Red flags financeiras no dating: Swipe right ou swipe left?

Não se vive só de amor, principalmente quando o/a teu/tua parceiro/a teve comportamentos com os quais não concordavas ou deixavam-te magoado/a. Por isso, antes de começar uma relação tem em atenção a estas red flags em dating apps que te vou apresentar.

São 9 sinais que te vão proteger e à tua conta bancária.

O amor e as finanças entre um casal deve estar equilibrado e em sintonia. Quando conheces alguém é bom identificar as red flags financeiras no dating
O amor e as finanças entre um casal deve estar equilibrado e em sintonia. Quando conheces alguém é bom identificar as red flags financeiras no dating

Menu do artigo

As 9 red flags financeiras no dating apps: as tuas regras, o teu guia

Estás à procura de amor ou de arruinar a tua vida financeira?

Na minha experiência, identificar red flags em dating apps deve ser feito através de regras. Caso contrário, só vais tentar agradar e nem tens em consideração certos aspetos que podem levar-te a uma má relação.

As dating apps (Tinder, Bumble…) são na realidade meeting apps, porque vais  conhecer pessoas.

É a altura perfeita para observar se existe alguma red flag que te indica que antes de começar uma relação, já estás a cair numa armadilha financeira.

Tinder, Bumble, Match… tu escolhes

Agora não encontras o teu/tua namorado/namorada numa festa entre amigos, mas sim online.

E se o teu objetivo for mesmo encontrar a relação certa então vais subscrever uma destas apps. Pagar é uma forma de compromisso e uma vantagem porque tem certas vantagens em relação à versão gratuita.

A vantagem é que o ruído diminui e podes ser mais seletivo nas tuas escolhas através de filtros.no

Amor ou complicações financeiras no futuro?
Amor ou complicações financeiras no futuro?

Segue estas regras, reconhece as red flags em dating apps e deixa o amor entrar na tua vida:

1. Comportamento invasivo ou agressivo

Esta é claramente a regra número 1: não te envolvas com alguém que te envia mensagens excessivamente invasivas, utiliza linguagem agressiva ou desrespeitosa.

Estes são sinais claros de que deves evitar interagir com essa pessoa.

Imagina só o que é estares com uma pessoa que quer controlar o teu dinheiro ou como vives.

Não queres ter uma relação com alguém que te questiona constantemente porque vais ou não comprar determinada coisa.

2. Inconsistência nas histórias

Inconsistências nas histórias que a pessoa conta ou se as informações no perfil não coincidem com o que diz nas mensagens, é uma red flag importante.

A mentira é o primeiro passo para uma relação terminar.

Alguém que esteja financeiramente estável, mas ao longo dos anos tem acumulado dívidas, de um momento para o outro pode muda o seu estilo de vida. Isto é algo que te pode impactar.

3. Não fornece informações pessoais

Se a pessoa evita fornecer informações pessoais básicas ou fica desconfortável quando fazes perguntas simples sobre a sua vida, indica falta de transparência.

Perceber o estilo de vida de alguém é compreender como vivem financeiramente. Pode não te indicar que vive com os pais ou que vives numa casa arrendada.

Ou que de momento está desempregado/a.

4. Pede dinheiro

Não deves partilhar informações financeiras com pessoas que conheces online. Se alguém te pedir dinheiro ou informações financeiras, é uma red flag óbvia.

Se no começo de uma relação o/a teu/tua parceiro/a te pede dinheiro, podes antever vários problemas financeiros. Relembra, o caso de Simon Leviev que se envolvia com várias pessoas no Tinder e as manipulava a financiarem o seu estilo de vida.

5. Atitude desrespeitosa ou sexista

Comentários ou atitudes desrespeitosas em relação ao teu género, aparência ou qualquer outra característica pessoal são inaceitáveis e devem ser evitados.

As relações são e devem ser sobre respeito e confiança. Não podes deixar entrar na tua vida alguém que queira que mudes ou que desrespeite as tuas decisões financeiras.

6. Comportamento stalker ou controlador

Se a pessoa parece que está a controlar as tuas atividades online ou fica excessivamente interessada nos teus movimentos, é um sinal de comportamento controlador.

Ninguém deve controlar a tua vida, a não seres tu próprio/a.

Pessoas que mostram esta característica, podem tentar aceder ao teu histórico financeiro. O dinheiro de casal com conta conjunta pode ser difícil de utilizar, assim como fazer investimentos no futuro.

7. Ambos querem coisas diferentes

Quando estamos a conhecer alguém é importante questionar sobre o que pretendem e se a resposta não se alinhar com o que pretendes, então é porque, provavelmente não têm os mesmos objetivos.

Quando duas pessoas não estão alinhadas, terão dificuldades em tomar decisões conjuntas.

Por exemplo, comprar casa é um grande passo financeiro, mas o/a teu/tua parceiro/a pode querer permanecer numa casa arrendada.

8. É divertido, mas não é confiante

É tão bom quando encontramos a pessoa certa, com uma boa personalidade e muito divertida.

Mas e se não tiver orgulho da sua educação e do seu trabalho? E, inclusive, brincar sobre o assunto?

É bom quando é uma piada, o problema é se não tiver ambições profissionais e querer melhorar a sua vida. Uma das coisas mais importantes nas finanças pessoais é olhar a longo prazo.

9. Sem tema de conversa ou sempre a mesma conversa

Muitas vezes, não ter tema de conversa não significa que não partilhem hobbies ou passatempos, ou que as vossas personalidades sejam diferentes. Pode ser, simplesmente, porque não fizeram aquele “clique” e não têm vontade de falar.

A comunicação é essencial para qualquer casal, se esta não existir, nunca vão criar um plano juntos. A compreensão mútua e a colaboração ajuda a evitar problemas financeiros que possam prejudicar o relacionamento.

Confia nos teus instintos ao interagir com pessoas online e presencialmente. Se algo não parece certo ou se te sentes desconfortável, é melhor interromper a comunicação/terminar um relacionamento e proteger a tua segurança e bem-estar.

Começar uma relação com alguém que coloca constantemente entraves financeiros e que mostra diferenças nos hábitos de consumo é uma das principais causas de ansiedade e é algo que vais querer sempre evitar.

Conclusão

Ao olharmos para as medidas de segurança que as dating apps passam, conseguimos associar a problemas que possam surgir devido às finanças pessoais. Podes considerá-las como regras a seguir para prevenir conhecer pessoas que só te venham a prejudicar futuramente.

Antes de iniciar uma relação é importante que te lembres que uma relação não vive só de amor.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este website usa cookies para oferecer uma melhor experiência de utilizador. Ao usar este portal, aceita todas as cookies.

Dia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a dia