O processo é mais importante que o resultado?

Nas finanças pessoais o processo é mais importante que o resultado. Parece contraproducente, mas se não soubermos qual é o processo, como podemos obter resultados?

Não existem atalhos por isso é que o processo é mais importante que o resultado
Não existem atalhos por isso é que o processo é mais importante que o resultado

Estamos tão focados nos resultados que não damos o devido valor ao processo, pois é este que engloba as metas e os objetivos que decidimos alcançar.

Todos temos um propósito ou uma missão e o dinheiro é a alavanca principal. Ao utilizarmos o dinheiro, esperamos que este nos leve ao que queremos: uma casa, um carro, mais segurança. Mas quais foram os passos que demos, o que analisamos e o que ponderamos?

É preciso aprender e perceber quais os passos envolvidos. Para nos tornarmos proficientes, temos de aprender, de fazer.

O processo é o nosso método. Só se pode obter bons resultados, quando tivermos dominado o mais básico, a disciplina e o foco.

Porque o processo é mais importante que o resultado?

1. Exemplo: Comprar uma casa

Quando sabemos que alguém comprou uma casa, só vemos o resultado final: a casa. Mas desconhecemos todo o processo pelo qual essa pessoa passou para comprar a casa.

Quando decides fazer alguma coisa com o teu dinheiro tens de tentar perceber como vais do ponto A ao ponto B.

Logo à primeira vista todo o processo, antes de o resultado ser a aquisição da casa, passa por vários obstáculos e dificuldades. A procura, os orçamentos, o banco, a negociação, entre outras.

Existem uma série de fatores que têm de ser analisados porque comprar uma casa é um grande investimento.

Conselho: Os desafios são importantes para melhorarmos e crescermos. Quem compra uma casa, de certeza que se voltar a comprar vai fazê-lo de outra forma e melhor. Porque já sabe onde falhou da primeira vez.

Por isso, se o teu objetivo fosse comprar uma casa, primeiro terias de estudar qual o melhor processo para a adquirir e só depois começar a aplicá-lo.

2. Presente vs futuro

Deves focar-te, apenas, no que podes fazer no presente.

Uma das grandes habilidades que se desenvolve e que é a base para gerirmos bem e de forma simples as nossas finanças pessoais é:

  • Fazer o orçamento mensal;
  • Analisar contratos e subscrições;
  • Poupar no dia-a-dia;
  • Preparar uma lista de compras para não gastar demasiado;
  • Procurar promoções;
  • Liquidar ou amortizar dívidas;
  • Investir.

Quando fazes alguma coisa, esta deve estar sempre em alinhamento com os teus objetivos e metas.

Se estiveres focado no presente, vais preparar o teu futuro, planear todas as despesas, imprevistos e/ou o teu crescimento quando decides investir.

O teu futuro é quando decides no teu presente escolher:

  • Cuidar da tua saúde (seguro de saúde);
  • Proteger a tua vida (seguro de vida);
  • Construir o teu fundo de emergência;
  • Investir (plano previdência privada).

Conselho: Falhar é inevitável. Desistir é impensável.

Estas duas variáveis podem orientar-te no teu presente. Este processo básico que se estabelece para uma boa gestão das finanças pessoais pode não correr bem à primeira vez.

Quando vais poupar, podes irracionalmente gastar. Podes perder dinheiro em investimentos. Pode acontecer muita coisa. Mas se estiveres determinado, pouco a pouco, vais desenvolver o teu método e o processo acaba por se tornar mais fluido.

3. Re-avaliar

Quando referimos que o processo é mais importante que o resultado é porque quando olhamos para trás está lá todo o nosso empenho, naquele objetivo, que nos levou a alcançar algo.

Imagina que queres poupar para fazer uma viagem. Podes começar a planear, a poupar, mas quando chegas a meio, percebes que vais precisar de mais dinheiro do que tinhas estipulado inicialmente.

O que vais fazer? Não previste que pudesses precisar do dobro do dinheiro e não tinhas nenhum plano B.

O que deves fazer é re-avaliar e ajustar de acordo com os novos dados o teu plano. Nada está perdido.

Conselho: Acredita no processo. Os melhores resultados são alcançados quando estamos dispostos a melhorar e a reajustar o que for necessário.

4. Garantir que os processos estão a alcançar resultados desejáveis

São os processos que garantem que obtemos resultados, por exemplo, como poupar dinheiro. A longo-prazo, dependendo do processo, podes, até aumentar a quantia que poupas todos os meses.

Um processo bem sucedido pode apresentar os seguintes passos para poupares mais:

  • Quanto é que gastas por mês: aponta por categorias as tuas despesas mensais.

Conselho: Tens à disposição várias apps que te ajudam nesta tarefa. Sabe mais neste artigo.

  • Orçamento: inclui uma sessão das poupanças e planeia poupar, por exemplo, de 5% para 10%.

Conselho: Existem muitas despesas que não ocorrem todos os meses. Aproveita para poupar através dessas despesas.

  • Curto e longo prazo: tem poupanças que possas utilizar a curto e a longo prazo.

Conselho: Estipula valores para cada poupança, segundo os objetivos que tenhas para cada uma, assim como metas para ires analisando se estás a conseguir atingir os valores a que te comprometeste.

O processo ajuda e orienta-te para que a tua gestão seja mais fácil e flexível, por isso é que é mais importante que o resultado.

Sem objetivos e sem saberes o que se pretende como resultado final, perdes o foco e o propósito, ou seja, o que te levou a poupar, por exemplo. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este website usa cookies para oferecer uma melhor experiência de utilizador. Ao usar este portal, aceita todas as cookies.

Estilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de Vida