Independência financeira: seenagers

Já ouviste falar nos seenagers? São pessoas a partir dos 60 anos, reformados. Sem os filhos para cuidar e as preocupações do trabalho, não se enquadram como “idosos” ou “terceira idade”. Têm alma jovem e são financeiramente independentes.

Seenagers, pessoas com mais de 60 anos, a desfrutar da sua independência financeira

Com mais tempo livre, finalmente podem fazer tudo o que sempre desejaram. Este é o sonho de toda a gente, não estar preso a nada, ser rico o suficiente para não trabalhar e viver o que a vida tem de bom.

Como sabemos, esta é uma ilusão que os filmes passam. As pessoas ricas ou os milionários não deixam de trabalhar e não passam o dia na piscina a beber cocktails.

Têm projetos e investimentos. Mas como é que te preparas para chegar à idade dos seenagers, manter o teu estilo de vida atual e alcançar a independência financeira?

Os seenagers

Gastar o dinheiro da herança dos filhos

Em vez de os filhos olharem para o dinheiro dos pais como herança são motivados a preparem a sua própria independência financeira.

Os seenagers são considerados pessoas que desfrutam do dinheiro que conseguiram poupar. Deixam de pensar nos filhos como uma preocupação.

É nos nossos pais que encontramos o apoio e suporte. Contribuíram com financiamento para os estudos e mais tarde com a compra de casa e/ou apoio com os netos.

Encontras aqui o primeiro passo para a independência. Quando vives com os teus pais, não tens despesas. Aproveita para poupar.

Alcançar a independência financeira

1. Planeamento

A primeira coisa a fazer é analisar a tua situação financeira. Como estão as tuas finanças? Tens fundo de emergência (3 a 6 meses do teu salário)?

Antes de avançar com o planeamento deves resolver estas questões e garantir que tens possibilidade de investir.

Define as tuas metas por idade. Lembra-te que é um objetivo de longa duração.

2. Preparação por idade: despesas vs diminuição da possibilidade de poupar

Os seenagers são pessoas que começaram a preparar desde muito cedo a sua independência. Claro que existem fatores influenciadores como o tempo, os rendimentos passivos e ativos, poupanças, investimentos ou custo de vida.

É sempre necessário, independentemente das circunstâncias, gerir muito bem as finanças pessoais. Os seenagers de modo a apoiarem os filhos para estudos universitários tiveram de poupar neste sentido.

Para entenderes todos os aspetos que vamos encontrar ao longo da vida, lê este artigo.

Cria as tuas metas consoante a tua idade:

Dos 20 aos 30 anos

Aos 20 anos tens poucas despesas. Basicamente, é a melhor altura para começar o fundo de emergência e poupar com o objetivo de investir. Ou seja, durante os teus 20 e 30 anos estás a construir e a crescer as tuas finanças.

Aproveita os anos em que vives com os pais e não tens despesas relacionadas com a casa ou alimentação. Em Portugal as despesas com a alimentação representam 13,6% do salário mínimo.

Conhece, também, o consumo das famílias por tipo de bens e serviços, aqui.

Como um verdadeiro seenager, vais:
  • Criar o hábito de poupar;
  • Começar um investimento como um PPR;
  • Poupar para comprar uma casa;
  • Contratar os primeiros seguros;
  • Investir.

Dos 40 aos 50 anos

As maiores despesas que as pessoas fazem aos 30 anos é a compra ou arrendamento de casa, assim como constituir família.

As poupanças devem ser feitas com objetivos tendo em conta os filhos que o casal irá ter. É, também, nesta fase que surgem as dívidas com o crédito habitação e/ou crédito automóvel.

Também será uma idade propícia para os primeiros negócios ou reconversão de carreira ou mudança.

Vais aproveitar os teus rendimentos para:
  • Rever os teus investimentos;
  • Readaptar os teus objetivos de curto e longo prazo;
  • Poupar a pensar nos filhos (estudos);
  • Amortizar dívidas;
  • Readaptar os seguros às necessidades atuais.

A partir dos 60 anos

A partir dos 60 procura a melhor forma, com um consultor financeiro, rentabilizar as poupanças e investimentos.

Será nesta idade que começaras a aproveitar a tua reforma e te tornarás num seenager. No futuro as tuas despesas passarão a ser mais relacionadas com a saúde.

É, também, a idade em que muitas pessoas começam projetos novos ou fazem voluntariado.

3. O crescimento das tuas finanças pessoais

À medida que tomas decisões e organizas o teu orçamento familiar, sabes sempre como estás financeiramente.

Um dos truques é não viver acima das nossas posses. É importante que as dívidas que fazes não sejam acima do que já tens, havendo um equilíbrio para que possas numa urgência resolver o problema.

É por isso, fundamental para quem quer alcançar a independência financeira ter um fundo de emergência.

Sabe porque tens de investir para alcançar a independência financeira.

Os seenagers têm mais escolhas, mais liberdade e uma melhor disposição mental e física. Tudo porque planearam, não contraíram dívidas que não pudessem pagar e não perderam nada durante situações inesperadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este website usa cookies para oferecer uma melhor experiência de utilizador. Ao usar este portal, aceita todas as cookies.

Estilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de Vida