As red flags financeiras: é melhor ter um coração partido ou a carteira arruinada?

Todos os relacionamentos devem ser baseados na confiança, compreensão e apoio.

Mas será que é isso que acontece no teu…?

Quais são as red flags numa relação a que deves estar atento/a?

Se quiseres evitar tensões e conflitos, está atento a estas 9 red flags.

Quando o assunto é dinheiro, o melhor é estares atento/a a estas red flags financeiras
Quando o assunto é dinheiro, o melhor é estares atento/a a estas red flags financeiras

Menu do artigo

É natural estar alerta quando namoramos, afinal, estamos a conhecer a pessoa.

E todos sabemos que os problemas financeiros podem arruinar um casamento.

Posto isto, nem todas as red flags são sinónimo de que a relação está condenada. Estas podem servir como ponto de partida para uma melhor comunicação entre o casal. Nunca te esqueças: Uma boa comunicação é o pilar de todas as boas decisões, financeiras ou não.

O que fazer quando não há espaço para comunicar, porque uma das pessoas se recusa a fazê-lo? Uma recusa inicial é compreensível e até expectável. Porém, se, por muito esforço que faças, a tua cara-metade se recusa a falar, talvez seja melhor repensares a relação.

Red flags financeiras numa relação

1. Ele/ela não quer falar sobre dinheiro

A comunicação é essencial numa relação e a pior coisa que pode acontecer é alguém não querer falar sobre as suas Finanças, sobre nada, em circunstância alguma. Secretismo total não costuma ser indício de algo bom…

Conhecer a situação financeira, saber se tem dívidas ou como organiza o dinheiro são temas que devem ser partilhados e debatidos.

Deve haver abertura para falar sobre como, por exemplo, se vai pagar a conta em encontros. Dividem 50/50 sempre? Um paga desta vez, o outro paga na próxima?

Depois de alguns meses de namoro, saber como gerem as suas poupanças e se têm investimentos é determinante para compreender se a pessoa com quem estás é alguém que estará disponível para crescer financeiramente contigo.

2. Os vossos objetivos financeiros são incompatíveis

Casais em relações saudáveis planeiam o seu futuro juntos, incluindo o seu futuro financeiro. Se o teu/tua parceiro/a não está interessado/a em falar sobre metas financeiras, poupanças ou investimentos conjuntos, isso pode indicar falta de compromisso ou interesse na relação a longo prazo.

Estudos indicam que, a partir dos 5 meses de namoro, não haver objetivos financeiros conjuntos é sinal de que a relação, mais cedo ou mais tarde, irá terminar.

3. Há desigualdade nas contribuições

Um “date” é a melhor altura para observares como o teu/tua parceiro/a reage.

Os relacionamentos devem ser equitativos, inclusive quando se trata de Finanças. Se um gasta consistentemente mais do que o outro ou se recusa a contribuir para despesas compartilhadas, certamente isso levará a desavenças e discussões futuras.

Os gastos impulsivos e irresponsáveis podem levar a problemas financeiros significativos. E, se o teu/tua parceiro/a frequentemente toma decisões financeiras precipitadas, como compras extravagantes ou empréstimos imprudentes, isso pode significar que ele/a tem falta de controlo financeiro. O que, por sua vez, impactará negativamente o relacionamento a longo prazo.

4. Ele/a julga as tuas decisões financeiras

Uma das grandes red flags financeiras numa relação é quando o teu/tua parceiro/a põe em causa as tuas decisões financeiras.

Num relacionamento, o respeito mútuo é fundamental. Não apenas respeitar as diferenças entre ambos, mas também confiar nas decisões financeiras do outro. Quando um parceiro julga constantemente as tuas escolhas financeiras, pode significar que não há confiança no e/ou respeito pelo teu discernimento.

Cada indivíduo tem a sua abordagem única para lidar com questões financeiras. Alguns são mais conservadores, enquanto outros estão mais dispostos a correr riscos. É importante entender e respeitar essas diferenças, reconhecendo que diferentes perspetivas podem trazer mais riqueza e melhores estratégias financeiras.

Ter espaço para tomar decisões pessoais sobre como gastar ou poupar o teu próprio dinheiro, desde que isso não prejudique as metas financeiras do casal, é absolutamente crucial.

Quem julga quem?
Quem julga quem? Uma relação deve ser sobre comunicar e criarem estratégias juntos

5. Ele/a trata-te como uma criança que não percebe nada de Finanças

Sentes que o teu/tua parceiro/a te trata de maneira condescendente em questões financeiras? Em vez de respeitar a tua capacidade de entender e tomar decisões sobre Finanças, trata-te como se fosses ignorante?

Isso só significa uma coisa: Está a tentar dominar o relacionamento e, pior, a destruir a tua autoestima e autoconfiança.

Indica, também, que haverá sempre falta de comunicação, respeito e confiança no relacionamento.

Quando um parceiro trata o outro como uma criança que não entende nada sobre nada, está a atribuir diferentes níveis de importância ao conhecimento e experiência de cada um. Esta atitude pode surgir de várias maneiras, como interromper o parceiro quando ele/a tenta falar sobre Finanças, ignorar as suas sugestões e decisões, ou até mesmo fazer escolhas financeiras significativas sem o/a consultar ou informar.

Ao agir assim, o/a parceiro/a exclui efetivamente o outro do processo de decisão.

6. Vocês têm prioridades financeiras divergentes

Se ambos têm visões muito diferentes de como se deve gastar e poupar, isso pode originar conflitos constantes. É importante encontrar um equilíbrio e compromisso entre as prioridades financeiras de ambos para garantir que os dois se sentem ouvidos e respeitados.

Muitas vezes, esquecem-se de que estão num relacionamento a longo prazo. Se o/a teu/tua parceiro/a pede presentes caros ou pensa em fazer viagens para as quais não tens capacidade financeira, não está em sintonia contigo.

Pode também questionar o porquê de não receber uma prenda do mesmo valor que da que te ofereceu. Vai pressionar-te e envergonhar-te. Quem gosta realmente de ti vai incentivar-te e motivar-te para que consigas alcançar os teus objetivos financeiros.

7. Ele/a quer impressionar-te

Aquela surpresa impressionou-te ou deixou-te de pé atrás?

Quando o/a teu/tua parceiro/a está sempre a mostrar que tem posses financeiras e que pode comer num restaurante luxuoso, deves questionar qual é o seu estilo de vida.

Estará só a impressionar-te ou sabe fazer uma boa gestão financeira para aproveitar a vida com as pessoas de quem mais gosta? Este é um sinal para também tentar perceber como ele/a é quando estão acompanhados por amigos e familiares.

Não queres estar com alguém que seja avarento ou que se prive de todas as comodidades da vida. Por outro lado, também não deves estar numa relação em que a pessoa tenha comportamentos motivados pela necessidade de validação social e pelo desejo de impressionar os outros.

Mais tarde, poderão ter uma vida financeira instável, com pouco ou nenhum investimento, poucas poupanças e muitas dívidas.

8. Ele/a tem falta de ambição

A ambição é o açúcar que adoça e estimula a vida.

Uma pergunta essencial para compreender se estás alinhado/a com a visão do/a teu/tua parceiro/a quanto à sua carreira, habitação e constituição de família é: “Quais são os seus objetivos?”

Se ele/a tiver alguma dificuldade em responder, pode significar que não tem uma visão clara sobre o que quer para o seu futuro. E, atualmente, é normal que as pessoas vivam as incertezas da vida um dia de cada vez. Não significa que haja falta de ambição.

No entanto, para ti, a resposta pode ter um grande impacto, pois podes já ter um plano de vida. Por isso, deves refletir sobre como te sentes. Podem falar dos vossos hobbies e dos vossos principais gastos. Isso vai mostrar-te o valor que ele/a dá ao dinheiro e deixar-te perceber se vocês partilham os mesmos valores.

9. Ele/ela tem um segredo que não te quer revelar

Um dos primeiros sinais de alerta num relacionamento é a falta de transparência financeira. Se o/a teu/tua parceiro/a esconde dívidas, gastos excessivos ou qualquer outra informação relevante sobre a sua situação financeira, indica problemas de confiança e comunicação. A honestidade é fundamental para construir uma base sólida em qualquer relacionamento.

Resumo

As red flags numa relação, especialmente no contexto das finanças são comportamentos preocupantes que indicam possíveis problemas, conflitos ou desafios no relacionamento.

Reconhecer e abordar estas red flags é crucial para manter um relacionamento saudável e bem-sucedido. Algumas red flags financeiras comuns incluem falta de comunicação sobre dinheiro, objetivos financeiros incompatíveis, desigualdade na contribuição financeira, julgamento das decisões financeiras do/da parceiro/a, segredos financeiros, gastos impulsivos e irresponsáveis, entre outros.

É importante abordar estes problemas para construir um relacionamento onde ambos partilhem dos mesmos valores.

Estás solteiro e à procura de alguém? Fica atento/a ao próximo artigo para aprenderes a identificar red flags na fase de dating

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este website usa cookies para oferecer uma melhor experiência de utilizador. Ao usar este portal, aceita todas as cookies.

FamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de Vida