Ansiedade financeira: assumir o controlo da vida pessoal

A Ansiedade financeira é um problema crescente, muitas vezes silencioso, mas muito presente no nosso quotidiano e comportamentos. Pode surgir em qualquer momento durante uma fase complicada como o desemprego ou dívidas. É uma doença que precisa de ser combatida de maneira a não agravar.

A ansiedade financeira se não for tratada por evoluir para depressão
A ansiedade financeira se não for tratada pode evoluir para depressão

Menu do artigo

Ao contrário do que se pensa, a ansiedade financeira tem um impacto significativo nas finanças pessoais. Pode levar a que a pessoa ganhe uma atitude negativa e se deixe levar pela desmotivação e pensamentos irracionais em como nunca irá sair daquela situação.

Os sintomas da ansiedade financeira

Problemas relacionados com o dinheiro são muito comuns. No entanto, podem ir de ansiedade financeira e agravar para uma depressão.

Pensamos que sabemos o que é a ansiedade e que é apenas momentânea. No entanto, não estamos preparados se escalar de uma simples dor de cabeça para um ataque de pânico ou começarmos a ter dificuldades em dormir, tornarmo-nos irritáveis com qualquer assunto e estarmos constantemente preocupados.

Algumas pessoas, podem, inclusive, tornar-se apáticas e não conseguir comer.

Impacto no quotidiano

Quando ficamos ansiosos não agimos, por isso sentimos que não conseguimos progredir, ficando com medo e duvidosos dos nossos atos.

O sentimento de doença leva ao enfraquecimento e à fadiga, impedindo-nos muitas vezes de sair de casa. Outros sintomas que podem surgir são a diarreia, náuseas e dores no peito.

Ansiedade Financeira: uma doença mental

A ansiedade financeira é mais do que a preocupação com as dívidas ou a antecipação de despesas. Pode prejudicar seriamente a saúde mental e emocional de uma pessoa.

Além disso, a ansiedade financeira pode levar a decisões impulsivas e prejudiciais, resultando em mais dificuldades financeiras a longo prazo.

Quando se torna um obstáculo à rotina e põe em causa relacionamentos ou prejudica a vida profissional, significa que houve uma perda de controlo e é necessário agir o mais rapidamente possível.

Neste caso é preciso falar com um médico e resolver o problema. O mais importante é reter que existe sempre uma solução.

Razões que levam à ansiedade financeira

A ansiedade como qualquer outra doença vai evoluir e adaptar-se às situações que vivemos. E é normal que nos sintamos ansiosos em um ou outro momento. O problema é quando se torna patalógica.

Dados sobre a ansiedade: não és o único

Experiências negativas ou traumáticas podem levar à ansiedade financeira, como baixos rendimentos, não conseguir pagar a renda, ser desalojado ou perder o emprego.

Caso algum familiar tenha um negócio que faliu (histórico familiar), pode originar um sentimento de medo constante de falhar.

A OMS (Organização Mundial da Saúde), divulgou o Relatório Mundial de Saúde Mental 2022 e mostra que houve um aumento dos casos de depressão e ansiedade. Principalmente durante a pandemia por COVID-19, no primeiro ano, 76 milhões foram diagnosticados com ansiedade.

Lê a notícia em português, aqui.

Consulta o Plano de Ação Integral de Saúde Mental 2013-20230.

Resiliência emocional

Durante uma crise emocional é necessário enfrentar as emoções e resolver o problema o mais rápido possível. Deixar andar vai aumentar a ansiedade e a preocupação.

A ansiedade é uma doença que nos consome lentamente e pode, mesmo, impactar a nossa rotina
A ansiedade é uma doença que nos consome lentamente e pode, mesmo, impactar a nossa rotina

Criar estratégias: ganhar controlo da vida pessoal

Para ultrapassar a ansiedade é preciso criar estratégias para conseguir ganhar controlo da vida pessoal, assim como das finanças pessoais.

A primeira coisa a fazer é parar e pensar, analisar a situação financeira e tentar identificar a causa da ansiedade.

E, conforme a situação, enfrentar os problemas. É as dívidas? Então começar a poupar para amortizar ou se tiveres muitos créditos, procurar aconselhamento e tentar consolidar. No caso de desemprego procurar um novo emprego e atualizar o currículo.

É importante, também, ter uma vida ativa e uma alimentação saudável.

Finanças pessoais: evitar a ansiedade financeira

A Importância da organização financeira

Uma das maneiras mais eficazes de combater a ansiedade financeira é através da organização. Criar um orçamento detalhado e acompanhar regularmente as receitas e despesas, pode fornecer uma visão clara das finanças pessoais.

Conhecer exatamente para onde vai o dinheiro que gastas ajuda a reduzir a incerteza e a ansiedade associada a ele. Além disso, a organização permite identificar áreas de desperdício e oportunidades de poupança, contribuindo para um futuro financeiro mais estável.

A Literacia Financeira como ferramenta

Além da organização, a literacia financeira desempenha um papel fundamental na superação da ansiedade financeira.

Compreender conceitos como investimentos, juros, poupança e planeamento para a reforma é importante para tomar decisões financeiras informadas e sem dúvidas. A educação financeira não apenas proporciona confiança, mas também ajuda a evitar armadilhas financeiras comuns, como maus empréstimos e investimentos arriscados.

Viver sem ansiedade financeira

Quando a organização e a literacia financeira estão presentes na tua vida, a perspetiva financeira muda drasticamente. Vais tornar-te mais conscientes dos teus hábitos de, por exemplo, como gastas o dinheiro, aprender a poupar para metas e objetivos específicos e a investir para o futuro. Crias um ciclo positivo onde a ansiedade financeira é reduzida, e a confiança no futuro aumenta.

Ter literacia financeira e organização não apenas ajuda a lidar com as pressões financeiras do presente, mas também preparam para os desafios futuros.

Um fundo de emergência, investir e gerir dívidas de forma eficaz são práticas que proporcionam segurança e estabilidade a longo prazo.

Conclusão: Um futuro financeiro livre de ansiedade

A ansiedade financeira pode tornar-se um problema se não for tratada. Com a organização e a literacia financeira, é possível transformar uma vida de preocupação numa vida de confiança e segurança financeira.

Ao compreender onde o dinheiro está a ser gasto, começar a poupar e investir com sabedoria, vais superar a ansiedade financeira e viver uma vida mais leve e realizada.

Portanto, é fundamental investir tempo e esforço na educação financeira pessoal e na criação de hábitos financeiros saudáveis. Ao fazer isto, é caminhar para um futuro financeiro mais seguro e, mais importante ainda, uma vida mais tranquila e feliz.

Resumo

A ansiedade financeira é uma preocupação crescente, frequentemente silenciosa, que afeta muitos aspetos da vida quotidiana, podendo surgir durante períodos difíceis, como desemprego ou dívidas.

Esta ansiedade pode levar a uma atitude negativa, desmotivação e a más decisões financeiras. Quando não tratada, pode evoluir para depressão e outros problemas de saúde mental.

Para superar a ansiedade financeira, é importante criar estratégias para ganhar o controlo financeiro. Identificar as causas da ansiedade, enfrentar problemas como dívidas através de estratégias como poupança e consolidação de créditos.

Investir tempo e esforço na educação financeira e na criação de hábitos financeiros saudáveis, é possível superar a ansiedade financeira e alcançar uma vida mais leve e realizada. Estas práticas ajudam a lidar com as pressões financeiras, mas também preparam para desafios futuros, proporcionando segurança e estabilidade a longo prazo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este website usa cookies para oferecer uma melhor experiência de utilizador. Ao usar este portal, aceita todas as cookies.

Sem categoriaSem categoriaSem categoriaSem categoriaSem categoriaSem categoriaSem categoriaSem categoriaSem categoriaSem categoriaSem categoriaSem categoriaSem categoriaSem categoriaSem categoriaSem categoriaSem categoriaSem categoriaSem categoriaSem categoriaSem categoriaSem categoriaSem categoriaSem categoria