Perdi a carteira! E agora?

Se perdeste a carteira deves estar numa grande aflição, afinal é onde colocamos tudo o que é importante para nós. Na carteira está o nosso dinheiro, cartões de crédito, passe dos transportes e cartão de cidadão.

Não entres em pânico se perdeste a carteira. Faz o que podes para resolver a situação o mais rápido possível
Não entres em pânico se perdeste a carteira. Faz o que podes para resolver a situação o mais rápido possível

Menu do artigo

A primeira coisa quando dás conta que perdeste a carteira, depois de, obviamente, entrares em pânico é repensar os teus passos nesse dia. Estará em casa, terá caído ao chão, talvez tenha ficado em algum sítio, como no trabalho, café ou restaurante?

Depois de confirmares que realmente não a encontras é preciso passar à ação.

Perdi a carteira

A sensação de “perdi a carteira” pode ser bastante angustiante e stressante. Esta experiência geralmente desencadeia uma série de emoções, incluindo ansiedade, frustração e preocupação.

É importante lidar com a situação de forma rápida e eficaz para protegeres a tua vida pessoal e o teu dinheiro.

Documentos

Faz uma lista de todos os documentos que tens na carteira, antes de ires à polícia reportar o roubo.

Desta forma, também se tornará mais fácil saber onde tens de te dirigir o mais rápido possível.

Exemplo de uma lista do que podes ter na carteira:

  • Cartões de crédito;
  • Cartão de cidadão;
  • Carta de condução;
  • Cartões de refeição;
  • Passes de transporte;
  • Documento Único Automóvel;
  • Cartões dos filhos ou de outras pessoas a cargo;
  • Cartões de fidelização (supermercados, bombas de gasolina, lojas de roupa, biblioteca…);
  • Carteira profissional;
  • Cartões dos filhos (escola, identificação…);
  • Cartões de Acesso a edifícios;
  • Cartão matriz de acesso ao banco.

Como comunicar o desaparecimento de documentos

Contacta as entidades o mais rápido possível para evitar problemas maiores. Por exemplo, no caso de supermercados ou passe de transporte podes fazê-lo pessoalmente no balcão de Apoio ao Cliente, mas no caso de cartões de crédito é urgente entrar em contacto com o banco.

Estes links podem ajudar-te:

Contacta o teu banco:

Evitar fraudes financeiras

Através do preenchimento do formulário do Banco de Portugal e anexando a queixa apresentada à polícia, para prevenir, ainda mais a fraude financeira e o roubo de identidade, o Banco de Portugal irá informar o sistema bancário sobre documentos extraviados, furtados, roubados, incluindo o Cartão de Cidadão, o Bilhete de Identidade, o Passaporte ou a autorização ou título de residência.

Outros contactos

Pode ser importante em alguns casos informar o condomínio do roubo da carteira, se o acesso for feito através de cartões e/ou a ordem profissional, ou seja, no caso de advogados, arquitetos, biólogos, contabilistas certificados, enfermeiros, engenheiros, farmacêuticos, médicos, médicos dentistas, médicos veterinários, notários, nutricionistas, entre outros.

Após cancelar todos os teus cartões e serviços, tens logo de pedir renovação ou segundas vias de documentos importantes.

Se "perdi a carteira" já é mau, imagina perder o smartphone
Se "perdi a carteira" já é mau, imagina perder o smartphone

Perder o smartphone… uma tragédia ainda maior

Falo de carteira, mas perder o smartphone ou este ser furtado ou roubado pode ser uma tragédia com bastantes repercussões. Não é tão fácil como cancelar os cartões, por isso, vou falar um pouco sobre isso.

Consequências de perder o smartphone ou este ser roubado na vida financeira

Um smartphone é caro e substituí-lo pode não ser fácil, até porque podes não ter a possibilidade de gastar essa quantia elevada.

Mas o pior serão as apps que estão instaladas, como as contas bancárias, onde está o teu dinheiro e todos os teus dados, os emails, onde estão todos os teus documentos, contactos e os supermercados, onde tens os teus cupões.

Assim, como tens no teu smartphone informações sensíveis, há um risco significativo de fraude financeira. Os criminosos podem usar estas informações para realizar transações não autorizadas.

Acesso a contas online

Se o smartphone estiver configurado para aceder diretamente a contas bancárias, contas de e-mail ou outras apps financeiras como gestão de orçamento, quem o roubar pode ter acesso fácil a informações pessoais e financeiras.

Assim como às tuas informações pessoais, incluindo fotos, contactos, mensagens e dados de localização. Se caírem nas mãos erradas, essas informações podem ser usadas para roubo de identidade.

E, tens de ter noção que muitas coisas podem não ser recuperadas.

O que fazer?

Antes de mais deves tomar medidas preventivas e nunca pousar o smartphone em mesas, em casas de banho públicas, entre outros. Usar e guardar sempre dentro da mala, mochila ou bolsos (cuidado que pode cair ou alguém retirar).

Antes do roubo

  • Guardar a fatura do smartphone e o IMEI, código digital único de cada telemóvel, um código de 15 números que o identifica para provar que o equipamento é teu;
  • Usar senhas fortes;
  • Ativar autentificação de dois fatores;
  • Habilitar recursos de rastreamento (no Google play “Find my Device” e no iphone);
  • Guardar dados (cópia de armazenamento).

Após o roubo

  • Tentar localizar o smartphone via GPS;
  • Contactar a operadora para bloquear o IMEI para não fazerem chamadas em teu nome;
  • Apagar todos os dados do smartphone remotamente;
  • Denunciar o roubo.

Conclusão

Sentes falta de alguma coisa e quando reparas gritas: “Perdi a carteira!”

Todos nós já estivemos nessa situação e não vale a pena lamentar ou chorar. Se percebeste que perdeste ou foste roubado deves tomar as medidas concretas que te vão ajudar a mitigar fraudes que podem prejudicar o teu crédito e minimizar perdas financeiras.

Mas após reportar o roubo e cancelar todos os documentos, sabes que alguém teve acesso a algumas informações, como nome, morada, contribuinte e que no futuro poderão ser usadas.

Poderão aparecer na dark web para serem adquiridas e negociadas para uso em atividades fraudulentas. Portanto, sê diligente, atento e no caso de identificares quaisquer anormalidades, age imediatamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este website usa cookies para oferecer uma melhor experiência de utilizador. Ao usar este portal, aceita todas as cookies.

Dia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a dia