logo dona poupanca color no slogan

Simplifica as Finanças

Popular

O bem-estar financeiro da família
Como poupar nas férias ao ar livre
Emigrar ou ficar?
Como poupar em tempos de inflação?
Estratégias para poupar na venda de imóveis
Abrir atividade nas finanças
O dinheiro do casal
Reembolso de IRS: poupança
Tio Patinhas: poupar e investir
Juros: conheça-os melhor

Com o aumento do custo de vida saiba como gerir o seu orçamento familiar

O custo de vida aumentou e gerir o orçamento familiar tornou-se complicado para todas as famílias que não estavam à espera de uma pandemia, uma guerra e uma crise económica.

Utilize estas estratégias financeiras por causa do aumento do custo de vida

Todos os serviços estão mais caros. A energia, os alimentos, as matérias-primas e o combustível. Como a inflação subiu de forma abrupta, o custo de vida aumentou. E não afeta só as famílias, mas também as empresas, as negociações, as pensões, os salários e as taxas dos bancos.

Principais razões de existir inflação

O mercado ressentiu-se devido à COVID-19 e por isso, houve, a necessidade dos governos e bancos da zona europeia, mas principalmente, americana, de injetar dinheiro na economia.

Numa fase inicial o dinheiro ajudou a economia a expandir-se, a bolsa subiu. No entanto, como o poder de compra aumentou e com o regresso à normalidade, as pessoas voltaram aos seus hábitos de consumo pré-pandemia.

O que ninguém estava à espera era de uma guerra. A Ucrânia é o segundo maior produtor de trigo. E o trigo não é só consumido por pessoas, mas também por animais. A Rússia, por outro lado, é o maior fornecedor de gás.

Os governos ajudaram financeiramente as empresas e as pessoas. Esse apoio é como uma dívida. Existiam 2 hipóteses: a primeira era pedir às pessoas o dinheiro de volta, a segunda hipótese é fazê-lo através da inflação.

Assim, a inflação está a levar a riqueza das pessoas, aumentando o custo de vida.

Como combater a inflação

Existem muitas formas de enfrentar o aumento do custo de vida. A Dona Poupança, aconselha que olhe para o seu orçamento familiar, redefina objetivos financeiros e renegoceie serviços.

Pois, a inflação tem os seguintes efeitos:

  1. Redução do poder de compra.
  2. Aumento das taxas de juro.
  3. Menos consumo, menos lucro.
  4. Problemas políticos.

É preciso analisar muito bem a sua situação financeira e começar a planear. Muitas vezes, significa prescindir de serviços que se gosta, como canais de streaming ou optar por não fazer férias.

Vamos explorar, a seguir, como repensar os hábitos.

donapoupanca como gerir custo vida dinheiro inflacao
Aumento do custo de vida Em janeiro, a inflação em Portugal atingiu os 3,3%, o nível mais alto desde 2012. Mas a tendência é global

Repensar os nossos hábitos

Com o aumento do custo de vida é importante repensar nos hábitos que temos. Durante tempos de incerteza é preciso cuidarmos muito bem do nosso dinheiro e garantir que o nosso fundo de emergência não fique desfalcado.

Conheça estes hábitos que pode adaptá-los para poupar mais:

  • Compras: a alimentação como se tornou mais cara é fundamental diminuir as idas ao supermercado e as idas aos cafés ou restaurantes. Evite pedir take-away. Planeie as suas refeições e cozinhe em casa.
  • Folhetos de compras: consulte as promoções dos supermercados online, antes de ir às compras para aproveitar os melhores preços nos seus produtos favoritos.
  • Combustível: esteja atento aos preços do combustível para antecipar um abastecimento mais barato.
  • Trabalho: quando possível, opte pelo teletrabalho. É nas deslocações que gastamos mais dinheiro. Caso se tenha de deslocar, crie um grupo de boleia.
  • Despesas fixas: negoceie a luz, o gás e os serviços de televisão e internet.
  • Transferência crédito habitação: se tem um spread acima de 1% renegoceie o seu crédito habitação. A Dona Poupança pode ajudá-lo a baixar o spread. O nosso serviço é gratuito e sem compromisso.

Esta não é a primeira vez que o país passa por uma inflação e não vai ser a única. Já lá estivemos, estamos novamente e iremos estar, por isso, não pode controlar tudo.

Aprenda a gerir bem as suas finanças pessoais através das várias técnicas que lhe mostrei e mantenha-se focado nos seus objetivos, sempre com os olhos bem abertos e os ouvidos em modo alerta para o inesperado.

Partilhe este conteúdo

Tags do Artigo

Artigos Relacionados

Deixe o seu comentário

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Sugestões Dona Poupança

Receba sugestões de Poupança, Finanças e Investimentos no seu e-mail. Comece já a simplificar a suas finanças!

Ao submeter o e-mail, concorda com os Termos e Condições e com a Política de Privacidade.

Scroll to Top