10 dicas de poupança para sair da rotina

Podemos fazer muito com pouco dinheiro. Sair da rotina é fundamental para o teu bem-estar, mas também para estimular a criatividade, experimentar algo novo, descansar e relaxar.

Com estas dicas de poupança é mais fácil sair da rotina
Com estas dicas de poupança é mais fácil sair da rotina

Como podes sair da rotina?

1. Voluntariado

Ajudar contribui para a nossa auto-estima. Interagir com outros voluntários é uma oportunidade para conhecer outras pessoas, conviver e fazer amigos.

Além disso, estás num local onde ajudar pessoas ou animais é gratificante. Ser parte de uma comunidade é recompensador. Conheces histórias de vida e percebes como podes ser útil na zona onde vives.

Sair da rotina nem sempre significa passeios de lazer e/ou assistir a espetáculos, existe mais para além disso.

2. Desligar a internet

Estamos 24h/por dia ligados à internet. Vivemos nas redes sociais dos nossos amigos, familiares, colegas e trabalho. Nunca desligamos ou se o fazemos sabemos que podemos ligar a qualquer momento.

Desligar ajuda-nos a viver e a apreciar mais os momentos que estão à nossa frente. É uma forma de sair da rotina. Um fim-de-semana sem internet.

Adere e aproveita o tempo para ler e aprender mais sobre gestão das tuas finanças pessoais ou sobre investir.

3. Agendas culturais

Várias instituições, municípios ou museus têm atividades gratuitas de que podes desfrutar sem pagar nada.

É preciso estar atento às notícias, subscrever as newsletters das várias instituições e consultar com frequência as redes sociais da Cultura de Borla, Cultura Grátis em Lisboa e Cultura Grátis no Porto.

De certeza que vais encontrar um evento que queiras muito ver e/ou participar.

4. Biblioteca

Gostas de ler? Para ler um livro não precisas de ficar fechado em casa. O jardim é um local agradável e solarengo, onde podes fazer um picnic e ouvir música.

Mas a biblioteca oferece imensos espaços de leitura como a sala de leitura, sofás ou espaços de convívio. Tens ainda a vantagem de poder ler o que quiseres. Começa a ler na biblioteca, continua no jardim e termina em casa.

De novidades a livros mais antigos tens muitas histórias para viver que te ajudam a sair da rotina.

5. Municípios

Os municípios, especialmente, em datas comemorativas organizam quase sempre um evento gratuito. Às vezes é necessário inscrição.

É uma excelente oportunidade para participar em caminhadas, festas como a da cidade ou comemoração do carnaval. Inaugurações, por exemplo de exposições, feiras do livro, artesanato, comida local e/ou lançamentos de livros.

6. Jardins e trilhos

Por todo o país temos jardins e trilhos para descobrir. É o caso do Parque Monsanto com mais de 150 espécies de fauna e flora para observar e a Rota da Biodiversidade que podes fazer a pé ou de bicicleta.

Se a natureza for o objetivo, em Torres Novas, podes visitar a  Reserva Natural do Paul do Boquilobo e aproveitar para fazer o Trilho Panorâmico do Tejo.

Muito perto, Mação, é um local com muito para ver e visitar.

Portugal é um país onde não precisas de pagar para ver a beleza que te rodeia. No entanto, tens de gastar dinheiro nas deslocações e alojamento.

Por isso, planeia bem a tua viagem ou as tuas férias.

7. Entrada grátis

Museus, monumentos e palácios sob a tutela da Direção-Geral do Património Cultural têm entrada gratuita ao domingo e feriados até às 14h.

Outros museus com entrada gratuita

  • Museu do dinheiro, Lisboa

A história do dinheiro e a sua relação com a sociedade. No museu podes podes, também, cunhar uma moeda e ver uma barra de ouro de 12 kg.

Qua-Sáb 10.00-18.00

  • Espaço Memória dos Exílios, Cascais

Exposição com fotografias e documentos do exílio de reis, aristocratas e espiões da II Guerra Mundial.

Seg-Sex 10.00-18.00 (fecha nos feriados)

  • Museu da Saúde, Lisboa

Panorama cronológico e compreensivo da história da saúde em Portugal, desde a fundação da nacionalidade até à atualidade.

Iniciativa do Ministério da Saúde com o Instituto Ricardo Jorge.

Qua 10.00-17.00

  • Casa dos Bicos, Lisboa

Entrada gratuita no piso -1, onde podes ver parte da antiga muralha romana de Lisboa.

Encontras, também, peças recolhidas durante as intervenções arqueológicas, com destaque para objectos usados no quotidiano da Casa dos Bicos antes do terramoto de 1755.

Seg-Sáb 10.00-18.00

8. Música

A Fonoteca Municipal do Porto está aberta de terça-feira a sábado, das 14h às 19h e a entrada é gratuita.

Desfruta das atividades relacionadas com música nos vários eventos, tens acesso a livros e podes ouvir muita música (óbvio).

Em Tomar, no Convento de Cristo, mas também no Mosteiro da Batalha e outras cidades realiza-se todos os anos o ZêzereArts. É um festival de música com entrada gratuita.

9. Era uma vez…

As bibliotecas têm para os mais novos  “A hora do conto” que reúne crianças para ouvirem uma história, assim como outras atividades.

Algumas livrarias, também, têm muitas iniciativas para promoverem a leitura.

Descobre na tua localidade quais os programas e iniciativas da biblioteca e papelarias.

10. Ecopistas

As linhas de comboio desativadas, agora são ecopistas. São vias verdes que permitem a prática de passeios pedonais, em bicicleta, cadeira de rodas, patins e outros meios de mobilidade suave.

Vem sair da rotina a descobrir as ecopistas de Minho, Famalicão, Guimarães, Tâmega, Sabor, Dão, Vouga, Montado e Moura.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este website usa cookies para oferecer uma melhor experiência de utilizador. Ao usar este portal, aceita todas as cookies.

Estilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de Vida