Finanças e sucesso: os 5 pilares

Existem duas palavras que andam de mãos dadas: finanças e sucesso. Todos acreditam que o sucesso advém do dinheiro, mas é apenas um pensamento. Podes ser uma pessoa bem sucedida e não ter uma conta gigante.

Finanças e sucesso: os 5 pilares na tua vida financeira
Finanças e sucesso: os 5 pilares na tua vida financeira

São os nossos pensamentos que fomentam as nossas circunstâncias de vida. Podemos ter uma casa, um carro e um emprego, mas algo está sempre a dizer-nos que falta algo, nomeadamente, mais dinheiro. E só o dinheiro poderá trazer-nos sucesso.

Só somos financeiramente bem sucedidos se exteriormente mostrarmos aos outros que temos poder económico. Este poder económico é igualarmo-nos à vida do outro que pensamos nós será melhor que a nossa.

Mas estamos errados. Esta autodepreciação que fazemos de nós e dos outros é o nosso pior inimigo para as nossas finanças e para o nosso sucesso.

O dinheiro não traz felicidade, mas sabes como pode ajudar? Encontra a tua resposta.

Finanças e sucesso: O que precisamos de ter para os alcançar?

1. Mindset

Não são as circunstâncias da vida que nos transformam, mas sim como pensamos. Se nos deixarmos esmorecer e olharmos de forma negativa para o que nos rodeia então estamos condenados ao fracasso.

É quando saímos desta prisão à qual nos deixamos aprisionar e procurarmos mudar que crescemos e caminhamos em direção ao sucesso.

Os nossos hábitos são fundamentais para que isto aconteça.

Não basta querer sucesso e dinheiro é preciso adequarmos a nossa rotina para que isso seja possível.

Pensa como o dinheiro faz parte da tua rotina:

  • É  o salário que recebes todos os meses pelo teu trabalho e esforço;
  • É como fazes a tua família feliz;
  • É o que te alimenta;
  • É o que te permite comprar o teu conforto;
  • É o que te permite conhecer novos locais;
  • É o que te permite encontrar o sossego e a paz.

Por isso que rotinas podes acrescentar ao teu dia-a-dia para teres mais sucesso? É muito simples começa de manhã com:

  • Pequeno-almoço em casa;
  • Exercício;
  • Planeamento do teu dia.

Se fores consistente estás a criar novos hábitos, um novo mindset, onde és mais organizado. É normal que fiques impaciente, mas se continuares focado  no que estás a fazer estarás mais presente e focado num futuro melhor.

Pensamento: Não me sinto zangado com a minha situação financeira. Tenho dinheiro e vejo novas oportunidades. Por onde vou começar?

2. Personalidade

São os teus atos que revelam o teu mindset.

Para obteres mais e melhores resultados não podes ficar sentado a ver o dinheiro a entrar e a sair da tua conta. Deves estar aberto a novas possibilidades e oportunidades. Ser mais proativo e analítico dos teus gastos.

Estes são alguns traços de personalidade que deves ter cuidado:

Poupadinho: Poupa para usufruir mais tarde. Tem alergia a dívidas, por isso prepara-se para conseguir ter sempre as suas contas em dia e viver sem estar preso a empréstimos. No entanto, vive com stress de perder tudo;

Gastador: Não se preocupa com o futuro, é preferível pedir um empréstimo e viver de salário em salário, por isso, nunca tem dinheiro para imprevistos;

Poupadinho e gastador: É poupadinho, mas deixa-se facilmente influenciar pelo que vê e compra por impulso. Não gere o seu dinheiro.

Conhece mais sobre as personalidades e o dinheiro, neste artigo.

Ao conheceres os traços da personalidade financeira, podes mais facilmente lidar com as emoções.

São na sua maioria as emoções que nos impedem de prosperar. Descobre quais são e como as contornar.

Ganhas um maior entendimento de como és influenciado e, por isso, vais contornar a situação com mais conhecimento. Vais aprender e torna-te familiar com os termos financeiros.

Pensamento: Não sei lidar com o dinheiro. Vivo de mês em mês. Estou assoberbado, preocupado e ansioso. Mas vou aprender, não vou desistir.

3. Objetivos

O dinheiro pode ajudar-te a alcançar muitos desejos, mas para que se concretizem tens de definir objetivos:

  • Visualiza o teu objetivo (o que queres alcançar);
  • Cria uma estratégia (aponta detalhadamente o teu plano para saberes as etapas que precisas de realizar);
  • Define uma timeline ou meta (o objetivo tem de ser realista e atingível).

É fácil dizer o que se pretende, mas depois se não fizeres nada para que se concretize, o teu objetivo nunca se irá realizar. O que vais fazer para mudar a tua vida em 5/10 anos?

Pensamento: Como vou alcançar este objetivo? Porque é importante para mim fazê-lo? Vou poupar todos os meses 100€ no meu fundo de emergência porque quero sentir-me protegido e pronto para enfrentar qualquer imprevisto.

4. Planeamento

Agora que já tens o teu mindset criado, com a tua rotina, conheces a tua personalidade e tens objetivos, só te falta criares um planeamento financeiro.

  • As tuas finanças vão tornar-se mais organizadas e com muito sucesso. Para isso é preciso:
  • Cria um orçamento familiar (aponta os teus ganhos e despesas);
  • Planeia para os imprevistos (fundo de emergência com pelo menos 6 meses do teu salário);
  • Poupança (seguros);
  • Investimentos.

A UniPeople tem um plano de finanças pessoais, conhece como podes começar o teu.

Pensamento: Vou alcançar os meus objetivos com a minha organização. Todos os meses vou atualizar o meu orçamento familiar.

5. O nosso Valor

Só quando nos dedicamos a alguma coisa é que percebemos o seu verdadeiro valor.

Passamos, assim, a direcionar a nossa energia, a aprofundar e a experienciar todas as situações até encontrarmos as ferramentas que nos permitam alcançar os nossos objetivos.

Com mais dedicação e autoanálise estamos prontos para tomar decisões com inteligência. É assim que na nossa vida, finanças e sucesso andam de mão dada.

Ultrapassamos as nossas fraquezas com consciência, conhecimento, prática e perseverança. Fizemo-lo sozinhos, esse é o nosso valor.

Pensamento: Para mim, finanças e sucesso são o resultado de ter conseguido pagar as minhas dívidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este website usa cookies para oferecer uma melhor experiência de utilizador. Ao usar este portal, aceita todas as cookies.

Estilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de Vida