Comemora a tua poupança: AQUI e AGORA

Estás no bom caminho!

Comemora a tua poupança. Hoje é um dia especial em que olhamos para a nossa saúde financeira
Comemora a tua poupança. Hoje é um dia especial em que olhamos para a nossa saúde financeira

Menu do artigo

Hoje é o Dia Mundial da Poupança e é importante comemorares todos os passos que deste para construir o teu património e assegurar uma vida financeira saudável.

Poupar traz mais felicidade e torna-te numa pessoa mais otimista, calma, confiante e esperançosa.

Vou partilhar contigo os 8 passos que dou para que a minha poupança cresça. Estas são as metas que estabeleci para NUNCA falhar.

8 passos para não falhar no crescimento da poupança

1. Separar o dinheiro da conta principal

Tenho uma conta só para a minha poupança. É lá onde coloco o dinheiro do meu fundo de emergência. Todos os meses, sem falta, transfiro uma quantia que já estabeleci para essa conta. Deves fazer o mesmo, sendo que a quantia deverá ser definida consoante o teu orçamento familiar.

Depois, poupo segundo objetivos específicos, como: preparar umas férias, comprar um eletrodoméstico (mesmo que pague em prestações, quero sempre ter o valor total, seguindo o conselho de “não gastar aquilo que não se tem”) e, claro, investir.

2. Preparar as refeições

A categoria em que gasto mais dinheiro, atualmente, é na compra de alimentos, por isso, evito ir a cafés e restaurantes. Só procuro estes espaços para uma ocasião especial ou uma emergência (infelizmente, nem sempre podemos fugir delas).

Poupar na alimentação, principalmente, quando saio de casa, é uma das minhas regras essenciais. Levo sempre comigo as minhas refeições, como lanches e o almoço. Sendo muito honesta, até prefiro fazê-lo, porque, assim, controlo melhor a minha alimentação, não cedendo a tentações (quanto mais doces, mais tentadoras).

O dinheiro que poupo no final do mês ainda é considerável. Só em café significa, pelo menos, uns 30€, que aproveito para comprar um livro ou ir ao cinema/teatro.

3. Estabelecer objetivos financeiros

Sabias que, quando não tinha objetivos financeiros, não poupava?

É por isso que, agora, dou muito valor a ter objetivos de curto e longo prazo, porque é importante pensar no quero daqui a 5 anos, por exemplo. Talvez estejas a pensar: “Mas, nesse espaço de tempo, as coisas mudam tanto e certo dinheiro pode estar destinado para um certo propósito para o qual nunca é usado!” Ora, se isso acontecer, damos um novo propósito! O importante é termos poupado e termos aquele dinheiro. Agora, arranjar desculpas para não poupar? Nem pensar!

Sem objetivos financeiro não temos direção e a nossa poupança não cresce
Sem objetivos financeiro não temos direção e a nossa poupança não cresce

4. Converter desafios em oportunidades

Sinto, muitas vezes, que o grande desafio em poupar está relacionado com o meu estilo de vida. Não quero ser minimalista, quero, sim, aproveitar a vida ao máximo.

Então, em vez de ver o meu estilo de vida como um desafio, torno-o numa oportunidade para testar e melhorar, num exercício a que me autoproponho.

Não quero fazer sempre igual. Quero, mais do que tudo, estar sempre informada e acompanhar os desenvolvimentos para poder antecipar problemas e preveni-los.

E, sim, já renegociei serviços e desisti de outros para perceber até que ponto me faziam falta ou como impactavam o meu dia a dia. É bom parar e repensar a nossa vida.

5. Duvidar das tendências

Tenho imenso receio das tendências. São o que nos faz gastar dinheiro e deixar de lado a poupança, porque “podemos sempre poupar amanhã”. Bem, na realidade, não podemos.

Refiro-me à moda, à decoração, aos veículos, às tecnologias… Podem dar-lhe o nome que quiserem. Então, já há muito tempo que evito as tendências cujo nome grita “tentação”.

Prefiro apostar no planeamento.

Qual é a minha realidade? Preciso mesmo daquele novo smartphone? E, antes de ir logo a correr para a loja, planeio a minha estratégia de compra. Esta não acontece imediatamente. É uma decisão ponderada, pensada e muito bem analisada.

6. Apostar no futuro

Poupar é a nossa alavanca para o futuro.

Olhando para as notícias que têm saído sobre o futuro da reforma e olhando para os nossos avós e pais, confesso que começo a recear a velhice. Quero garantir que a minha reforma é digna, justa e proveitosa. Percebo, cada vez mais, que o caminho para alcançar esse sonho passa por 2 grandes ações: poupar e investir.

7. Apontar despesas

Parece aquele passo óbvio, mas com a rotina e o cansaço era uma das tarefas que deixava para trás. Pensava sempre que ia fazer no dia seguinte e acabava por não acontecer. As despesas eram feitas, acumuladas e, quando olhava um débito bancário, já não sabia associar o valor à compra feita.

Ficava desnorteada. Chegou a uma altura em que me comecei a dedicar fielmente ao meu orçamento familiar. Todos os domingos, no início da manhã, enquanto tomava o meu pequeno-almoço, ia ao meu Excel e, por categoria, apontava os meus gastos.

Agora uso apps, torna tudo mais fácil e prático e só preciso olhar para os dados que insiro.

8. Descobrir o segredo

Existem coisas que só podemos descobrir com prática e experiência. E o grande segredo, para mim, refere-se ao orçamento familiar.

Criamos categorias, apontamos despesas. Mas e a poupança? É verdade, também deve lá estar! Pois só assim vamos perceber quanto conseguimos poupar a cada mês.

Vejo-a como um total do meu esforço e dedicação em prol de uma vida melhor.

Conclusão

A poupança é o meio para alcançares os teus sonhos e projetos. É, também, a tua proteção contra eventos inesperados e a alegria para momentos divertidos com a tua família e os teus amigos.

É o teu futuro e, por isso, deve ser nutrida com cuidado. A única pessoa que pode cuidar da tua poupança és tu. Celebra o que tens AQUI e AGORA e continua a dar os passos que te levarão ao sucesso.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este website usa cookies para oferecer uma melhor experiência de utilizador. Ao usar este portal, aceita todas as cookies.

Estilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de Vida