Reduzir as despesas do mês

Adaptar o estilo de vida é muitas vezes difícil porque estamos habituados a uma rotina. A melhor forma de reduzir as despesas do mês é seguir várias estratégias. Aos poucos, torna-se mais fácil e vês os resultados no dinheiro que consegues colocar de parte, para a tua poupança.

Sabe como reduzir as despesas do mês
Sabe como reduzir as despesas do mês

Menu do artigo

Reduzir as despesas do mês em 3 etapas

Gastos essenciais

1. Reduzir as idas ao supermercado

O supermercado é onde se gasta mais dinheiro por mês, com as compras do dia, da semana e do mês.

Reduzir as idas ao supermercado pode ser uma ótima maneira de poupar tempo e dinheiro. O objetivo é encontrar um equilíbrio entre reduzir as idas ao supermercado e garantir que tens os produtos necessários para uma alimentação saudável e equilibrada.

Adotar algumas destas estratégias pode ajudar a tornar as tuas compras mais eficientes e menos frequentes:

Planeia as refeições

Antes de ir ao supermercado, faz um plano de refeições para a semana. Desta forma compras apenas os ingredientes necessários, evitando as compras impulsivas.

Faz uma lista de compras

Baseado no teu planeamento de refeições, faz uma lista de compras detalhada. No supermercado compra só o que tens na tua lista.

Compra em grande quantidade

Se possível, compra produtos em grande quantidade para evitar idas frequentes  (arroz, massas, enlatados, entre outros).

Ingredientes versáteis

Compra ingredientes versáteis para ter em casa, como legumes congelados, que podem ser usados em várias receitas.

Assim, podes cozinhar refeições diferentes e/ou adaptar sem precisar de ir ao supermercado constantemente.

Cozinha em quantidade

Prepara refeições em grandes quantidades e congela porções individuais. Garantes, assim, ter refeições prontas para os dias em que não te apetecer cozinhar.

Dia fixo: para ir às compras

Escolhe um dia da semana para fazer as compras. Crias uma rotina e evitas compras de última hora.

Compras por impulso

Quando fazes visitas ao supermercado, evita andar por corredores que não estejam na tua lista. Reduz a tentação de comprar coisas desnecessárias.

Faz uma inspeção à despensa

Antes de ir às compras, verifica o que já tens em casa. Organizas a despensa e não compras produtos que já tens.

Produtos da época

Compra frutas e legumes da época, pois tendem a ser mais baratos e frescos, principalmente em lojas de fruta.

Aplicativos para fazer lista de compras

Existem aplicativos que ajudam a criar e a gerir a lista de compra. São úteis para manter o controlo do que precisas comprar.

Os peços no supermercado aumentaram, cria estratégias para reduzir as despesas do mês
Os peços no supermercado aumentaram, cria estratégias para reduzir as despesas do mês

2. No trabalho

É nas semanas de trabalho que mais se gasta. Calcula quanto gastas a cada semana. Tens uma ideia?

Depois podes determinar qual é o montante mínimo de dinheiro que precisas para as despesas, e trabalhar a partir daí no planeamento da tua semana, de forma a reduzir e a poupar.

Para te deslocares prefere os transportes públicos, nomeadamente o autocarro ao teu carro próprio para poupares no combustível e manutenção.

Se não tiveres marmita, opta por almoçar onde façam um bom preço (especial almoço) e que seja buffet, pois podes levar comida para o lanche, por exemplo (entradas).

3. Despesas com a habitação

Na habitação podes poupar no gás, eletricidade, água e internet.

Negocia as tarifas e planos

Entra em contato com as empresas de serviços públicos para explorar planos mais económicos ou negociar tarifas.

Compra eletrodomésticos eficientes

Quando necessário, opta por eletrodomésticos com classificação energética mais alta, que consomem menos energia.

Atenção aos comportamentos diários

Pequenas mudanças, como não deixar a água a correr enquanto escovas os dentes ou optar por varrer o quintal em vez de regar.

Desliga equipamentos em standby

Aparelhos em standby continuam a consumir energia. Usa um filtro de energia para desligá-los completamente ou opta por não os manter ligados.

Considera fontes de energia renovável

Investir em painéis solares ou outras fontes de energia renovável pode reduzir as tuas contas a longo prazo.

Gastos necessários

4. Rever seguros e planos de saúde

Reduz as despesas com os seguros e/ou plano de saúde analisando cuidadosamente as tuas necessidades atuais. Pesquisa quais são as melhores opções em termos de coberturas e preços.

Ao decidir rever os gastos na área dos seguros e saúde, vais garantir que financeiramente estás a investir em produtos importantes para o teu futuro. Se juntares os teus seguros numa única seguradora, tens uma poupança significativa.

No entanto, embora poupar seja importante, é essencial manter uma cobertura adequada para te proteger e à tua família em caso de necessidade médica e/ou invalidez/morte.

Gastos supérfluos

5. Roupa

A moda e as tendências têm um impacto profundo na forma como nos vestimos e como nos expressamos, levando-nos muitas vezes a gastos excessivos.

Durante os saldos é fácil sentirmo-nos mais tentados a comprar as peças de roupa que sempre quisemos. No entanto, comprar roupa é o passo mais rápido para deixar o orçamento desequilibrado, se não ficarmos só por uma peça.

É importante fazer um orçamento e estipular um limite, nomeadamente comprar só quando tens uma necessidade.

Mas tens duas alternativa:

  • Comprar em segunda mão através de sites como eBay, Vinted ou na rede social instagram (algumas pessoas criam contas para venderem as suas roupas);

Mas atenção, porque é preciso pesquisar pelo melhor preço, algumas pessoas praticam preços como se fosse roupa nova.

  • Aprender a cozer. Podes renovar a tua roupa quando necessário. Uma habilidade valiosa é aprender a costurar ou fazer arranjos simples nas tuas roupas. As peças desgastadas, podes adaptar ao teu gosto, prolongando a vida útil das roupas.
A moda e as novas tendências são a razão de muitas das compras impulsivas
A moda e as novas tendências são a razão de muitas das compras impulsivas

Reduzir as despesas do mês requer um compromisso da tua parte para mudar e  implementar as estratégias sugeridas. Focar nas compras do supermercado, nas despesas relacionadas com o trabalho e nas despesas com a habitação pode levar a poupanças significativas ao longo do tempo.

Ao adotar uma abordagem consciente para o consumo e incorporar hábitos financeiramente saudáveis, é possível alcançar um estilo de vida mais equilibrado em termos de despesas.

Resumo

Mudar o estilo de vida é o primeiro passo para controlar as despesas mensais. Ao seguir algumas estratégias simples, podemos ver o dinheiro a render mais e poupar para o futuro.

Começamos no supermercado, onde gastamos muito. Planear refeições, fazer listas de compras e comprar em quantidade reduzem as compras aleatórias.

No trabalho, calcular gastos semanais e optar pelo transporte público ajuda a poupar dinheiro.

Em casa, controlar o uso da água, da luz e do gás. Quanto à roupa, é importante resistir à moda e às novas tendências. Explorar opções de compra em segunda mão ou costura, é uma forma de reduzir as despesas mensais.

Além disso, rever os gastos com os seguros e plano de saúde é uma ação financeira, mas sempre sem comprometer a proteção.

Ao adotar estas práticas, moldas o teu futuro financeiro, tornando-o mais sólido e sustentável, onde cada escolha contribui para um estilo de vida equilibrado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este website usa cookies para oferecer uma melhor experiência de utilizador. Ao usar este portal, aceita todas as cookies.