outros mais pobres. Só os quem sabem é que aproveitam as oportunidades em plena crise económica.
Uns mais ricos, outros mais pobres. Só os quem sabem é que aproveitam as oportunidades em plena crise económica.

Para uns a crise económica veio agravar a sua situação, para outros veio melhorá-la, tornando-os mais ricos. O mundo está assente numa balança desequilibrada.

Parece que estamos todos a sofrer, mas existem mais ricos. Esta riqueza não pertence só aos cidadãos, mas também ao crescimento de várias empresas.

A riqueza pertence a quem tem mais conhecimento.

Porque uns são mais ricos, outros mais pobres?

1. Dinheiro extra: subsídio

Ficas feliz quando recebes algum dinheiro extra?

Era isto que acontecia a muitas famílias de classe média no passado. Recebiam ou esperavam ansiosamente pelo subsídio e sentiam-se como gratos por terem mais margem no seu orçamento familiar.

Ora, o dinheiro não ficava por muito tempo na conta. Era gasto ou utilizado para fazer umas férias maravilhosas e há muito esperadas.

Hoje, sabemos que o subsídio não serve para pagar uma despesa inesperada, ou para férias, mas sim, para poupar ou investir.

Mas como a maioria das famílias anda sempre de “salário em salário”, já se podiam considerar abonadas naquele mês, especialmente quando iam gastar o dinheiro numa qualquer compra que não podiam fazer antes.

Se não saíres da corrida dos ratos vais permanecer pobre.

2. Mais ricos, outros mais pobres em dinheiro e conhecimento

Os mais ricos têm tudo, os mais pobres vão tendo aquilo que podem.

Não é um mito se te disserem que para enriqueceres tens de aprender. Só se torna num mito se não aplicares o que aprendeste.

Duas pessoas no mesmo curso podem ter percursos diferentes. Uma pode tornar-se rica, a outra ter uma vida mediana. Mas não gosto do termo “rico” é demasiado abrangente e sem contextualização.

Prefiro falar em saúde financeira. Esta tem 5 patamares:

  • Doente: As dívidas estão a consumir a vida financeira;
  • Confinado: De salário em salário. Todos os imprevistos são um problema;
  • Saudável: Consegue suportar imprevistos, mas não a longo prazo. Apesar de ter fundo de emergência (3 meses) e fazer orçamento familiar, de um dia para o outro a vida financeira pode tornar-se um caos;
  • Em forma: Poupa e investe.
  • Imune: Liberdade de escolha. Todos os meses tem dinheiro para investir. Planeia a sua vida financeira.

Simula e descobre em que patamar te encontras.

Por isso, estaríamos a falar de uma pessoa rica que está “em forma”, enquanto um pobre estaria “confinado” ao seu salário, sem grandes escolhas.

A pessoa que está “em forma” consegue identificar as oportunidades, mesmo quando as coisas se tornam mais difíceis. Quem está “confinado” só vê problemas, tem o conhecimento, mas não o aplica.

Quando agarras o conhecimento, como o utilizas?

3. Ser ou não ser: não tem importância

Existem dois tipos de milionários: os que nascem riscos e os que se tornam ricos.

Os que se tornam ricos têm como prioridade poupar e investir em diversos locais. Estes são os dois primeiros passos para quem quer alcançar uma saúde financeira em forma e mais tarde ficar imune, como referido no ponto 4.

Apesar de serem apenas estes dois passos, como é óbvio, apresentam duas características: encontrar oportunidades e saber aproveitá-las. Nem todas as pessoas estão dispostas a arriscar o seu dinheiro.

Se estivermos a falar de pessoas empreendedoras e que o consigam fazer com sucesso o seu crescimento passa por: investimentos/valorização do capital, remuneração e opções de ações para funcionários/participação nos lucros.

Não precisas de começar esta jornada sozinho, um consultor financeiro mostra-te como podes tornar-te “imune”.

4. Características importantes daqueles que se tornam ricos

É isto que tens de fazer este ano se quiseres mudar. E não é a jogar no euromilhões:

Não deixes as tuas ideias na gaveta: se tens objetivos, concretiza-os. Seja alcançar algo profissionalmente ou pessoalmente.

Procura ajuda: sê o primeiro a admitir que não sabe. Não é vergonha procurar ajuda e tirar dúvidas com quem sabe. Todas as perspectivas e o feedback são importantes. Procura um consultor financeiro que te ajude a entrar no mundo dos investimentos.

O risco foi feito para arriscar: nada acontece sem risco e ação. Tens de querer, de ter vontade e motivação. Compromete-te, analisa e planeia.

As tuas ideias e dúvidas são importantes, mas é a tua vontade e motivação que te levam onde queres ir.

5. Torna-te rico

Se queres tornar-te rico deves poupar e investir:

  • Poupar no início do mês;
  • Reforçar o fundo de emergência (6 a 12 meses do teu salário);
  • Investir de forma diversificada (pequenas a grandes quantias);
  • Receber rendimento extra (salário, dividendos, investimentos diversos em ações e fundos).

Sai da tua zona de conforto e aprende como fazer bem todos estes quatro passos. Só assim podes alcançar o último patamar da saúde financeira. Ser imune, ser rico, ter liberdade para fazer e planear.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este website usa cookies para oferecer uma melhor experiência de utilizador. Ao usar este portal, aceita todas as cookies.

Estilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de Vida