O que fazer para ganhar riqueza

Não é possível ganhar riqueza da noite para o dia, mas precisas de ver o dinheiro como um investimento. Pequenas escolhas levam à riqueza, ou seja, à construção da poupança que te irá permitir dar o passo seguinte na tua vida financeira.

Ganhar riqueza em conhecimento vai permitir que tenhas mais sucesso financeiro
Ganhar riqueza em conhecimento vai permitir que tenhas mais sucesso financeiro

Menu do artigo

Todos os rendimentos são suficientes para atingir metas financeiras dentro do prazo desejado, claro que muitas vezes precisas de uma fonte de rendimento extra, reajustar despesas e definir muito bem o teu planeamento.

De certeza que conheces alguém que vende a sua roupa, trabalha como freelancer, abriu um negócio próprio, é condutor Uber, entre outros. Ou que transformou um hobbie em trabalho que dá dinheiro, enfim, existem diversas formas de ganhar dinheiro e ganhar o extra que precisas.

Afinal queres que o teu património cresça. No entanto, para lá chegar podes começar por investir em ti.

Como ganhar riqueza?

Aprende uma nova competência

Passamos a maior parte da nossa vida a estudar, mas ao sair do ensino, deixamos de ter vontade de aprender ou de procurar conhecimento, diminuindo consideravelmente as nossas competências.

Nos nossos empregos adquirimos experiência e participamos em formações e/ou eventos, mas são sempre na área em que estamos a trabalhar. Ao aprender uma nova competência nos tempos livres vais tornar-te mais criativo e motivado, bem-disposto e ajudar a planear melhor a tua vida financeira.

Adquirir novas competências

Algumas competências vão ajudar a poupar ou a aprender mais sobre Finanças Pessoais.

Aprender uma nova competência e/ou melhorar as que já tens é fácil graças a projetos como SkillShare, NAU e Udemy. Escolhes o teu horário, quanto tempo te queres dedicar a aprender uma nova competências e podes fazê-lo em qualquer lado. Enquanto estás em casa, na biblioteca, num café ou, na tua hora do almoço.

Tu decides. São as tuas metas.

Aumenta a tua lista de contactos

Podemos ganhar riqueza de muitas formas, como, por exemplo, através de outras pessoas quando nos falam de uma oportunidades de negócio ou de emprego.

Crescer e melhorar as nossas relações pessoais também torna-nos mais ricos. Pertencer a uma comunidade traz mais satisfação, felicidade e longevidade, como podes ver no documentário da Netflix, “Viver até aos 100: os segredos nas zonas azuis”.

Portanto, investe tempo nos teus relacionamentos todos os dias. Fala com um antigo colega ou entra em contacto no LinkedIn. Envia um e-mail para aquele amigo com quem não falas há anos. Nutre todos os teus relacionamentos e rodeia-te de “riqueza”.

Porque cada hora que passas tempo com um amigo, colega ou familiar é riqueza.

Lê algo novo

Ler não é só uma forma de entretenimento, ajuda-te no teu desenvolvimento pessoal, a aprender sobre algo novo, sobre as experiências de outra pessoa.  Motiva-te e inspira-te.

Inconscientemente estás a aprender sobre métodos de escrita, construção gramatical, desenvolvimento critico e vocabulário.

Pois, a leitura é uma fonte inesgotável de conhecimento. Quando lês regularmente, tens a oportunidade de explorar novas ideias, conceitos e informações. Podes aprender sobre diversos tópicos, desde ciência e história até filosofia e ficção, expandindo assim a tua compreensão do mundo.

Quanto mais diversificadas forem as tuas leituras, mais contribuirá para a tua criatividade, para o teu pensamento criativo e capacidade de resolver problemas.

Lê um pouco todos os dias. Conhece 5 benefícios que a leitura enriquece na tua vida.

Começa a escrever

Escrever tem muitos benefícios na construção de riqueza. Por um lado, adquires o hábito de apontar os teus objetivos. Não apenas os objetivos relacionados com as tuas Finanças Pessoais, mas as tarefas do dia. Quando apontamos as nossas intenções, concretizá-las torna-se mais fácil.

O registo diário é positivo, pois aumenta o desempenho. E não só, porque começar um blog ou escrever um e-book são palavras que podem tornar-se numa fonte de rendimento no futuro.

Embora escrever um e-book de 100.000 palavras possa ser uma perspectiva intimidante, sentares-te e passar apenas 30 minutos por dia a escrever vai deixar-te cada vez mais perto desse objetivo.

Continua em direção à riqueza.

Exercício

O exercício é muitas vezes colocado de lado por falta de tempo. No entanto, traz além da saúde física e mental, mais qualidade de vida, energia e produtividade, autoestima e confiança.

Investir tempo e esforço num estilo de vida ativo e saudável é uma forma de riqueza que vai além do aspeto financeiro. Para uma vida plena temos o exemplo de muitos bilionários que fazem exercício como Jeff Bezos ou Mark Zuckerberg.

Mark Zuckerberg disse, inclusive, numa entrevista “Doing anything well requires energy, and you just have a lot more energy when you’re fit.”

Começa por ganhar riqueza que vem da aprendizagem e do conhecimento para mais tarde conseguires construir a riqueza monetária que te vai levar mais longe
Começa por ganhar riqueza que vem da aprendizagem e do conhecimento para mais tarde conseguires construir a riqueza monetária que te vai levar mais longe

Primeiro nós, depois ganhar riqueza

Quando pensamos em crescer o nosso património focamo-nos logo em como fazer dinheiro. Esquecemo-nos que para além dos nossos hábitos de poupança e/ou investimento é essencial investirmos em nós.

Cuidar de nós, da nossa saúde, relações, mente e corpo são o equilíbrio necessário para uma boa vida e para almejar a liberdade financeira.

Ao integrar estes aspetos no dia a dia, constróis, não só, um caminho para o sucesso financeiro, mas também experimentas uma qualidade de vida mais significativa. Afinal, a verdadeira riqueza vai além do dinheiro e inclui bem-estar em todas as áreas da vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este website usa cookies para oferecer uma melhor experiência de utilizador. Ao usar este portal, aceita todas as cookies.

Estilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de Vida