Vais abrir uma conta? Garante que escolhes o melhor banco

Quando decides abrir uma conta, tens de analisar primeiro as condições que te são apresentadas em cada banco. Escolher o banco deve ser feito com critério, porque é onde vais colocar o teu dinheiro e, consequentemente, a tua confiança.

E, se vais abrir uma conta pela primeira vez, deves ter em conta vários aspetos, como as tuas necessidades, os teus hábitos e o teu estilo de vida. Perceber se vais precisar de crédito ou se por mês fazes muitas transações vai ajudar-te a tomar uma decisão.

Abrir uma conta é uma responsabilidade importante. É onde vais gerir o teu dinheiro
Abrir uma conta é uma responsabilidade importante. É onde vais gerir o teu dinheiro

Menu do artigo

As diferentes contas no banco

Conta de serviços mínimos

Esta conta garante o acesso a serviços mínimos como ter um cartão de débito e levantar e depositar dinheiro. Este tipo de conta tem uma comissão mínima, o que te permite poupar por ano.

Se não precisas de plafond, esta é uma boa opção para ti, porque não te impede de abrir um depósito a prazo e ter uma conta poupança integrada, na qual recebes juros e podes colocar e tirar dinheiro (ao contrário de uma conta a prazo, na qual recebes juros maiores, mas tens condições de mobilização do dinheiro mais restritas).

A grande desvantagem da conta de serviços mínimos é que não te permite abrir outra conta bancária, seja no teu banco ou noutro.

Conta ordenado

Muitos bancos oferecem certas regalias se optares por abrir uma conta onde recebas o teu salário, ou seja, domiciliação do ordenado.

Destina-se a trabalhadores com contrato de trabalho ou reformados/pensionistas. A principal vantagem de teres uma conta ordenado é a possibilidade de receberes um plafond, ou seja, um descoberto bancário autorizado que pode corresponder ao teu ordenado.

Este plafond significa a antecipação de 100% do salário ou parte dele. Como é normalmente utilizado para despesas inesperadas, é preciso ter em atenção aos prazos, caso fiques sem salário para repor o plafond.

No contrato, atenta a estes aspetos:

  • Taxa de juro
  • Condições de reembolso
  • Comissões ou despesas aplicáveis
  • Impostos

Se tiveres um crédito habitação, podes ter ainda outros benefícios, como isenção de algumas comissões e bonificações no spread.

Contas conjuntas

Conta com mais de um titular (casal)

Podes abrir qualquer conta e ter mais do que um titular. Aprofunda este tema neste artigo.

Conta de filhos menores

Quando um filho nasce, os pais podem abrir uma conta a pensar no futuro.

Mais tarde, irão monitorizar a conta e ajudar a poupar e/ou, mais tarde, gerir a mesada. São os primeiros passos para aprender Finanças Pessoais!

Conta dos pais pensionistas

Os filhos podem ser titulares da conta dos pais mesmo que estes ainda estejam aptos para a gerir. A vantagem é que, caso aconteça algo, poderão mais facilmente ajudar os pais, porque também são titulares.

Escolher o banco e a conta depende do uso que lhe vais dar
Escolher o banco e a conta depende do uso que lhe vais dar

Escolher o banco: por onde começar

São as comissões que mais pesam numa decisão de abertura de conta, pois significam, muitas vezes, um gasto mensal de 4€. E, por isso, já existem bancos sem comissões que são, na sua maioria, bancos digitais. Alguns têm opção presencial para quem não gostar de fazer tudo pela Internet.

No Banco de Portugal, podes comparar comissões por serviços ou por instituições de crédito. Consulta o comparador aqui.

Bancos sem comissões

ActivoBank

O ActivoBank é um banco que funciona maioritariamente online e pertence ao grupo Millenium. Porém, tem alguns balcões físicos em Lisboa e no Porto.

No website, podes abrir uma conta e receber um cartão de débito sem custos.

Openbank

O Openbank é membro do grupo Santander e oferece vários serviços sem custos associados. Podes abrir uma conta sem qualquer depósito mínimo associado.

Moey!

É um banco digital que está disponível através de uma app, sendo o público-alvo os jovens. Faz parte do Grupo Crédito Agrícola e dispõe de apoio telefónico. Possibilita a abertura de conta online sem quaisquer custos de adesão e manutenção.

Banco Best

O Banco Best, ao contrário dos outros bancos digitais, oferece ao cliente um cartão de débito. Passado um ano, tem um custo anual de 20,28€. Mas não tem custos de manutenção de conta.

N26

Se procuras um banco noutro país, o N26 é uma ótima opção. Trata-se de um banco de origem alemã disponível em Portugal que funciona totalmente online.

Podes fazer três levantamentos gratuitos por mês na zona euro, mas só em sistemas habilitados para cartões Mastercard.

Não tem custos de manutenção de conta.

Contas multimoeda (Revolut, Wise)

Para quem viaja com frequência, as contas multimoeda são um must. Estas permitem armazenar dinheiro de vários tipos de moeda e realizar câmbios entre as mesmas.

Opera de forma totalmente digital, sem custos de manutenção.

Evitar as comissões

Existem algumas formas de evitar as comissões nos bancos, mas dependem de instituição para instituição e das suas ofertas.

Alguns bancos não cobram se:

  • Fizeres produtos de poupança e/ou investimento;
  • Tiveres domicílio do ordenado;
  • A tua entidade empregadora tiver protocolo com o banco;
  • Fizeres contas para os teus filhos.

Pagar comissões

No entanto, pagar comissões significa acesso a serviços exclusivos. Por isso, deves ponderar o que faz mais sentido para ti.

Como referi acima, passas a ter acesso a plafond ou a crédito, serviços de investimentos, proteções e segurança que te protegem contra fraude ou roubo de identidade.

Abrir conta no banco

A abertura de conta no banco é um processo fácil e rápido.

Só precisas de apresentar, no banco digital ou no balcão físico, os seguintes documentos:

  • Cartão de cidadão e/ou passaporte;
  • Comprovativo de morada;
  • Comprovativo de situação profissional.

Conclusão

Antes de abrires uma conta, analisa muito bem o serviço de que vais usufruir. Assim como em que fase de vida estás: és estudantes, vais/tens um crédito, queres ter mais do que uma conta em bancos diferentes, queres fazer investimentos, vais constituir família, etc.

Escolher o banco é uma tarefa que deve ser feita com paciência e conhecimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este website usa cookies para oferecer uma melhor experiência de utilizador. Ao usar este portal, aceita todas as cookies.

Estilo de VidaDia a diaFamíliaEstilo de VidaDia a diaFamíliaEstilo de VidaDia a diaFamíliaEstilo de VidaDia a diaFamíliaEstilo de VidaDia a diaFamíliaEstilo de VidaDia a diaFamíliaEstilo de VidaDia a diaFamíliaEstilo de VidaDia a diaFamíliaEstilo de VidaDia a diaFamíliaEstilo de VidaDia a diaFamíliaEstilo de VidaDia a diaFamíliaEstilo de VidaDia a diaFamíliaEstilo de VidaDia a diaFamíliaEstilo de VidaDia a diaFamíliaEstilo de VidaDia a diaFamíliaEstilo de VidaDia a diaFamíliaEstilo de VidaDia a diaFamíliaEstilo de VidaDia a diaFamíliaEstilo de VidaDia a diaFamíliaEstilo de VidaDia a diaFamíliaEstilo de VidaDia a diaFamíliaEstilo de VidaDia a diaFamíliaEstilo de VidaDia a diaFamíliaEstilo de VidaDia a diaFamília