Computadores recondicionados: o que precisas de saber

Com os computadores recondicionados podes poupar muito. Depois de utilizados, estes computadores passam por um processo de restauração e recondicionamento antes de serem novamente colocados à venda.

Poupas mais se optares pelos computadores recondicionados. O preço é mais acessível que um computador novo
Poupas mais se optares pelos computadores recondicionados. O preço é mais acessível que um computador novo

Menu do artigo

Comprar um computador semi-novo com um preço abaixo de um novo

Porquê a necessidade de ter um computador

Nem todas as pessoas podem comprar um computador novo. Este dispositivo tornou-se essencial no dia-a-dia e cada membro da família precisa do seu para poder trabalhar.

Mas não só, o computador é um recurso valioso para estudantes de todas as idades, pois permite o acesso a uma vasta quantidade de informação e materiais educativos, como atividades e cursos online.

Os cuidados das famílias com a tecnologia

Num estudo, feito pelo Instituto Nacional de Estatística em 2022, sobre a “Sociedade da Informação e do Conhecimento – Inquérito à Utilização de Tecnologias da Informação e da Comunicação nas Famílias” é referido que 18,6% venderam ou ofereceram pelo menos um equipamento a pessoas externas ao agregado familiar.

E que “Mais de metade dos utilizadores de internet (58,6%) referem ter tido em conta aspetos relacionados com o impacto ambiental durante a compra de novos equipamentos informáticos.”

Os produtos recondicionados

A Worten e a Fnac vendem produtos recondicionados. Os preços são mais acessíveis do que se optarmos por comprar um produto novo.

Produto recondicionado e não usado

Um produto usado é vendido tal como está a um novo cliente, mas quando estamos a falar de um recondicionado, significa que passa por um processo para ser revendido e assim, dar uma “nova vida” a um produto que seria deitado fora para a reciclagem informática.

O processo de recondicionamento geralmente envolve uma série de etapas:

Inspeção e limpeza

O computador é cuidadosamente examinado quanto a danos, componentes defeituosos ou desgaste. É limpo para remover poeira e a sujidade acumulada.

Substituição de peças defeituosas
O processo de recondicionamento é minucioso
O processo de recondicionamento é minucioso

Se algum componente for identificado como danificado ou inoperante, é substituído por um novo ou recondicionado.

Atualização de hardware

Em alguns casos, pode-se optar por atualizar certos componentes, como adicionar mais memória RAM ou substituir o disco rígido por um SSD.

Testes de funcionalidade

Após o recondicionamento, o computador é testado extensivamente para garantir que todos os componentes estão a funcionar corretamente.

Restauração do sistema operacional

O sistema operacional é reinstalado ou restaurado para a sua configuração original de fábrica.

Limpeza externa

O exterior é limpo e, se necessário, é feita a substituição de peças.

Vantagens em comprar computadores recondicionados

Preço mais baixo

Os computadores recondicionados são uma opção mais acessível para quem deseja poupar dinheiro ou obter um computador com um bom desempenho a um preço mais baixo.

Garantia de qualidade

O processo de recondicionamento inclui testes abrangentes para garantir que todos os componentes estão a funcionar corretamente de forma a evitar problemas, mas também garantir qualidade.

Modelos antigos

Comprar um computador recondicionado possibilita obter um melhor software e hardware num computador antigo por um preço mais baixo.

Sustentabilidade: proteger o ambiente

Desperdício eletrónico
Desperdício eletrónico

Optar por um computador recondicionado ajuda a reduzir o desperdício eletrónico, uma vez que se dá uma nova vida aos dispositivos.

Das tarefas mais simples às mais complexas

Um computador recondicionado serve perfeitamente para quem só procura um computador para pesquisar, fazer trabalhos de escrita, assistir a aulas online, utilizar as redes sociais e ver vídeos.

É essencial lembrar que ao comprar um computador recondicionado é necessário analisar e comparar preços e características de cada modelo. Desta forma, evita-se comprar um computador que não satisfará necessidades. Existem computadores para todas as exigências.

Os recondicionados

A FNAC tem um programa de retomas, onde podes saber quanto vale o teu equipamento. Desta forma, podes vender à empresa para que esta, depois possa recondicionar o produto.

Estamos a falar não só de computadores, mas também, smartphones e tablets.

Investir

Com o valor da venda, podes investir em equipamento novo ou optar por comprar um recondicionado.

O objetivo é que tenhas um equipamento superior ao que tinhas, com um software e hardware melhor.

O caso da Forall Phones

A Forall Phones, startup que apostou na venda de iPhones usados, foi pioneira no mercado português na venda de produtos usados, seminovos e recondicionados.

O cliente pode fazer uma retoma e comprar um produto recondicionado.

Graus de classificações dos computadores recondicionados

Os computadores recondicionados são classificados em diferentes graus, dependendo das condições do produto após o processo de recondicionamento.

Essa classificação geralmente segue uma escala que varia entre três e quatro níveis, mas depende sempre de quem vende. As classificações mais comuns são as seguintes:

Grau A: “como novo”

Computadores recondicionados classificados como Grau A são aqueles que estão em excelente estado, com poucos ou nenhum sinal de uso.

Podem apresentar pequenos arranhões ou marcas mínimas, mas estão em ótimo funcionamento. Geralmente, estes computadores são quase indistinguíveis dos novos.

Grau B: “muito bom”

Apresentam algum desgaste visível, como arranhões ou pequenas amolgadelas. No entanto, foram completamente testados e funcionam perfeitamente.

Alguns são vendidos sem a embalagem original ou acessórios, mas para o orçamento familiar pode significar toda a diferença.

Grau C: “bom”

Podem apresentar sinais mais significativos de uso mais evidente, como arranhões, mossas ou manchas. Apesar disso, estão em pleno funcionamento.

No entanto, podem não incluir acessórios originais, como o carregador. E dado o seu estado, o seu preço será, relativamente, mais baixo em relação às anteriores classificações.

Vale a pena comprar um portátil recondicionado?

Imagina um dispositivo que, após ter sido utilizado por alguém, é submetido a um processo minucioso de recondicionamento, ganhando uma segunda vida. Esta prática não permite apenas que poupes dinheiro, mas também contribui para a redução do desperdício eletrónico.

No entanto, para que tenhas vantagens na compra de um produto recondicionado tens de analisar primeiro algumas questões.

Qual é o produto que procuras?

Precisas de um portátil para trabalhar no escritório, como lazer ou para utilizar na criação de vídeos e imagens complexas?

A resposta a esta pergunta vai determinar se para ti compensa comprar um computador recondicionado ou novo.

Qual a origem do computador?

A maioria dos computadores podem ter diversas origens. Podem ter sido devolvidos no período da garantia porque não satisfazia as necessidades do cliente. Através de empresas e revendedores que têm excesso de stock de modelos antigos ou computadores emprestados a empresas.

Assim, é fundamental que o dispositivo tenha sido submetido a uma revisão completa, realizada por profissionais especializados, seguindo os padrões e normas adequadas para garantir o seu bom funcionamento e durabilidade. Somente assim poderás comprar com confiança um  produto recondicionado.

Qual é a garantia que o vendedor me oferece?

É essencial que o vendedor ofereça uma garantia justa, sem exceções ou exclusões. Por norma, a venda de um computador recondicionado beneficia de três anos de garantia.

A garantia é uma forma de proteção para o comprador, assegura que, caso ocorra algum problema com o produto após a compra, possas reclamar e o produto seja reparado ou substituído sem custos adicionais.

Sinto-me confortável com a compra?

Naturalmente, ao optares por um produto recondicionado, é compreensível que possas sentir algumas preocupações quanto ao risco envolvido.

Afinal, os produtos recondicionados já foram utilizados e podem apresentar uso visível. Apesar do preço, só deves comprar quando te sentes confiante e confortável.

O que fazer com o meu computador antigo?

A primeira coisa que pensamos é pedir uma retoma ou colocar num contentor para reciclagem informática, mas e se atualizares o teu computador? Às vezes com uma simples limpeza e algumas melhorias de hardware ou software pode continuar funcional por mais alguns anos.

Poupas dinheiro e valorizas o que é teu. Para entender se é possível recorre a uma loja que tenha este tipo de serviço. Pesquisa se é de confiança e pede uma análise e um orçamento.

Informação que podes encontrar na associação Belga de defesa do consumidor

No site belga Test Achats, podes encontrar vários artigos sobre produtos recondicionados. Alertam para situações de como os vendedores por vezes só fazem garantia para o produto, mas não para as baterias, por exemplo.

Windows 10

Se vais comprar um computador recondicionado, tem em atenção que o suporte para Windows 10 deixará de existir a partir de outubro de 2025.

Para migrar para o windows 11 deves ter em atenção o processador do computador.

Resumo

Os computadores recondicionados são uma opção para poupar dinheiro e reduzir o desperdício eletrónico. Estes computadores passam por um processo de recondicionamento que inclui inspeção, limpeza, substituição de peças defeituosas e testes de funcionalidade.

Os produtos recondicionados são classificados em diferentes graus de acordo com o seu estado. Comprar computadores recondicionados pode ser vantajoso devido ao preço mais baixo, garantia de qualidade e possibilidade de obter modelos antigos com melhorias em software e hardware.

No entanto, é importante analisar o produto desejado, verificar a origem, a garantia oferecida e sentir-se confortável com a compra. Além disso, podes ainda optar por atualizar e melhorar o teu computador em vez de te desfazeres dele.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este website usa cookies para oferecer uma melhor experiência de utilizador. Ao usar este portal, aceita todas as cookies.

Estilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de Vida