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Saiba quais os passos a dar, caso tenha perdido a carteira

Se perdeu a carteira deve estar numa grande aflição, afinal é onde colocamos tudo o que é importante para nós. Na carteira está o nosso dinheiro, cartões de crédito, passe dos transportes e cartão de cidadão.

Os documentos que precisa de cancelar após perder a carteira

Sumário

    A primeira coisa quando dá conta que perdeu a carteira, depois de, obviamente, entrar em pânico é repensar os seus passos nesse dia. Estará em casa, terá caído ao chão, talvez tenha ficado em algum sítio, como no trabalho, café ou restaurante? Depois de confirmar que realmente não a encontra, é preciso passar à ação. Conheça os passos que tem de dar ao longo do artigo para resolver a sua situação.

    "Perdi a carteira e não sei o que fazer?"

    A sensação de “perdi a carteira” pode ser bastante angustiante e stressante. Esta experiência geralmente desencadeia uma série de emoções, incluindo ansiedade, frustração e preocupação. É importante lidar com a situação de forma rápida e eficaz para proteger a sua vida pessoal e o seu dinheiro.

    Documentos

    Faça uma lista de todos os documentos que tem na carteira, antes de ir à polícia reportar o roubo. Desta forma, também se tornará mais fácil saber onde se tem de dirigir o mais rápido possível.

    Exemplo de uma lista do que poderá ter na carteira:

    • Cartões de crédito.
    • Cartão de cidadão.
    • Carta de condução.
    • Cartões de refeição.
    • Passes de transporte.
    • Documento Único Automóvel.
    • Cartões dos filhos: ou de outras pessoas que tenha a seu cargo.
    • Cartões de fidelização: supermercados, bombas de gasolina, lojas de roupa, biblioteca…
    • Carteira profissional.
    • Cartões dos filhos: escola, identificação…
    • Cartões de Acesso a edifícios.
    • Cartão matriz: de acesso ao banco.

    Como comunicar o desaparecimento de documentos

    Contacte as entidades o mais rápido possível para evitar problemas maiores. Por exemplo, no caso de supermercados ou passe de transporte pode fazê-lo pessoalmente no balcão de Apoio ao Cliente, mas no caso de cartões de crédito é urgente entrar em contacto com o banco.

    Lista de documentos mais urgentes a serem tratados:

    • Carta de condução.
    • Cartão de cidadão.
    • Documento Único Automóvel.
    • Cartões de crédito.

    Evitar fraudes financeiras

    Através do preenchimento do formulário do Banco de Portugal e anexando a queixa apresentada à polícia, pode prevenir, ainda mais a fraude financeira e o roubo de identidade. O Banco de Portugal irá informar o sistema bancário sobre documentos extraviados, furtados, roubados, incluindo o Cartão de Cidadão, o Bilhete de Identidade, o Passaporte ou a autorização ou título de residência.

    Outros contactos

    Pode ser importante em alguns casos informar o condomínio do roubo da carteira, se o acesso for feito através de cartões e/ou a ordem profissional, ou seja, no caso de advogados, arquitetos, biólogos, contabilistas certificados, enfermeiros, engenheiros, farmacêuticos, médicos, médicos dentistas, médicos veterinários, notários, nutricionistas, entre outros.

    Após cancelar todos os seus cartões e serviços, tem logo de pedir renovação ou segundas vias de documentos importantes.

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    Se "perdi a carteira" já é mau, imagina perder o smartphone

    Perder o smartphone… uma tragédia ainda maior

    Mas e se o seu smartphone for furtado ou roubado? Se perder a carteira é complicado, imagine outra tragédia com bastantes repercussões. Não é tão fácil como cancelar os cartões, por isso, vamos falar um pouco sobre isso.

    Consequências de perder o smartphone ou este ser roubado para a sua vida financeira

    Um smartphone é caro e substituí-lo pode não ser fácil, até porque pode não ter a possibilidade de gastar essa quantia elevada. Mas o pior serão as apps que estão instaladas, como as contas bancárias, onde está o seu dinheiro e todos os seus dados, os emails, onde estão todos os seus documentos, contactos e os supermercados, onde tem os seus cupões.

    Assim, como tem no seu smartphone informações sensíveis, há um risco significativo de fraude financeira. Os criminosos podem usar estas informações para realizar transações não autorizadas. A Dona Poupança, aconselha, quando utiliza o seu smartphone a ter todas as suas contas desligadas. Só faça log-in quando for usar. Mas explicamos tudo a seguir.

    Acesso a contas online

    Se o smartphone estiver configurado para aceder diretamente a contas bancárias, contas de e-mail ou outras apps financeiras como gestão de orçamento, quem o roubar pode ter acesso fácil a informações pessoais e financeiras.

    Assim como às suas informações pessoais, incluindo fotos, contactos, mensagens e dados de localização. Se caírem nas mãos erradas, essas informações podem ser usadas para roubo de identidade. E, tem de ter noção que muitas coisas podem não ser recuperadas.

    O que fazer?

    Antes de mais deve tomar medidas preventivas:

    • Não pousar em smartphone: em mesas ou casa de banho públicas.
    • Usar e guardar sempre: dentro da mala, mochila ou bolsos (cuidado que pode cair ou alguém retirar).
    Antes do roubo

    Algumas ações que pode fazer para proteger os seus dados e como prevenção:

    • Guardar a fatura do smartphone e o IMEI: é o código digital único de cada telemóvel, um código de 15 números que o identifica para provar que o equipamento é seu.
    • Usar senhas fortes: ter palavras-chaves fortes vai dificultar o acesso ao smartphone e aplicações.
    • Ativar autentificação de dois fatores: é importante para, caso um fator falhe, não é possível aceder ao samrtphone ou aplicação.
    • Habilitar recursos de rastreamento: alguns smartphones têm este serviço, mas também pode ser instalada uma aplicação com este objetivo.
    • Guardar dados: é bom ter cópias de armazenamento no caso de perder dados.
    Após o roubo

    Caso o roubo aconteça ou o smartphone desapareça, faça o seguinte:

    • Tente localizar o smartphone via GPS.
    • Contacte a operadora para bloquear o IMEI para não fazerem chamadas em seu nome.
    • Apague todos os dados do smartphone remotamente.
    • Denuncie o roubo.

    Sente falta de alguma coisa e quando repara grita: “Perdi a carteira!” Todos nós já estivemos nessa situação e não vale a pena lamentar ou chorar. Se percebeu que perdeu ou foi roubado deve tomar as medidas concretas que o vão ajudar a mitigar fraudes que podem prejudicar o seu crédito e minimizar perdas financeiras.

    Mas após reportar o roubo e cancelar todos os documentos, sabe que alguém teve acesso a algumas informações, como nome, morada, contribuinte e que no futuro poderão ser usadas? Como, por exemplo, poderão aparecer na dark web para serem adquiridas e negociadas para uso em atividades fraudulentas. Então, seja diligente, atento e no caso de identificar quaisquer anormalidades, aja imediatamente.

    A Dona Poupança espera que o artigo o tenha ajudado a prevenir-se ou a resolver a sua situação, caso tenha perdido a sua carteira ou smartphone. Estes dois representam, atualmente, um elo direto à nossa vida financeira. Por isso, é importante ter cuidado.

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