O que os milionários em Portugal têm em comum

Os milionários em Portugal estão a aumentar. Estes são os dados mais recentes do estudo feito pela UBS, “Global Wealth Report 2023”. É importante perceber como estes milionários surgem para que possas compreender como crescer financeiramente.

No Correio da Manhã foi noticiado que “Nove dos milionários portugueses têm fortunas acima dos 500 milhões de dólares (mais de 457 milhões de euros)”. Esta notícia vem mostrar que aqueles que investem têm mais hipóteses de enriquecer, mesmo durante uma crise económica.

Os milionários em Portugal aumentaram porque souberam arriscar
Os milionários em Portugal aumentaram porque souberam arriscar

Menu do artigo

Os milionários em Portugal estão a aumentar. Torna-te, também, num

Quem sabe apostar é quem sai a ganhar. Sem riscos, perdemos mais do que ganhamos.

O principal ponto de partida, se quiseres ter resultados, é a mudança. É a vontade de investir e de arriscar.

Como os milionários em Portugal estão a aumentar

Em média são 66 mil euros guardados no final do ano passado, quase o dobro do que em 2012, referiu a Sic Notícias.

Os novos milionários conseguiram criar o seu património através de Ativos imobiliários, depósitos e ações.

Cerca de 3,5 milhões de pessoas têm património entre os 10 mil e os 100 mil dólares, enquanto quase 2,7 milhões detêm entre 100 mil e 1 milhão de dólares. No entanto, quase 1,9 milhões de portugueses não têm património superior a 10 mil dólares.
Cerca de 3,5 milhões de pessoas têm património entre os 10 mil e os 100 mil dólares, enquanto quase 2,7 milhões detêm entre 100 mil e 1 milhão de dólares. No entanto, quase 1,9 milhões de portugueses não têm património superior a 10 mil dólares.

Quando investes pões o dinheiro a trabalhar para ti. Os milionários em Portugal investiram em ativos imobiliários que lhes permitiram fazer frente à crise económica e ao rápido aumento das taxas de juro.

Mesmo que a riqueza gerada em Portugal equivale a 0,3% da riqueza mundial, não devemos menosprezar os dados sobre o aumento dos novos milionários.

Investir traz resultados, neste caso positivos para os novos milionários em Portugal
Investir traz resultados, neste caso positivos para os novos milionários em Portugal

Os 9 passos para te tornares num milionário

Para que possas construir a tua riqueza e a tornares-te milionário, tens de seguir os passos que te vou apresentar.

1. Diversificação nos Investimentos

Os milionários em Portugal têm uma característica comum: investem de forma diversificada.

A diversificação de ativos, incluindo imobiliários, depósitos e ações, contribui para um crescimento mais sólido e contínuo da riqueza, principalmente ao longo do tempo.

Diversificar os investimentos é uma estratégia que ensina a não colocar todo o dinheiro apenas num único produto financeiro, mas sim a explorar diferentes tipos de investimentos.

No caso de alguma coisa correr mal, não perdes tudo o que tinhas investido.

2. Ativos Imobiliários

O crescimento do património dos portugueses é fortemente impulsionado pelos ativos imobiliários.

Os benefícios do investimento em imóveis, são, por exemplo, a geração de rendimento passivo através do arrendamento, mas também pode ser através de fundos imobiliários.

Apesar da volatilidade no mercado imobiliário para quem sabe o que fazer e como, pode fazer muito dinheiro.

3. Educação Financeira

É importante querer aprender para tomar decisões informadas e conscientes.

Os milionários em Portugal não ficaram de braços cruzados à espera de que o seu dinheiro crescesse, mas procuraram produtos financeiros, pediram conselhos a especialistas e analisaram.

Aprender sobre investimentos, gestão de dinheiro, planeamento do ano fiscal, a poupar e a controlar despesas é uma mais valia para qualquer pessoa.

Pois,  investir não é apenas uma questão de sorte, mas sim de conhecimento, determinação e preparação. É essencial pesquisar, analisar o mercado e procurar o melhor para nós e com os princípios com os quais nos identificamos.

Ativos imobiliários geram rendimento passivo
Ativos imobiliários geram rendimento passivo

4. Resiliência e Longo Prazo

Quem quer investir precisa de ter um mindset forte, ser resiliente e apostar no longo prazo.

A riqueza não é construída da noite para o dia, e enfrentar desafios os económicos faz parte do processo.

5. Risco Calculado

Perceber o perfil do investidor vai ajudar-te a perceber se não gostas de arriscar, queres arriscar qualquer coisa ou não tens qualquer dúvidas ou receios.

Compreender que o risco é inevitável ao investir é determinante e é por isso que saber analisar um produto financeiro é uma das principais aprendizagens que deves fazer.

Para mitigar riscos e estares preparado para tudo deves também aprender estratégias e conhecer dicas dos investidores, através dos seus livros, por exemplo.

No entanto, não é preciso que te tornes num especialista, saber o básico é fundamental para depois saberes conversar com quem sabe mais e trabalha na área.

6. Mitos financeiros

Acreditas que não é possível tornares-te milionário?

A construção de riqueza não é exclusiva para um grupo exclusivo de pessoas. Quem tem um património modesto, pode tomar medidas para melhorar a sua situação financeira.

Se continuares a poupar e a investir o tempo trabalha a teu favor.

7. Aproveitar Oportunidades de Mercado

Durante uma crise económica, como as notícias nos mostraram, aqueles que investem têm mais oportunidades de enriquecer.

Algumas das melhores oportunidades de investimento podem surgir durante uma crise, quando os ativos podem estar subvalorizados.

8. Planeamento Financeiro

Deves ter um plano financeiro sólido, com metas claras, definir um orçamento familiar, acompanhar as despesas e rever periodicamente os investimentos para garantir que estão alinhados com os objetivos, mas também para analisar o seu crescimento.

9. Persistência

Não te tornas rico de um dia para o outro. Os investimentos não crescem num mês. Lembra-te que a jornada para a riqueza é um processo contínuo.

 

Sê persistente e adapta-te às mudanças do mercado. A tua aprendizagem constante sobre finanças e investimentos vai garantir o teu sucesso financeiro.

Se seguires estes princípios vais crescer financeiramente.

Resumo

Houve um aumento dos milionários em Portugal e esta informação vem evidenciar a importância de investir para enriquecer, mesmo durante uma crise económica.

Uma das estratégias para quem quer tornar-se milionário é diversificar os seus investimentos em diversos produtos financeiros, incluindo ativos imobiliários, depósitos e ações.

Este tipo de investimentos foi a abordagem comum entre os novos milionários e deve fazer parte do planeamento financeiro de quem quer alcançar a riqueza.

A educação financeira é importante, pois os milionários procuram o conhecimento para tomar decisões mais informadas. Ter um mindset forte ajuda a trabalhar os investimentos a longo prazo e a aceitar mais riscos, característica essencial para construir riqueza.

Ter um planeamento financeiro sólido, interesse e vontade de aprender são mencionados como fatores determinantes para o sucesso financeiro ao longo do tempo.

Em resumo, o texto oferece os princípios para crescer financeiramente e eventualmente tornar-se milionário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este website usa cookies para oferecer uma melhor experiência de utilizador. Ao usar este portal, aceita todas as cookies.