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Conheça as novidades do Imposto Sobre Veículos (ISV) para carros usados importados

Está a pensar em comprar um veículo em segunda mão fora do país? O Orçamento de Estado 2025 traz boas novidades para si sobre o Imposto Sobre Veículos (ISV) para carros usados importados da União Europeia. Veja quais são as mudanças previstas neste novo artigo da Dona Poupança.

Saiba qual é a alteração no cálculo do ISV

Havia críticas sobre o Imposto Sobre Veículos (ISV) porque a idade dos carros usados importados não era considerada no cálculo do imposto.

Esta diferença fazia com que o valor do ISV aumentasse bastante. O Orçamento de Estado 2025 trouxe mudanças que vão alterar o cálculo do ISV e, assim, beneficiar a entrada de carros em segunda mão vindos de fora do país.

O que irá saber neste artigo?

  • Quais são as alterações no Imposto Sobre Veículos (ISV) para carros usados importados?
  • O que é o ISV e como funciona?
  • O que vai acontecer com esta alteração do ISV para carros importados, na prática?
  • Quais são as justificações para alterar o Imposto Sobre Veículos (ISV)?
  • Qual é a nova taxa para híbridos plug-in?
  • Há mais novidades sobre o Orçamento de Estado 2025?

Se quer saber mais sobre este tema e as suas novidades, leia este artigo da Dona Poupança. Utilize o sumário que disponibilizamos abaixo para melhorar a navegação do seu artigo e ir diretamente para o tema que desejar.

Sumário

    Quais são as alterações do ISV para carros usados importados?

    O Orçamento de Estado (OE2025), aprovado no ano passado, termina com o que era considerado uma desigualdade no Imposto Sobre Veículos (ISV) para os carros usados importados. Os veículos importados em segunda mão vão ser tratados da mesma forma que os veículos novos que colocam matrícula pela primeira vez em Portugal.

    Será utilizada uma nova fórmula do cálculo do ISV para carros usados importados.

    O desconto aplicado sobre o valor do ISV, de acordo com a idade do automóvel, tem sido realizada de forma diferente para cada componente que faz parte do cálculo do ISV. Assim, acabava por beneficiar a cilindrada (potência) e, por outro lado, prejudicava a componente ambiental. Com esta novidade, o cálculo do ISV vai ser alterado, trazendo vantagens para os carros usados importados.

    O desconto sobre o ISV pode ser entre 10% a 80%.

    Estamos a abordar o Imposto Sobre Veículos (ISV) e como a sua fórmula de cálculo vai mudar, mas não sabe que imposto é este? No próximo tópico, explicamos o que é o ISV e como funciona. Continue a ler para perceber melhor este tema!

    O que é o ISV e como funciona?

    O Imposto Sobre Veículos (ISV) é um imposto que é cobrado apenas uma vez, ou seja, é uma taxa para quando se coloca a matrícula portuguesa num veículo novo ou usado.

    Calcula-se o ISV com base em duas componentes:

    • Cilindrada: potência do motor.
    • Ambiental: emissões de CO2.

    Tendo em consideração o número de anos de utilização do veículo, o valor do imposto pode reduzir.

    Mas, afinal, o que vai mesmo acontecer com as mudanças no ISV para carros usados importados? Continue a ler para saber o que acontece na prática com estas alterações.

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    Imagem ilustrativa

    O que vai acontecer com esta alteração do ISV para carros importados, na prática?

    Como referimos no tópico anterior, existe uma redução do imposto, devido aos anos de utilização da viatura. Contudo, no cálculo do ISV para carros usados importados, não consideravam a idade do automóvel. Desta forma, o imposto ficava muito mais caro, trazendo uma desigualdade fiscal.

    O desconto do ISV já não vai ser separado entre componente cilindrada e ambiental, sendo realizado através de uma única tabela.

    A outra mudança é que os contribuintes já podem pedir uma revisão do cálculo do imposto sem terem de pagar uma taxa por solicitarem o novo cálculo. E porque é que existiu esta mudança do ISV para veículos importados em segunda mão? Saiba mais, a seguir.

    As justificações para alterar o Imposto Sobre Veículos (ISV)

    O Tribunal da Justiça da União Europeia (TJEU) considerou ilegal a forma como o cálculo do ISV era realizado para carros usados importados.

    O TJEU acreditava que a legislação portuguesa era descriminatória para estes veículos vindos de fora do país. Considerava-se que as diferenças favoreciam a venda de veículos usados nacionais e desmotivavam a compra de carros usados importados.

    Mas as novidades não ficam por aqui. Sabia que existe uma nova taxa para híbridos plug-in? Descubra no próximo tópico.

    Nova taxa para híbridos plug-in

    A outra novidade nas alterações sobre o Imposto Sobre Veículos (ISV) é que há uma nova taxa para híbridos plug-in importados.

    Os híbridos plug-in com matrículas de 1 de janeiro de 2015 a 31 de dezembro de 2020 com autonomia mínima de 25 quilómetros passam a ter uma taxa intermédia de 25% do ISV. Esta novidade torna a situação destes veículos idêntica aos híbridos plug-in com autonomia de 50 quilómetros.

    Tem dúvidas sobre o que é um veículo híbrido plug-in? No próximo tópico, a Dona Poupança esclarece as suas dúvidas sobre estes veículos.

    O que são veículos híbridos plug-in?

    Os carros híbridos plug-in ou carros PHEV (Plug-in Hybrid Electric Vehicles) são automóveis com um motor elétrico e com um motor de combustão. A sua diferença é que o carregamento pode ser realizado a partir de tomadas.

    Haverá mais novidades acerca dos veículos para 2025? No próximo tópico, a Dona Poupança adianta outra novidade.

    Outras novidades do Orçamento de Estado 2025

    Em 2025, as taxas de ISV e do Imposto Único de Circulação (IUC) não vão ser atualizadas conforme a inflação, permanecendo iguais.

    Quer melhorar a sua gestão financeira? Continue a acompanhar o blog da Dona Poupança! Saiba mais, a seguir.

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