6 erros no orçamento que não deves fazer

Os erros no orçamento podem trazer-te problemas financeiros e, por isso, devem ser evitados. Um bom orçamento determina a qualidade da tua vida, assim como a da tua família.

Queres saber os erros no orçamento que não devem ser cometidos?
Queres saber os erros no orçamento que não devem ser cometidos?

Menu do artigo

Conhece os 6 erros no orçamento que te levam a más decisões financeiras e impedem que tenhas bons resultados.

6 erros no orçamento

1. Não fazer um orçamento

Tomamos decisões muitas vezes focadas em ideias e suposições e mais tarde é fácil perceber que não encaixam na realidade que vivemos, mas o erro já foi cometido.

Fazer um orçamento é essencial para determinar valores para gastos, como comprar ou arrendar uma casa, fazer obras na habitação, comprar um carro, fazer uma viagem e investir na educação.

Quando procuramos um serviço, a primeira coisa que pedimos é um orçamento para determinar se podemos avançar com a compra. E se tivermos um orçamento familiar com despesas mensais é mais fácil analisar se suportaremos os custos.

Por isso, sempre que vais comprar alguma coisa, faz um orçamento.

2. Não antecipar oscilações nos gastos

Às vezes nada corre como planeamos, não é? Saímos de casa e ficamos presos no trânsito, o carro tem um furo, não chegamos a tempo de apanhar o autocarro, existe uma avaria nos transportes públicos. O mesmo acontece com uma compra.

O valor a pagar pode ser aquele, mas depois falta o IVA, por exemplo, ou os juros, os impostos e os atrasos que levam a que o preço aumente.

Mas, talvez, o melhor exemplo seja as viagens. Temos um orçamento, um limite a gastar e não pensamos naquele extra que devemos levar, porque na realidade muita coisa pode acontecer e devemos estar preparados pelo sim e pelo não.

3. Não planear para o entretenimento

Uma das categorias mais importantes, para a nossa saúde mental e física, no orçamento é o entretenimento, que é muitas vezes colocado de lado devido a despesas mais prioritárias.

É urgente rever se tens esta categoria no teu orçamento e até quanto podes gastar. Ir ao cinema, ao teatro, a um concerto, participar em atividades desportivas ou eventos são essenciais para enriquecermos a mente e conhecer novas pessoas.

O ano tem 365 dias por isso não os desperdices só a controlar despesas ou a reajustar o orçamento.

Dependendo da tua situação, podes planear, por exemplo, a cada três meses fazer um “programa” em grande.

Com um bom orçamento tens menos problemas financeiros. Ganhas mais tempo para desfrutar de bons momentos

4. Não está a funcionar, o melhor é desistir

O orçamento ajuda-te a controlar as tuas dívidas e não só! A poupar para que possas investir e a mudar maus hábitos.

Por outro lado, se vires que não estás a ver melhorias na tua vida é porque ou não te estás a dedicar o suficiente à gestão das tuas Finanças Pessoais, está complicado contornar a inflação, as despesas são muitas ou, possivelmente, estás a fazer o teu melhor, mas nada acontece no imediato como esperamos.

Vai testando, experimentado, mas nunca desistas. Essa é a pior decisão que podes tomar.

Procura, antes, ajuda e utiliza apps e ferramentas online que te auxiliam na criação de um orçamento e a controlar a tua vida financeira.

5. Não está alinhado com os objetivos financeiros

Um dos grandes erros no orçamento é este não estar alinhado com a tua estratégia/objetivos financeiros.

Se não tiveres uma direção vais continuar a poupar por poupar, a reduzir e cortar serviços só porque, sim, a evitar tomar decisões e a contrair dividas. Vais viver na “corrida dos ratos”.

Deves ver o orçamento como uma ferramenta que garante que os teus objetivos sejam alcançados e possas construir uma vida financeiramente saudável.

6. Não aprender com os erros

A aprendizagem é um processo contínuo e deve ser consciente. Repetir os mesmos erros é cair na mesma armadilha, sem pensar nas consequências que daí advém.

Olhar para um orçamento é a oportunidade de melhorar todos os meses e de ano para ano. Por isso, não te esqueças de analisar os teus erros. Foram compras impulsivas, uso abusivo do cartão de débito, desorganização, contrair demasiadas dívidas quando ainda nem pagastes as antigas, atrasar pagamentos e/ou utilizar demasiadas vezes o plafond?

Os erros podem ser muitos e variados. Identifica-os e corrige. Uma boa relação com o dinheiro é compreender que o que te está a impedir de crescer e obter sucesso financeiro és tu.

Por isso, muda o teu mindset e trabalhar no teu orçamento.

Reduz os erros no orçamento para puderes tomar boas decisões financeiras
Reduz os erros no orçamento para puderes tomar boas decisões financeiras

Conclusão

Fazer um orçamento pode não ser tão fácil como parece. No dia a dia podes ficar frente a frente com coisas onde gastas dinheiro e que vão impactar as tuas finanças. E no caso de freelancers, por exemplo, o rendimento varia todos os meses.

Assim, é essencial compreender que comportamentos te levam a desperdiçar dinheiro e a impedir que o dinheiro não chegue até ao final do mês, dificultando, o ato de poupar. Não deves dar o dinheiro como garantido.

Escolhe um dia e uma hora para rever o teu orçamento para nunca perderes o controlo. Ao estabeleceres uma rotina vais fazer uma gestão das tuas Finanças Pessoais mais eficiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este website usa cookies para oferecer uma melhor experiência de utilizador. Ao usar este portal, aceita todas as cookies.

Dia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a dia