Gatilhos emocionais nas Finanças: Poupar VS Gastar

As emoções desempenham um papel central nas nossas decisões. Por isso, é essencial compreender quais são os gatilhos emocionais que influenciam as nossas escolhas financeiras, especialmente, no que diz respeito a poupar e a gastar dinheiro.

Daniel Kahneman, psicólogo e vencedor do Prémio Nobel da Economia em 2022, mostrou, mediante um estudo, que tomamos decisões financeiras baseadas 90% nas emoções e, apenas, 10% na lógica.

Conhece os gatilhos emocionais nas Finanças e controla as tuas emoções
Conhece os gatilhos emocionais nas Finanças e controla as tuas emoções

Menu do artigo

Consciência e reconhecimento

Muitas das nossas decisões são subconscientes e, às vezes, até irreconhecíveis ao ponto de nos questionarmos sobre o que nos levou a fazer determinada compra. Por exemplo, quando nos sentimos ansiosos, podemos ficar mais suscetíveis a gastar como uma forma de aliviar a pressão.

Estar ciente de como nos sentimos quando enfrentamos decisões financeiras permite-nos reconhecer padrões.

Um estudo de 2007, da Academy of Management Journal Study, mostrou que quem sabe reconhecer as suas emoções e controlá-las toma melhores decisões financeiras.

Da alegria à tristeza

A alegria de receber um bónus inesperado pode levar-nos a gastar impulsivamente. Da mesma forma, o medo do futuro pode incentivar-nos a poupar meticulosamente, muitas vezes, a custo do prazer imediato.

A tristeza, a ansiedade e até mesmo a preguiça podem levar-nos a gastar para procurar conforto ou escapar temporariamente dos desafios emocionais que enfrentamos.

Todas as emoções são temporárias, mas as decisões que tomamos não. Estas podem custar-nos a nossa saúde financeira.

Conhecermo-nos a nós próprios ajuda

Identificar os gatilhos emocionais parte muito de nos conhecermos. É preciso autoconhecimento, olhar para nós e para as nossas atitudes e comportamentos.

Qual a origem da minha felicidade e irritabilidade? O que faço quando sinto estas emoções?

Outra estratégia é desconstruir medos, como: Qual o porquê ter medo de transferir o crédito habitação, quando sei que vou poupar e que, a longo prazo, será melhor para a minha família?

Às vezes, pararmos e analisarmos bem o que estamos a sentir, assim como aquilo do qual já temos conhecimento, é o caminho para chegar à melhor decisão.

Constrói um mindset forte, sabe como aqui.

As nossas emoções vão da alegria à tristeza. Em que estado de espírito compras mais?
As nossas emoções vão da alegria à tristeza. Em que estado de espírito compras mais?

Os gatilhos podem levar à poupança

Quando experienciamos emoções positivas, como felicidade e gratidão, estas não nos levam só a gastar, pelo contrário, também fazem com que sejamos mais prudentes com as nossas Finanças. Porque pensamos na nossa família e no seu bem-estar.

A confiança nas nossas capacidades financeiras pode, muitas vezes, levar-nos a adotar uma abordagem mais conservadora relativamente aos gastos. Sentimentos de segurança e satisfação incentivam-nos a poupar para o futuro, a construir ou a reforçar o fundo de emergência.

Os gastos e as emoções

Por outro lado, emoções negativas, como tristeza, raiva e frustração, podem levar-nos a gastar de forma impulsiva como uma tentativa de preencher um vazio emocional.

Compras impulsivas estão, muitas vezes, ligadas à procura por conforto. O ato de gastar pode temporariamente aliviar estas emoções, criando uma falsa sensação de felicidade. No entanto, a felicidade é efémera e pode levar a um ciclo vicioso de compras sem sentido, contribuindo para problemas financeiros a longo prazo.

Equilibrar as emoções e as Finanças

Gerir as nossas emoções é importante para não gastar por impulso.

Aprender a diferenciar entre necessidades e desejos e aprender mais sobre Finanças Pessoais reduz a influência das emoções.

Conclusão

Os gatilhos emocionais desempenham um papel significativo na nossa relação com o dinheiro, moldando os nossos hábitos de poupança e gastos.

Ao reconhecer e compreender estes gatilhos emocionais, podes trabalhar para equilibrar as emoções e as Finanças, tomando decisões mais conscientes e alinhadas com os teus objetivos a longo prazo.

Ter educação financeira e desenvolver o controlo emocional é essencial para cultivar uma relação saudável e sustentável com o dinheiro, permitindo-nos viver uma vida financeiramente estável e emocionalmente gratificante.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este website usa cookies para oferecer uma melhor experiência de utilizador. Ao usar este portal, aceita todas as cookies.

Estilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de Vida