Poupar com um robot de cozinha: sim ou não?

Uma dúvida que surge muito regularmente é se é possível poupar com um robot de cozinha. A realidade é que o robot de cozinha veio revolucionar a  maneira como se prepara as refeições e até quem não é muito dotado quase que se torna um verdadeiro chef.

Poupar com um robot de cozinha como um Chef
Poupar com um robot de cozinha como um Chef

Na minha opinião vale a pena ter um robot de cozinha, existem para todas as carteiras, por isso não há desculpas e são muito úteis num pormenor que afeta todas as pessoas. A falta de tempo.

É largar a colher de pau e o tacho ao lume e deixar o robot a cozinhar. Com esses trinta minutos, por exemplo, é dedicar o tempo a outras coisas, como passatempos, trabalho e/ou arrumações.

Menu do artigo

Poupar com um robot de cozinha

A Bimby é dos robot de cozinha mais conhecidos pela sua versatilidade e funcionalidade, mas existem outras marcas à venda como os robot da Moulinex ou Bosch.

O que se pode fazer?

Tudo o que quiseres, desde bolos, a pão, a massa, a sopa e a estufados. É só seguir o livro de receitas ou ser criativo e consegues fazer receitas muito saborosas, como se fosses comer ao restaurante.

Todas as refeições que faças através do teu robot de cozinha fica a um preço mais económico do que ir comer fora.

Vários acessórios, num só

Se vives num apartamento é essencial poupar espaço, mas se tiveres várias panelas, estas ocuparão, praticamente, um móvel.

Com o robot de cozinha ganhas mais espaço e como desempenha várias funções, já não necessitas de todos os eletrodomésticos.

Um robot de cozinha tem tudo o que precisas como cozedura lenta, cozedura a vapor, moinho de café, máquina de sumos, entre outros, e ainda, podes utilizar como máquina de pão e bolos.

E, se gostas muito de iogurtes, também podes fazer os teus no robot.

Por isso, como podes ver, podes poupar com um robot de cozinha a médio, longo prazo, apesar do investimento.

Se vais começar uma família, não precisas de comprar todas as panelas, panela de pressão, máquina de fazer arroz, uma picadora, liquidificadora ou varinha mágica.

Basta um robot de cozinha.

Mudar de casa

As mudanças são difíceis de fazer, mas na cozinha a arrumação é rápida. É o teu robot de cozinha e restante serviço de copos, talheres, pratos, entre outros.

E se fores de férias e não te quiseres preocupar muito leva contigo o teu robot.

Refeições

As sobras podem tornar-se numa outra refeição, tal como fazias antigamente. Imagina que fizeste um estufado e sobrou carne, batata e legumes. Podes adicionar massa ou, simplesmente, colocar ovos e escalfar. Delicioso.

A fruta mais madura podes aproveitar para fazer deliciosos sumos ou batidos, assim como para acompanhar fazer bolachas ou biscoitos.

Só precisas de seguir as instruções e ter sempre muito cuidado para não te queimares.

Redução de desperdício

Um robot de cozinha pode ajudar a utilizar partes dos alimentos que normalmente seriam descartadas, como cascas e talos de vegetais, reduzindo o desperdício alimentar.

Um pequeno detalhe

Olha para o tamanho do robot de cozinha e analisa se dá para a família toda ou seja, alguns robôs são pequenos e podem não dar para cozinhar para uma família numerosa.

Mas, também, podes preparar pratos em grandes quantidades e congelar porções individuais. Poupas tempo e dinheiro, especialmente em dias movimentados.

Sustentabilidade e economia de poupança

Podes poupar com um robot de cozinha quando é o único que precisa de estar ligado à eletricidade.

Na cozinha tradicional precisavas de ter vários eletrodomésticos a trabalhar ao mesmo tempo.

Como deixa de ser necessário utilizar o fogão, não usas tanto gás e contribuis para uma menor emissão de dióxido de carbono.

Consumo de energia

O consumo de energia de um robot de cozinha varia de modelo para modelo e depende das funcionalidades específicas que têm disponíveis.

Geralmente, os robots de cozinha são preparados para serem eficientes em termos de energia, mas o consumo exato dependerá de fatores como potência do motor, tempo de funcionamento e as funções que utilizas.

Quando compras um robot de cozinha, considera:

Potência do Motor

Os robots de cozinha têm diferentes potências de motor. Cada função exige potências diferentes. Misturar massas densas ou picar ingredientes duros, podem consumir mais energia do que tarefas mais simples.

Tempo de Funcionamento

Quanto mais tempo o robot de cozinha estiver em funcionamento, maior será o consumo de energia. Preparar receitas mais complexas ou que requerem tempo de processamento prolongado pode aumentar o consumo.

Uso Eficiente

Planear as refeições minimiza o tempo de funcionamento do robot de cozinha, o que, por sua vez, pode reduzir o consumo de energia.

Comparação de Modelos

Ao escolher um robô de cozinha, compara os rótulos de eficiência energética, se disponíveis, para entender melhor o consumo de energia do modelo em questão.

É uma boa prática usar o aparelho de maneira eficiente, desligando-o quando não estiver em uso e escolhendo as configurações apropriadas para as tarefas que queres realizar.

Modelos de supermercados
Com o robot de cozinha deixas de ter mais do que uma panela. As receitas são mais controladas e sem confusões.

Poupar começa no planeamento das refeições

Quando utilizas o robot de cozinha, se planeares bem as refeições, usares ingredientes frescos e de qualidade e aproveitar ao máximo as funcionalidades do aparelho vais desfrutar de refeições deliciosas e económicas.

Preparação de Ingredientes

Utiliza o robot de cozinha para cortar, fatiar e picar ingredientes. Poupas tempo, mas também ajuda a evitar desperdícios, já que muitas vezes as partes dos alimentos que iam para o lixo podem ser usadas.

Preparação de Massas e Pão

Faz as tuas próprias massas de pão, massa de pizza e massas frescas em casa. Os ingredientes básicos são mais baratos do que comprares produtos prontos e, desta forma consegues controlar a qualidade dos ingredientes.

Preparação de Molhos e Sopas

Prepara molhos, sopas e cremes usando o robot de cozinha. Com ingredientes frescos, já não precisas de comprar produtos embalados, que muitas vezes são mais caros.

Bebidas e Smoothies

Prepara smoothies, sumos e bebidas saudáveis em casa. É mais económico do que comprar bebidas prontas em supermercados e pastelarias.

Iogurte Caseiro

Alguns robot de cozinha têm a funcionalidade de preparar iogurte caseiro. Além de ser mais económico do que comprar iogurte pronto, também permite que controles os ingredientes e sabores.

Preparação de Snacks

Gostas de snacks como barras de granola, biscoitos e chips de vegetais. Se fizeres utilizado o teu robot de cozinha, fazes em maior quantidade, dura para mais tempo e poupas dinheiro.

Resumo

Investir num robot de cozinha pode trazer uma poupança significativa na preparação das refeições. Além de proporcionar a versatilidade de criar uma ampla variedade de refeições, o robot de cozinha ajuda a poupar tempo valioso durante o quotidiano cada vez mais agitado.

A capacidade de substituir vários eletrodomésticos e a contribuição para a redução do desperdício e do consumo energético também são pontos positivos.

Embora haja um custo inicial associado à aquisição do aparelho, a análise do potencial de poupança a médio e longo prazo sugere que um robot de cozinha pode ser uma escolha vantajosa se procuras ser mais prático e eficiente na cozinha.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este website usa cookies para oferecer uma melhor experiência de utilizador. Ao usar este portal, aceita todas as cookies.

Estilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a dia