Finanças e sucesso: os 5 pilares

Existem duas palavras que andam de mãos dadas: finanças e sucesso. Todos acreditam que o sucesso advém do dinheiro, mas é apenas um pensamento. Podes ser uma pessoa bem sucedida e não ter uma conta gigante.

Finanças e sucesso: os 5 pilares na tua vida financeira
Finanças e sucesso: os 5 pilares na tua vida financeira

São os nossos pensamentos que fomentam as nossas circunstâncias de vida. Podemos ter uma casa, um carro e um emprego, mas algo está sempre a dizer-nos que falta algo, nomeadamente, mais dinheiro. E só o dinheiro poderá trazer-nos sucesso.

Só somos financeiramente bem sucedidos se exteriormente mostrarmos aos outros que temos poder económico. Este poder económico é igualarmo-nos à vida do outro que pensamos nós será melhor que a nossa.

Mas estamos errados. Esta autodepreciação que fazemos de nós e dos outros é o nosso pior inimigo para as nossas finanças e para o nosso sucesso.

O dinheiro não traz felicidade, mas sabes como pode ajudar? Encontra a tua resposta.

Finanças e sucesso: O que precisamos de ter para os alcançar?

1. Mindset

Não são as circunstâncias da vida que nos transformam, mas sim como pensamos. Se nos deixarmos esmorecer e olharmos de forma negativa para o que nos rodeia então estamos condenados ao fracasso.

É quando saímos desta prisão à qual nos deixamos aprisionar e procurarmos mudar que crescemos e caminhamos em direção ao sucesso.

Os nossos hábitos são fundamentais para que isto aconteça.

Não basta querer sucesso e dinheiro é preciso adequarmos a nossa rotina para que isso seja possível.

Pensa como o dinheiro faz parte da tua rotina:

  • É  o salário que recebes todos os meses pelo teu trabalho e esforço;
  • É como fazes a tua família feliz;
  • É o que te alimenta;
  • É o que te permite comprar o teu conforto;
  • É o que te permite conhecer novos locais;
  • É o que te permite encontrar o sossego e a paz.

Por isso que rotinas podes acrescentar ao teu dia-a-dia para teres mais sucesso? É muito simples começa de manhã com:

  • Pequeno-almoço em casa;
  • Exercício;
  • Planeamento do teu dia.

Se fores consistente estás a criar novos hábitos, um novo mindset, onde és mais organizado. É normal que fiques impaciente, mas se continuares focado  no que estás a fazer estarás mais presente e focado num futuro melhor.

Pensamento: Não me sinto zangado com a minha situação financeira. Tenho dinheiro e vejo novas oportunidades. Por onde vou começar?

2. Personalidade

São os teus atos que revelam o teu mindset.

Para obteres mais e melhores resultados não podes ficar sentado a ver o dinheiro a entrar e a sair da tua conta. Deves estar aberto a novas possibilidades e oportunidades. Ser mais proativo e analítico dos teus gastos.

Estes são alguns traços de personalidade que deves ter cuidado:

Poupadinho: Poupa para usufruir mais tarde. Tem alergia a dívidas, por isso prepara-se para conseguir ter sempre as suas contas em dia e viver sem estar preso a empréstimos. No entanto, vive com stress de perder tudo;

Gastador: Não se preocupa com o futuro, é preferível pedir um empréstimo e viver de salário em salário, por isso, nunca tem dinheiro para imprevistos;

Poupadinho e gastador: É poupadinho, mas deixa-se facilmente influenciar pelo que vê e compra por impulso. Não gere o seu dinheiro.

Conhece mais sobre as personalidades e o dinheiro, neste artigo.

Ao conheceres os traços da personalidade financeira, podes mais facilmente lidar com as emoções.

São na sua maioria as emoções que nos impedem de prosperar. Descobre quais são e como as contornar.

Ganhas um maior entendimento de como és influenciado e, por isso, vais contornar a situação com mais conhecimento. Vais aprender e torna-te familiar com os termos financeiros.

Pensamento: Não sei lidar com o dinheiro. Vivo de mês em mês. Estou assoberbado, preocupado e ansioso. Mas vou aprender, não vou desistir.

3. Objetivos

O dinheiro pode ajudar-te a alcançar muitos desejos, mas para que se concretizem tens de definir objetivos:

  • Visualiza o teu objetivo (o que queres alcançar);
  • Cria uma estratégia (aponta detalhadamente o teu plano para saberes as etapas que precisas de realizar);
  • Define uma timeline ou meta (o objetivo tem de ser realista e atingível).

É fácil dizer o que se pretende, mas depois se não fizeres nada para que se concretize, o teu objetivo nunca se irá realizar. O que vais fazer para mudar a tua vida em 5/10 anos?

Pensamento: Como vou alcançar este objetivo? Porque é importante para mim fazê-lo? Vou poupar todos os meses 100€ no meu fundo de emergência porque quero sentir-me protegido e pronto para enfrentar qualquer imprevisto.

4. Planeamento

Agora que já tens o teu mindset criado, com a tua rotina, conheces a tua personalidade e tens objetivos, só te falta criares um planeamento financeiro.

  • As tuas finanças vão tornar-se mais organizadas e com muito sucesso. Para isso é preciso:
  • Cria um orçamento familiar (aponta os teus ganhos e despesas);
  • Planeia para os imprevistos (fundo de emergência com pelo menos 6 meses do teu salário);
  • Poupança (seguros);
  • Investimentos.

A UniPeople tem um plano de finanças pessoais, conhece como podes começar o teu.

Pensamento: Vou alcançar os meus objetivos com a minha organização. Todos os meses vou atualizar o meu orçamento familiar.

5. O nosso Valor

Só quando nos dedicamos a alguma coisa é que percebemos o seu verdadeiro valor.

Passamos, assim, a direcionar a nossa energia, a aprofundar e a experienciar todas as situações até encontrarmos as ferramentas que nos permitam alcançar os nossos objetivos.

Com mais dedicação e autoanálise estamos prontos para tomar decisões com inteligência. É assim que na nossa vida, finanças e sucesso andam de mão dada.

Ultrapassamos as nossas fraquezas com consciência, conhecimento, prática e perseverança. Fizemo-lo sozinhos, esse é o nosso valor.

Pensamento: Para mim, finanças e sucesso são o resultado de ter conseguido pagar as minhas dívidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este website usa cookies para oferecer uma melhor experiência de utilizador. Ao usar este portal, aceita todas as cookies.