logo dona poupanca color no slogan

Simplifica as Finanças

Popular

Como poupar nas férias ao ar livre
Emigrar ou ficar?
Como poupar em tempos de inflação?
Estratégias para poupar na venda de imóveis
Abrir atividade nas finanças
O dinheiro do casal
Reembolso de IRS: poupança
Tio Patinhas: poupar e investir
Juros: conheça-os melhor
IRS: declarar os rendimentos

Porque deve ter hábitos financeiros?

No início de 2020, uma cidade com 11 milhões de pessoas ficou em quarenta, algo nunca antes visto. Estávamos longe de imaginar o que iria acontecer. Mas foi o regresso de uma nova crise económica. Por isso, é essencial termos hábitos financeiros que possam ser reforçados nas situações mais inesperadas.

A importância dos hábitos para enfrentar imprevistos

Os hábitos promovem o foco e a disciplina, essenciais para quem quer fazer uma boa gestão das suas finanças pessoais. Estes devem estar sempre presentes, pois são necessários e não mudam, mesmo durante uma pandemia. Saiba mais.

Os hábitos financeiros que devem estar sempre presentes

Depois de vários meses de pandemia, onde pouco se manteve igual, fazemos um pequeno resumo de 4 hábitos que estão ainda mais presentes.

  • Economizar dinheiro.
  • Pensar antes de gastar.
  • Planear refeições.
  • Investir na habitação

Como pode ver, mesmo durante uma pandemia, hábitos que nunca mudam. Vamos falar sobre cada um deles. Continue a ler.

Economizar mais dinheiro

No início do mês deve colocar algum dinheiro de parte, para alguma eventualidade. Foi o que aconteceu, durante a pandemia, em que alguns portugueses o fizeram, segundo dados do INE, em Portugal a taxa de poupança atingiu 12,8% face a 2019.

Segundo a ECO, desde 2014 que não se verificavam níveis de poupança tão elevados. Tal não seria atingido se não fosse a incerteza do que iria acontecer nos próximos meses. Poupar não deve ser só uma tendência. Deverá ser um hábito a manter e a perdurar.

Pois, na realidade, além da poupança “baseada” nesta incerteza, o facto de passarmos mais tempo em casa também foi motivo de poupança em:

  • Transportes.
  • Refeições fora de casa.
  • Estacionamento.
  • Combustível.

Desta forma, é preciso controlar bem o orçamento familiar. Quando somos expostos ao consumo é normal que queiramos comprar.

Pensamento crítico antes de comprar

A maior diferença entre comprar online e comprar fisicamente é o tempo de consideração para realizar a compra. E é assim que podemos poupar mais. Depois do trabalho ou durante o fim-de-semana é muito fácil “ir ver as montras” e comprar algo que nos agrade.

Mas com o confinamento e as lojas fechadas, as compras passaram a ser online, e antes de clicar no botão optamos sempre por pensar mais. Um dia, ou às vezes até mais dias, e o que acaba por acontecer é que reduzimos o carrinho de compras online ou não compramos nada. A compra online passou a ser sobre o que é essencial e não tanto um “impulso”. Aplique este hábito nas lojas físicas.

Planear refeições

Com a preocupação em ir aos supermercados devido a questões de segurança e as longas filas, passou a haver um maior planeamento de refeições. Planeamento esse que ajudou a reduzir o desperdício de alimentos, a economizar tempo e dinheiro e diminuiu o número de vezes que se recorria a serviços de entregas de comida. Por último, também o facto de ser mais rápido e haver mais ofertas na compra de alimentos online, acaba por ajudar a não cair nas tentações deliciosas que vemos ao caminhar pelos corredores e junto das caixas de pagamento.

A quarentena evidenciou a importância de planear, hábito muitas vezes colocado de lado, por falta de vontade.

Investir na Habitação

No início do confinamento, após aquele choque inicial, começamos a olhar para a nossa casa, já que passamos a estar 24 horas nela, e a planear melhoramentos.

Como pintar a casa com tintas que ajudem na prevenção da humidade, ou pintar um guarda-fatos embutido ou fazer alterações no móvel da sala, para dar um novo visual. Pequenos custos agora que vão dar um novo visual à casa e que podem evitar arranjos caros no futuro.

Por isso, tenha sempre em atenção a melhoramentos na sua habitação para não fazer uma despesa demasiado grande.

A pandemia foi um choque, mas também reforçou hábitos financeiros que devemos ter sempre presente. Esperamos que este artigo o tenha ajudado a olhar para as suas finanças pessoais de maneira diferente. Estamos aqui para o ajudar. Conte connosco.

Partilhe este conteúdo

Tags do Artigo

Artigos Relacionados

Deixe o seu comentário

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Sugestões Dona Poupança

Receba sugestões de Poupança, Finanças e Investimentos no seu e-mail. Comece já a simplificar a suas finanças!

Ao submeter o e-mail, concorda com os Termos e Condições e com a Política de Privacidade.

Scroll to Top