Trabalho de verão: ganhar experiência e dinheiro

Trabalhar no verão para os jovens pode ser bastante gratificante. Ganhar experiência e dinheiro é importante porque vão aprender uma função, colocar em prática as suas competências e habilidades. No entanto, o verdadeiro objetivo é começar a fazer poupanças não só para objetivos financeiros de curto prazo, mas também de longo prazo.

O trabalho de verão é uma oportunidade para ganhar experiência e oportunidade
O trabalho de verão é uma oportunidade para ganhar experiência e oportunidade

Menu do artigo

Ganhar experiência e dinheiro

Benefícios do trabalho de verão

As primeiras poupanças são feitas quando começamos a trabalhar e o verão é a melhor época para encontrar trabalho temporário.

Os municípios em parceria com as escolas criam experiências remuneradas, por exemplo, um mês para que os estudantes estejam ocupados, mas também, aprendam o que se faz no município.

Esta é uma excelente oportunidade para trabalhar lado a lado com pessoas com vários anos de experiência e que estão disponíveis para apresentar aos jovens o mundo do trabalho.

Nesta situação, os jovens, se tiverem numa altura em que têm de optar por uma área de estudos, podem conhecer áreas como a comunicação e o marketing, gestão de projetos, arquitetura, educação social, administração, entre outras.

Mas, existem outras oportunidades noutros locais, como na praia ou observação florestal.

Ganhar dinheiro

Trabalhar no verão oferece várias oportunidades de ganhar dinheiro extra. Para os jovens que desejam poupar para objetivos futuros, como pagar a universidade, viajar, comprar um carro ou investir em si mesmos, esta é a altura ideal para ganhar experiência e rendimento.

Adquirir experiência profissional

Um trabalho de verão pode ser uma excelente oportunidade para adquirir experiência profissional. Pode ajudar a desenvolver competências como o trabalho em equipa, comunicação, gestão de tempo e resolução de problemas, que são valiosas em qualquer carreira.

Explorar áreas de interesse

Trabalhar durante o verão permite que os jovens explorem diferentes áreas ou funções. Desta forma, descobrem quais as áreas que lhes despertam mais interesse e pode ajudar na escolha da futura profissão.

Construir uma rede de contatos

Networking é uma das vantagens do trabalho de verão, para além de ganhar experiência e dinheiro para futura poupanças
Networking é uma das vantagens do trabalho de verão, para além de ganhar experiência e dinheiro para futura poupanças

O trabalho de verão proporciona a oportunidade de conhecer e interagir com pessoas de diferentes áreas profissionais. Estas conexões podem ser úteis no futuro para encontrar outras oportunidades de emprego, receber recomendações ou obter insights sobre a área profissional.

Desenvolver competências pessoais

O trabalho de verão pode ajudar no desenvolvimento de competências pessoais, como responsabilidade, autonomia, organização e relacionamento interpessoal. Estas competências são transferíveis para outras áreas da vida e podem contribuir para o crescimento pessoal.

Preparação para a vida adulta

O trabalho de verão é o primeiro contacto com o mundo do trabalho e com as exigências da vida adulta. Aprendem a lidar com horários, responsabilidades profissionais (consoante a sua função), gestão financeira (vender produtos em loja, por exemplo), trabalho em equipa e outros desafios profissionais, adquirindo competências essenciais.

Aprender a lidar com o dinheiro

Trabalhar no verão também pode ensinar os jovens a gerir o seu próprio dinheiro. Podem aprender a fazer orçamentos, poupar, lidar com despesas e tomar decisões financeiras responsáveis.

Ocupar o tempo de forma produtiva

Vê o trabalho de verão não como uma ocupação, mas uma aprendizagem
Vê o trabalho de verão não como uma ocupação, mas como uma aprendizagem

O trabalho de verão ajuda a manter os jovens ocupados e produtivos durante as férias. Em vez de passar todo o tempo livre ocioso, aproveitam a oportunidade para aprender, crescer e desenvolver as suas competências, juntamente com outros jovens que estão na mesma situação.

O verão torna-se mais rico em partilhas e interação.

No entanto, é importante equilibrar o trabalho com o descanso durante as férias de verão. Encontrar um equilíbrio saudável entre trabalho e aproveitar o tempo livre é fundamental para garantir o bem-estar.

Muitas pessoas têm dificuldade em gerir o seu tempo e não respeitam os horários de trabalho e de descanso. Isto, deriva muitas vezes da quantidade de trabalho que têm. No entanto, nos últimos tempos o burnout é um problema que surge com mais frequência.

É preciso cuidar da nossa saúde e de tudo o que nos faz mal e que despoleta sentimentos como ansiedade e stress.

Trabalho temporário: ganhar experiência e dinheiro

Ideias de trabalho de verão

Existem várias ideias para jovens ganharem dinheiro durante o verão. Aqui estão algumas sugestões:

Trabalho temporário

Muitas empresas contratam funcionários temporários durante o verão para lidar com o aumento da procura.

Procura oportunidades em restaurantes, lojas, hotéis e outras empresas que costumam contratar sazonalmente.

Cuidador(a) de animais

Cuidar de animais é uma experiência gratificante e divertida
Cuidar de animais é uma experiência gratificante e divertida

Oferece serviços de cuidador de animais para as famílias (vizinhos) que precisam de cuidados durante as férias de verão.

Alguns animais, como os gatos, ficam muito ansiosos com as viagens e, por isso, a família opta por deixá-los em casa. Como precisam de cuidados como limpeza da caixa de areia, comida e mimos, os donos procuram quem possa ir a casa cuidar ou opta por os deixar em hóteis de animais (solução mais cara).

Entreter crianças

Durante as férias de verão, as crianças ficam sem ocupação e os pais têm de trabalhar. Nesta situação, talvez os teus vizinhos precisem de encontrar alguém que fique com as crianças.

Podes sugerir os teus serviços. Consoante a idade da criança planeia várias atividades para as manter entretidas durante o dia até os pais chegarem do trabalho.

Venda de produtos artesanais

Se gostas de fazer trabalhos manuais como artesanatos, rendas ou crochet, considera criar e vender os teus trabalhos.

Podes, também, fazer bijuterias, objetos decorativos, roupas personalizadas, entre outros.

Vende através das redes sociais e/ou sites de venda como o OLX.

Explicações

Se tens algum conhecimento que possas ensinar, aproveita o verão para dar explicações. Ensinar música, a trabalhar com programas no computador, entre outros…

Aproveita o espaço da biblioteca para as tuas explicações.

Trabalho de jardinagem

Oferece os teus serviços de jardinagem para cuidar da relva e plantas. Muitos idosos têm quintais, mas já não têm vontade de aparar a relva ou cortar as ervas que vão aparecendo no jardim.

E quem sabe se não te interessas por arquitetura paisagística.

Fotografia

Se gostas de tirar fotografias e tens competências, oferece serviços de fotografia para eventos, como casamentos, festas de aniversário ou sessões fotográficas em locais turísticos.

Serviços de entrega

Muitas empresas de entrega, como restaurantes, podem precisar de distribuidores adicionais durante o verão. Verifica se existem oportunidades disponíveis nas empresas locais.

Venda de produtos em feiras ou eventos

Algumas empresas procuram pessoas para apresentar os seus produtos em grandes superfícies, como bolachas, queijos e enchidos, entre outros.

A única situação é que menores não podem fazer demonstração de bebidas alcoólicas.

Trabalho online

Existem várias oportunidades de trabalho online, como freelancer, escritor(a) freelancer, assistente virtual, tradutor(a) ou influenciador(a) de redes sociais. Explora plataformas online que disponibilizam estas ofertas.

Lembra-te de verificar as leis e regulamentações locais relacionadas com o trabalho jovem para garantir que cumpres todas as leis, mas também não és explorado. Em caso de dúvida, fala sempre com o teu responsável.

Dicas práticas e conselhos

  • Sê proativo e mostra iniciativa: Demonstre interesse e disposição para assumir responsabilidades extras, aprendendo e contribuindo além das tarefas básicas. Identifica oportunidades e faz sugestões;
  • Pontualidade e profissionalismo: Chega ao trabalho no horário certo, sem atrasos;
  • Aprende com os colegas mais experientes: Pede orientação e conselhos sobre como fazer determinadas tarefas quando tens dúvidas;
  • Gere o teu tempo de forma eficaz: Planeia as tuas atividades;
  • Comunica de forma clara: Trabalha em equipa, aprende a ouvir e a comunicar as tuas observações e ideias;
  • Disponibilidade: Sê receptivo e disponível a aprender com outras pessoas;
  • Networking: Aproveita a oportunidade para conhecer pessoas e construir uma rede de contatos profissionais. Interage com colegas de trabalho, supervisores e outros profissionais da área. Participa nos eventos e/ou atividades fora do ambiente de trabalho para criar conexões valiosas;
  • Mantém uma atitude positiva: O trabalho é uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional. Mantém uma atitude positiva e aproveita todos os momentos. Valoriza a experiência.

Resumo

No artigo “Trabalho de verão: ganhar experiência e dinheiro” percebes a importância do trabalhar de verão para os jovens. Ganhar dinheiro é o objetivo principal, assim como obter experiência e começar a fazer poupanças para o futuro.

Ao longo do artigo encontras várias oportunidades de trabalho de verão, incluindo programas remunerados oferecidos pelos municípios em parceria com as escolas, onde os jovens podem aprender sobre diferentes áreas de trabalho. Também menciona a possibilidade de trabalhar em locais como praias, observação florestal, entre outros.

O texto ressalta que o trabalho de verão oferece oportunidades para adquirir experiência profissional, explorar áreas de interesse, construir uma rede de contatos, desenvolver competências pessoais, preparar a vida adulta e aprender a lidar com o dinheiro.

Encontras, também, ideias específicas de trabalho de verão, como trabalhos temporários, cuidador(a) de animais, entretenimento de crianças, venda de produtos artesanais, aulas particulares, trabalho de jardinagem, fotografia, serviços de entrega, venda de produtos, trabalho online e explicações.

É preciso encontrar um equilíbrio saudável entre o trabalho e o descanso durante as férias de verão e destaca a necessidade de cuidar da saúde e evitar o burnout.

No final, relembra da importância de verificar as leis e regulamentações locais relacionadas com o trabalho jovem e procurar orientação dos responsáveis em caso de dúvidas. E dicas e conselhos para os jovens que iniciam a sua experiência profissional.

Links úteis

Net-Empregos: É um dos maiores portais de emprego em Portugal, que oferece uma seção dedicada a oportunidades de trabalho temporário e de verão.

Indeed: É um site de procura de emprego que abrange diversas áreas e também possui uma seção específica para trabalhos sazonais e temporários.

Sapo Emprego: É um portal de emprego bastante utilizado em Portugal, onde é possível encontrar anúncios de trabalho de verão.

Carga de Trabalhos: Embora seja mais focado em áreas criativas, também podes encontrar algumas oportunidades de trabalho de verão, como estágios e trabalhos temporários.

Jobrapido: É um site de procura de emprego que reúne anúncios de várias fontes, incluindo oportunidades de trabalho sazonal.

Yay: Dispõe de empregos remotos em Portugal.

Sugestões de leitura

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este website usa cookies para oferecer uma melhor experiência de utilizador. Ao usar este portal, aceita todas as cookies.

Estilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de Vida