Finanças: comunicação do casal

Gerir as finanças em casal pode ser um desafio, portanto, a comunicação do casal é o pilar do sucesso financeiro, essencial na construção de uma base forte e sólida para o futuro financeiro do casal.

A comunicação do casal é a base para o sucesso financeiro
A comunicação do casal é a base para o sucesso financeiro

Menu do artigo

Dinheiro do casal

Todas as pessoas têm os seus valores e formas de trabalhar, por isso os casais notam alguma dificuldade em chegar a um acordo sobre a gestão do dinheiro do casal.

Trabalhar em equipa

É normal que um casal encontre as suas diferenças e é por isso que a comunicação é importante. Partilhar as preocupações financeiras de cada um e os seus pontos de vista, ajuda a que ambos tomem uma posição, se ajudem mutuamente e cheguem a um consenso.

Desta forma, torna-se mais fácil trabalhar no planeamento financeiro da família. É que todas as fases da vida são diferentes. Existem mudanças de emprego, desemprego, problemas de saúde, imprevistos, filhos e às vezes divórcio.

É preciso que ambos estejam preparados para tudo.

A comunicação do casal

A comunicação do casal deve ser feita de forma transparente e aberta para que ambos se possam ajudar, resolver conflitos e dilemas
A comunicação do casal deve ser feita de forma transparente e aberta para que ambos se possam ajudar, resolver conflitos e dilemas

1. Os casais falam sobre as suas preocupações financeiras

Os casais devem falar sobre as suas preocupações financeiras por várias razões:

Transparência e confiança

A comunicação sobre as preocupações financeiras de cada um mostra abertura, transparência, entendimento e constrói confiança entre o casal. Ao partilhar as preocupações, cada um está a ser honesto sobre o que pensam da situação financeira que vivem. A comunicação, sem dúvida, fortalece o relacionamento.

Evitar ressentimentos e conflitos

As preocupações financeiras quando não são expostas ao outro, podem levar a ressentimentos e conflitos no relacionamento.

É importante falar sobre o que se sente e juntos identificarem os problemas e encontrar soluções.

Os ressentimentos que não são falados podem transformar-se mais tarde em problemas.

Planear em casal

O casal quando pensa em conjunto nos objetivos financeiros é uma forma de, também, exporem as suas preocupações financeiras. Quando ambos trabalham num objetivo, permite que como equipa enfrentem qualquer desafio financeiro.

Ansiedade financeira

A ansiedade financeira pode surgir por muitas razões, mas quando o casal se apoia mutuamente, encontram maneiras de lidar com os sentimentos negativos, preocupações e medos em relação às finanças.

A comunicação do casal é o segredo. Imaginemos que de repente o/a parceiro/ se vê desempregado ou tem rendimentos inferiores, ambas as situações para muitas pessoas podem ser a causa da ansiedade. Expor as preocupações vai fazer com que seja mais fácil manter uma perspetiva positiva.

Qualquer que seja a situação esta muda consoante os esforços de cada um.

2. Tomam decisões juntos

O casal que toma decisões juntos, planeia o futuro.

Incluir metas e objetivos financeiros, como poupar para a reforma, comprar uma casa ou planear a educação dos filhos é ter, ambos, uma compreensão clara dos  desafios financeiros e das decisões que terão de fazer.

Falar sobre prioridades e alinhar os objetivos e as expectativas financeiras  em conjunto significa que já são uma equipa e que juntos fazem mais e vão mais longe.

3. Decidem como poupar mais todos os meses

Poupar mais todos os meses requer disciplina, comprometimento e algumas estratégias eficazes.

O casal deve estabelecer metas de poupança para que todos os meses consigam colocar de parte dinheiro que irá para:

  • Fundo de emergência;
  • Objetivos financeiros de curto prazo (viagens, educação dos filhos, casa e/ou carro, entre outros…);
  • Investimentos para a poupança de longo prazo.

Devem, também, criar um orçamento detalhado para ajudar a controlar os gastos, assim como acompanharem regularmente a evolução das suas decisões.

4. Procuram o conhecimento financeiro

O conhecimento financeiro permite que o casal tome decisões financeiras mais conscientes e fundamentadas.

Com conhecimento percebem melhor os diferentes produtos financeiros, as estratégias de poupança, investimento, opções de empréstimo e outras questões financeiras relevantes, como os seguros.

A comunicação do casal facilita a troca de ideias no que se refere às ferramentas para traçar um caminho objetivo. Nos dias de hoje, existem várias ferramentas e aplicações que auxiliam a alcançar os objetivos definidos com sucesso.

Aprender reduz o risco de cair em armadilhas financeiras e ensina a lidar com consequências negativas, como, por exemplo, uma crise económica.

Ter conhecimento financeiro prepara, ainda, o casal para lidar com imprevistos como a perda de emprego e a doença através de medidas adequadas para proteger a sua segurança financeira (fundo de emergência e seguros).

5. Todas as semanas olham para o seu orçamento familiar

Quando um casal tira uma hora do seu dia para analisarem juntos o seu orçamento familiar estão a otimizar a sua estratégia financeira, a evitar decisões precipitadas, a analisar as despesas de forma adequada e a gerir melhor o dinheiro da família.

6. Trabalham em conjunto nas suas metas financeiras

Um casal quando trabalha nas suas metas financeiras, têm de decidir duas coisas muito importantes: definir responsabilidades e investir juntos.

Decidir responsabilidades e investir juntos como casal permite uma abordagem colaborativa, alinhamento de objetivos, aproveitar melhor a utilização de recursos a que cada um tem acesso, responsabilidade mútua, transparência, confiança e ambos partilham e colocam em prática as suas capacidades e habilidades individuais.

Esta abordagem conjunta é fundamental para o sucesso financeiro do casal e para o fortalecimento do relacionamento.

É por isso que devem ter uma conta de casal para fazer uma gestão conjunta. Isto não significa perder a liberdade, porque cada um irá manter as suas contas individuais.

Casais bem sucedidos

Estes casais são bem sucedidos, conhecidos pelo seu trabalho de equipa e sucesso financeiro. Para chegarem onde estão, comunicam e tomam decisões juntos.

Warren Buffett e sua esposa, Astrid Menks

Warren Buffett é um renomado investidor e empresário, conhecido pela sua filosofia de investimento a longo prazo. A sua esposa, Astrid Menks, está envolvida nas suas atividades filantrópicas.

O casal é conhecido por ter uma vida simples e compartilhar uma visão financeira alinhada.

Bill e Melinda Gates

Bill e Melinda Gates divorciaram-se, mas o que construíram deveu-se ao que ambos pretendiam alcançar, nomeadamente, ajudar nos desafios globais, como saúde e educação. A abordagem colaborativa de gestão financeira e de tomadas de decisões conjuntas sobre doações e investimentos é, ainda, um exemplo para muitos casais.

Mark Zuckerberg e Priscilla Chan

Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, e a sua esposa, Priscilla Chan, têm uma abordagem colaborativa em relação à gestão financeira da família. São conhecidos pelo seu compromisso com a filantropia e por estabelecerem a Iniciativa Chan Zuckerberg, que visa melhorar a igualdade e o acesso à educação e saúde.

Entrevista de Mark Zuckerberg sobre trabalhar com a mulher.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este website usa cookies para oferecer uma melhor experiência de utilizador. Ao usar este portal, aceita todas as cookies.

FamíliaFamíliaFamíliaFamíliaFamíliaFamíliaFamíliaFamíliaFamíliaFamíliaFamíliaFamíliaFamíliaFamíliaFamíliaFamíliaFamíliaFamíliaFamíliaFamíliaFamíliaFamíliaFamíliaFamília